Categorias: Android Tutoriais

Faça root no Moto E

[dropcap font=”georgia”]A[/dropcap]motorola reergueu-se com ótima forma, seus novos aparelhos apresentam um custo beneficio muito superior a suas concorrentes, bom hardware, preço baixo e atualizações garantidas. Dessa forma sua conquista de mercado vem sendo inerente, primeiro a popularização do Moto G, as vantagens do Moto X e recentemente a excelência do Moto E.

Dentro dos dispositivos de entrada o Moto E é o único que vale a compra atualmente, estando na casa dos 490 reais, ele apresenta 1GB de RAM, um processador dual core da Qualcom que apresenta um desempenho excelente, Android quase puro e Gorila Glass.

No dia a dia o aparelho tem um ótimo desempenho, desde trabalhar com vários aplicativos até games mais pesados, o mesmo roda sem engasgos, sua bateria também vale o destaque, um dia inteiro mesmo com uso constante. Obviamente nem tudo são flores e o Moto E possui apenas 4 Gigas de armazenamento, estando 2GB livres, mesmo rodando jogos mais pesados sem problemas, sem espaço para instalar, não há como rodar. Porém ele tem entrada para Micro SD e podemos utilizar este para instalar todos os nossos apps, mesmo aqueles que não possuem função para serem destinados ao MicroSD. Essa matéria irá solucionar seus problemas, ela foi dividia em duas partes, Faça root no Moto E, passo importante e Ganhando espaço no Moto E, seguindo cada passo aqui detalhado você não terá problemas com o espaço de armazenamento de seu Moto E.

Antes de começarmos, vale salientar que o Linux Centro não se responsabiliza por problemas que possam ser ocasionados durante o processo, apesar de ser simples, erros são possíveis e o Linux Centro não se responsabiliza.

Antes de mais nada é necessário ter feito o desbloqueio do Bootloader, caso ainda não o tenha feito, clique aqui para ver o procedimento.

Instale o Fastboot em sua distribuição Linux, ele está disponivel nos repositórios, bastando acessar pela loja de aplicativos da mesma.

Efetuado o download do Super Su, coloque-o sem descompactar na raiz do cartão de memória de seu Moto E. Ainda no dispositivo vá em “Programador” e selecione “Depuração USB”. Caso seu dispositivo não exiba a opção “Programador”, vá em “Sobre o telefone” e clique 7 vezes em “Numero da Versão”, volte em configurações e lá estará o menu “Programador”.

Agora desligue seu telefone, com ele desligado segure o botão de desligar e o botão de diminuir o volume por 7 segundos e então solte. Surgindo a tela de recovery, conecte no usb de seu coputador e no terminal digite :

fastboot device

Surgindo uma numeração como resposta significa que seu dispositivo foi reconhecido, prossiga o tutorial.

Vá até a pasta onde baixou o recovery, por exemplo, caso tenha o deixado na pasta Downloads, digite no terminal :

cd /home/seuusuario/Downloads

Agora digite ainda no terminal :

fastboot flash recovery recovery.img

Algumas linhas de comando surgirão rapidamente, se a mensagem confirmou o procedimento como no da imagem de exemplo, vá até seu Moto E, com o botão de diminuir o volume, navegue até a opção “Recovery” e selecione com o botão de aumentar o volume.

O Telefone reiniciará e surgira a tela do Teamwin, escolha instalar, navegue até o arquivo zip que você deixou na raiz, clique sobre o mesmo e deslize o botão para confirmar a instalação. Ainda no Teamwin, volte a tela principal deste, só que agora selecione “Advanced” escolha “Partition SD” e defina um tamanho para a partição ext2 que será criada em seu cartão SD, recomendo no minimo 1GB, deslize o botão para confirmar e aguarde o término do procedimento, uma tela dizendo que o mesmo falhou surgirá,  ignore é um bug do Teamwin, na verdade o cartão já foi particionado, agora reinicie o sistema.

Seu aparelho já está roteado, como saber? Se o app de super usuário estiver instalado, então tudo está ok, na próxima matéria ensinaremos os passos restantes para aumentar o armazenamento do aparelho.

Disqus Comments Loading...
Compartilhar

Matérias Recentes

O primeiro notebook com GPU Quadro RTX 6000

SANTA CLARA, Calif., 5 de setembro de 2019 —A NVIDIA e a ASUS hoje anunciaram que as GPU Quadro RTX™ 6000 alimentarão o… Leia mais

3 semanas ago

Gears POP! – Vale a pena o jogo da Microsoft para Android e IOS?

Recentemente Xbox Game Studios, antiga Microsoft Studios, divisão de jogos da Microsoft, liberou o “Gears POP!” um game para Android… Leia mais

4 semanas ago

GCam – Use o Google Camera em seu Xiaomi Pocophone F1

A Google Câmera, ou GCam, como ficou conhecida é atualmente uma dos melhores aplicativos para câmeras do mercado. (mais…) Leia mais

1 mês ago

Vivaldi – Navegador chega a versão 2.7 com melhorias

Amanhã, 21 de agosto de 2019, uma quarta-feira, os usuários terão a sua disposição a versão 2.7 estável do navegador… Leia mais

1 mês ago

Firefox Preview – O novo navegador para Android

Alguns não sabem, mas a Mozilla tem em seu planejamento uma total reformulação do seu navegador para Android, para seguir… Leia mais

1 mês ago

2,8 bilhões em fraudes evitadas com avaliação de risco de e-mails

Para combater o crescimento do número de tentativas de fraudes online, que têm custado bilhões de dólares às companhias anualmente,… Leia mais

1 mês ago

Utilizamos de cookies e outras tecnologias, para personalizarmos os conteúdos e a publicidade, oferecermos os botões sociais e analisar o tráfego