Categorias: Download Linux

Lakka OS – Crie seu videogame retro

Lakka é uma pequena distribuição linux, com apenas um propósito, transformar seu dispositivo em um belíssimo emulador, capaz de rodar jogos do NES, Nintendo 64, Playstation 1, PSP, SNES, Game Boy, Nintendo DS e assim por diante.

O ambiente gráfico desenvolvido para o Lakka, lembra muito de perto o XBM do PS3.

A vantagem do Lakka é que além de ser otimizado para a emulação de jogos, o sistema possui uma interface própria muito próxima a do XMB do Playstation 3, o que faz com que em momento algum seja necessário o uso de teclados ou mouses, o sistema funcionará totalmente com o joystick que você escolher, inclusive ele identifica de forma automática controles do PS3, PS4, Xbox 360 e outros, obviamente resultado proveniente do Kernel Linux.

Além disso o sistema conta com uma infinidade de configurações voltadas unicamente para os jogos que serão emulados, é possível aplicar alguns controles de vídeo, fps, texturas e outros, tudo de um menu global, nada de ficar entrando em diferentes emuladores e os configurando independentemente, aqui tudo funcional globalmente e de forma extremamente intuitiva.

Como dito anteriormente, tudo é emulado de forma automática, tudo que você precisa fazer é ir ao ícone do videogame que você deseja emular e escolher o jogo na lista que segue abaixo do ícone, jogos estes que você pode colocar em um pendrive, cartão de memória ou no próprio HD do dispositivo que estiver usando. ( O Laka não vem com nenhum jogo pré-instalado).

Mas é necessário salientar, não pense que você sairá usando internet e instalando os mais diversos programas no Lakka, o sistema foi construído e pensado para funcionar exatamente como um videogame, portanto seu menu e suas funções são construídas exclusivamente para você ligar e já jogar, fazer diferente disso, faz perder sentido o uso do Lakka.

O Lakka possui suporte para uma infinidade de aparelhos, que vai desde o computador tradicional a Raspberry Pi, Odrodi – C1, WeTek Play, Banana Pi, CuBox-i e assim por diante. Com isso é possível de forma prática criar um pequeno videogame retro de baixíssimo custo, se tens uma CPU antiga em vossa casa, podes utilizar para esse propósito, se pretendes adquirir o equipamento irás gastar por volta de R$ 170 reais para adquirir um Raspberry Pi, por exemplo, e montar o seu videogame retro.

A instalação é simples, primeiro efetue o download do Lakka OS, para isso clique na opção de download no topo de matéria, você será direcionado para uma pasta com vários arquivos de imagem, escolha a respectiva ao dispositivo que você irá instalar o Lakka. Terminado o download, extrai o mesmo e você terá uma imagem de CD, o maior arquivo é o para PC que tem um tamanho de 306MB (141MB quando baixado).
Agora insira um pendrive em seu computador, abra um terminal e digite :

sudo dd if=Lakka-*.img of=/dev/sdX

Substitua o sdX pela identificação de seu pendrive, caso não saiba como está listado seu pendrive em vosso sistema, digite em vosso terminal :

ls -l /dev/sd*

Surgirá no terminal uma lista com todas as suas partições e discos removíveis que estão montados no sistema. Basta verificar a identificação do seu pendrive.

Terminado de efetuar a cópia do Lakka para seu pendrive, conecte o pendrive agora bootavel no computador ou no dispositivo que será o hospedeiro do Lakka.

Ligue o aparelho com o pendrive conectado, se for um RaspBerry já o deixe conectado em sua TV, pois você verá o splash do Laka e em alguns segundos o sistema estará pronto para uso. Se estiver a instalar em vosso computador antigo, deverás completar a instalação escolhendo “Quick Install” na tela que será exibida, como na imagem abaixo:

O sistema exibirá os discos disponíveis para instalação, escolha o desejado e aguarde a instalação. Quando o processo de instalação for terminado, retire o pendrive e reinicie o computador, o Laka estará pronto para uso.

Você pode manter quantos jogos desejar de cada plataforma, todos serão listados abaixo do ícone de seus respectivos consoles, tudo que você precisa fazer é colocar as rooms nas pastas com os nomes de seus consoles, pastas estas que já estarão criadas no sistema.

Já conhecia o Laka OS? Tem sugestões? Dúvidas? Utilize nossos comentários abaixo!

Lakka OS

Disqus Comments Loading...
Compartilhar

Matérias Recentes

O primeiro notebook com GPU Quadro RTX 6000

SANTA CLARA, Calif., 5 de setembro de 2019 —A NVIDIA e a ASUS hoje anunciaram que as GPU Quadro RTX™ 6000 alimentarão o… Leia mais

3 semanas ago

Gears POP! – Vale a pena o jogo da Microsoft para Android e IOS?

Recentemente Xbox Game Studios, antiga Microsoft Studios, divisão de jogos da Microsoft, liberou o “Gears POP!” um game para Android… Leia mais

4 semanas ago

GCam – Use o Google Camera em seu Xiaomi Pocophone F1

A Google Câmera, ou GCam, como ficou conhecida é atualmente uma dos melhores aplicativos para câmeras do mercado. (mais…) Leia mais

1 mês ago

Vivaldi – Navegador chega a versão 2.7 com melhorias

Amanhã, 21 de agosto de 2019, uma quarta-feira, os usuários terão a sua disposição a versão 2.7 estável do navegador… Leia mais

1 mês ago

Firefox Preview – O novo navegador para Android

Alguns não sabem, mas a Mozilla tem em seu planejamento uma total reformulação do seu navegador para Android, para seguir… Leia mais

1 mês ago

2,8 bilhões em fraudes evitadas com avaliação de risco de e-mails

Para combater o crescimento do número de tentativas de fraudes online, que têm custado bilhões de dólares às companhias anualmente,… Leia mais

1 mês ago

Utilizamos de cookies e outras tecnologias, para personalizarmos os conteúdos e a publicidade, oferecermos os botões sociais e analisar o tráfego