Categorias: Analise Produtos

Smart TV 4K LED 50” LG 50UK6520 – Vale a pena?

Final de ano, ascensão do 4K, podem existir muitos motivos para você estar pensando na troca de sua televisão, para ajudar nossos usuários, hoje vamos trazer a análise da Smart TV 4K LED 50” LG 50UK6520, será que compensa investir nesse aparelho?

Sistema operacional

Começaremos nossa análise com um dos pontos mais importantes em uma Smart TV, seu sistema operacional. A LG aposta fortemente no webOS, desenvolvido com base no Kernel Linux, este sistema foi evoluído pela LG a partir do sistema adquirido da Palm e HP, apesar de manter o mesmo nome, ele fora totalmente reconstruído para hoje ser o S.O utilizado nas TV’s da LG.

Sem medo de errar, podemos afirmar que o webOS é o melhor sistema atual para Smart TV’s, toda sua interface e funcionalidades foram pensadas para uma televisão, entregando ao usuário uma navegação agradável e extremamente bonita, além de menus e disposições que não afetam o que está sendo feito naquele momento, ou seja, com grande aposta no multitarefas.

O moderno Dock do WebOS com suas principais aplicações

A configuração inicial do webOS possui vários passos, dependendo do que você pretenda fazer, isso porque os necessários são apenas a escolha de idioma e fuso horário, outros passos como a conexão de internet, vínculo com box de TV por assinatura e até outros aparelhos, são opcionais, mas podem enriquecer sua experiência final.

O webOS é capaz de identificar sua operadora de TV e sugerir conteúdo e informações relevantes, além disso o sistema é capaz de integrar-se com outros aparelhos da LG para que você controle todos pelo controle inteligente da LG, aproveitando a inteligência artificial do sistema que é capaz de prever e sugerir ações que o usuário fará a seguir.

O multitarefas também é eficiente, aplicativos são mostrados em um moderno dock na parte inferior, o menu de configurações é exibido em bolhas na lateral, que não impactam na visibilidade do programa atual e permitem a maior parte das modificações imediatas. Trocar de um aplicativo para outro também é rápido e simples, obviamente aqui é um ponto que também existe a influência do hardware, porém a LG tem feito um bom trabalho ao garantir que suas Smart’s TV’s venham com o hardware adequado para o funcionamento de seu sistema, mesmo para os modelos mais básicos (em breve teremos a análise de um modelo mais simples).

Menu em bolhas, permite a alteração de configurações sem sair da programação

O ponto mais fraco do webOS quando comparado ao Android TV é a loja de aplicativos, o sistema da LG conta com os principais aplicativos e até alguns menos procurados, mas longe de ter a grande demanda de aplicativos disponíveis no Android TV, já que este beneficia-se de ser o sistema mobile mais utilizado no mundo e muitas vezes apenas reaproveitar um aplicativo mobile, fazendo um redimensionamento dele.

A loja de aplicativos e filmes do WebOS

Na prática o usuário de uma Smart TV da LG encontrará aplicativos como Netflix, Google Play Filmes, Youtube, Looke, Amazon Prime Video, Spotify, Globo Play, Facebook, Twitter e assim por diante. Em suma, as necessidades principais serão atendidas, agora se espera encontrar diversos jogos, gerenciadores de arquivos, players de música, o webOS pode não suprir sua demanda.

Chromecast já de fábrica

Dizer que a Smart TV 4K LED 50” LG 50UK6520 conta com um chromecast embutido é um modo de dizer, na verdade o equipamento conta com suporte a DLNA, disponibilizado sobre a função que a LG chama de Screen Share. Desta forma, você consegue conectar qualquer aplicativo que ofereça suporte ao Chromecast em sua televisão, sem precisar do dispositivo da Google, tudo que precisa fazer é alterar para o modo Screen Share. E o melhor é que mesmo que o aplicativo não possua suporte, você sempre pode espelhar a tela toda de seu smartphone.

HDR

Sim, este modelo da LG conta com o HDR10Pro, para quem não conhece, este é um método que busca alargar o alcance dinâmico entre cores mais claras e escuras de uma imagem, representando mais precisamente as tonalidades de uma imagem, disso vem seu nome High Dynamic Range ou grande alcance dinâmico, em tradução literal.

A função HDR funciona de forma incrível na Smart TV 4K LED 50” LG 50UK6520, sua tela de 50 polegadas, com resolução 4k e o HDR ativo, faz com que seja simplesmente incrível ficar olhando para a tela. O jogo God of War do PS4, nos fez querer jogar por mais tempo, a beleza dos cenários ficou ainda mais evidentes e realista.

O bacana é que o webOS mantém o HDR sempre “ativo”, na verdade ele é capaz de reconhecer quando algo está sendo enviado com suporte a esta tecnologia e avisa com uma pequena notificação que o conteúdo está sendo exibido em HDR.

4K ou UHD (Ultra High Definition)

A sensação do momento, além do HDR é a ultra resolução, ou mais conhecido como 4K e aqui não há muito o que dizer, a não ser que o aparelho conta com essa alta resolução, o que unido a sua qualidade de imagem faz com que as imagens sejam extremamente belas, principalmente quando temos o HDR ativado, como citado anteriormente.

Acabamento da Smart TV LG

A LG tem feito um trabalho bacana em seus últimos modelos, apostando em um visual minimalista, dando maior foco para a tela, as poucas bordas são elegantes e metalizadas.

Neste modelo o problema fica apenas para a posição das entradas, duas entradas HDMI e uma USB estão posicionadas na lateral, excelente posição seja para quem vai colocar na parede, painel ou manter no suporte de mesa. Porém as outras duas HDMI e a outra USB (Sim, ela conta com 4 entradas HDMI e 2 USB) estão posicionadas na parte traseira do televisor, junto com a componente vídeo, saída óptica digital e cabo de ethernet, considerando que este compartimento das entradas é quase ao nível do restante da traseira, tornou-se inviável utilizar as duas entradas HDMI com cabos tradicionais, o cabeçote destes cabos fizeram a TV ficar inclinada no painel. O resultado foi a necessidade de comprar dois cabos com o cabeçote do HDMI em L, para evitar esse cenário. Porém a entrada USB ainda ficou com seu uso prejudicada, sendo uma solução para não ficar puxando a TV do suporte, colocar um extensor USB.

Isso poderia ser algo facilmente resolvido ao colocar todas entradas na lateral, ao menos as de HDMI e USB, ou colocar algum tipo de extensor similar ao que a Samsung oferece em alguns de seus equipamentos.

Ao final a Smart TV 4K LED 50” LG 50UK6520 possui um excelente custo benefício, com um dos melhores sistemas operacionais para TV e contando com todos os recursos modernos e necessidades que poderá ter nos próximos anos, este é um modelo altamente recomendado. Você pode comprar clicando aqui.

Disqus Comments Loading...
Compartilhar

Matérias Recentes

Firefox Send – compartilhamento de arquivos criptografados

A Mozilla finalmente liberou para o público em geral a ferramenta Firefox Send, um serviço de compartilhamento em cloud, com… Read More

4 horas ago

McAfee para Android – Uma boa solução antivírus?

Algum tempo atrás testamos aqui o MIUI Security, agora chegou a vez de efetuarmos uma análise do McAfee para Android,… Read More

4 dias ago

Xiaomi pretende aumentar preço da linha MI

No último ano a Xiaomi tomou algumas decisões de mercado que não estavam totalmente explicadas, como separar a linha Redmi… Read More

5 dias ago

Google testa novo modelo de publicidade para jogos

A Google apresentou para os desenvolvedores uma nova ferramenta de monetização para jogos para Android, denominada de “Jogadores premiados”, ela… Read More

6 dias ago

Qual a melhor conta digital? Quais são realmente gratuitas?

As contas digitais vieram para ficar, podem ser abertas diretamente pelo smartphone, costumam ser mais baratas que contas bancárias convencionais… Read More

1 semana ago

Glovo – Aplicativo de entregas encerra operações no Brasil

O Glovo, serviço de multi entregas (Mercado, Farmácia, Compras, Restaurantes e assim por diante) sobre demanda e principal concorrente do… Read More

2 semanas ago