Action Launcher – Um Google Pixel altamente personalizável

Action Launcher é uma interface para Android que traz a experiência do Google Pixel para qualquer aparelho, mas repleto de configurações e opções adicionais.

São muitas as opções de interfaces para os dispositivos com Android, mas são poucas as que realmente oferecem uma total customização e ferramentas adicionais ao usuário, sem comprometer a experiência como um todo.

Provavelmente a solução que mais destacou-se dentro deste cenário é o Nova Launcher, porém o Action Launcher pode ser considerado um rival de peso e uma excelente opção para substituição.

O launcher possui uma versão gratuita com várias limitações e monetizado com publicidade, nós testamos a versão paga, que atualmente custa R$ 15 reais na Play Store e não só é livre de publicidade, como possui todos os recursos ativos.

View post on imgur.com

Na primeira utilização o usuário é convidado a fazer uma personalização inicial, escolhendo importar algumas configurações de outro launcher que já estivesse utilizando, optando por usar ou não a barra de busca do Google (podendo escolher se deseja essa abaixo do dock ou acima da tela) e se quer um ícone para abrir a gaveta de aplicativos, ou prefere apenas a ação por gesto (dedo de baixo para cima).

Essas são as configurações iniciais, porém conforme vai usando e configurando, o Action Launcher vai ensinando outras funcionalidades ao usuário, como a possibilidade de ter widgets escondidos como o menu de contexto de um aplicativo, ativar um efeito de zoom no ícone do aplicativo, desta forma quando aberto, o ícone vira um splash na tela.

São muitas as opções, na tela principal o usuário pode escolher ter um painel de aplicativos acionado com o gesto da esquerda para a direita, ou usar o Google Now nesta ação, tal qual o Google Pixel (porém para essa opção é necessário instalar um plugin do desenvolvedor que por motivos de conflitos com a política da Play Store, precisa ser baixado de fonte externa).

Falando em gestos, o Action Launcher oferece uma vasta quantidade de opções para gestos, são vários gestos pré-configurados que o usuário pode determinar que quando executado, acione uma ação, abra um aplicativo ou atalho.

Quanto a aplicativos e atalhos, a barra de busca da Google que pode ser colocada abaixo do dock, tem a possibilidade de receber ícones e atalhos adicionais. Você pode, por exemplo, adicionar dentro desta barra de busca um ícone para acionar diretamente o reconhecimento de músicas do Google Assistant, ou ter um atalho para chamar um aplicativo específico.

É possível habilitar uma função em que o Launcher toma cores automáticas com base no seu papel de parede, ou determinar as cores que você prefere, até mesmo o nível de transparência da gaveta de aplicativos e do dock, você pode determinar nas configurações.

São muitas as opções para quem gosta de personalizar ao máximo seu aplicativo, o mais bacana é que o Action Launcher permite você efetuar um backup de toda a sua configuração e salvar no Google Drive, para recuperar rapidamente o que fez ou até mesmo replicar em outro dispositivo.

Se você gosta da interface do Google Pixel, se procura um novo launcher para seu Android, se gosta de personalizar seu aparelho, vale a pena dar uma chance para o Action Launcher.

Disqus Comments Loading...
Compartilhar

Matérias Recentes

Kemp Technologies é selecionada parceira Dell EMC

A Kemp Technologies, anunciou sua validação como parceira Dell EMC. A Kemp vai acelerar a distribuição de implementações da plataforma… Leia mais

6 horas ago

Sensor biométrico da HID é o primeiro a ter todos os requisitos de segurança da Colombia

A HID Global divulgou que o modelo de sensor multiespectral Lumidigm® V421-NC-01, recebeu no início de 2019 a homologação do… Leia mais

13 horas ago

Mozilla apresenta novo logotipo e estratégia para o Firefox

A Mozilla tem planejado uma reestruturação completa para a marca Firefox, e quando falamos em marca é justamente porque não… Leia mais

1 dia ago

Tema escuro na MIUI Android? Conheça os melhores temas

Apesar da MIUI ainda não contar com um tema escuro nativo, sendo este um recurso previsto para a próxima versão… Leia mais

6 dias ago

A ascensão dos ciberataques: os cibercriminosos estão no controle?

A cada ano, o número de ciberataques aumenta. Só em 2018 registrou-se aumento de 217,5% nestes ataques, se não conseguirmos… Leia mais

1 semana ago

Como ter uma loja de aplicativos snap no Manjaro

Já ensinamos aqui no Linux Centro como habilitar o suporte dos pacotes snap no Manjaro e aumentar significamente o seu… Leia mais

1 semana ago

Utilizamos de cookies e outras tecnologias, para personalizarmos os conteúdos e a publicidade, oferecermos os botões sociais e analisar o tráfego