Android Tutoriais

Como alterar a resolução de tela do seu Android

Dispositivos Android com resoluções cada vez maiores já tornou-se algo comum quando a fabricante quer impressionar com números, não são poucos os aparelhos que possuem resolução Quad HD. E sobre esses números, temos uma discussão calorosa sobre a necessidade ou não dessas altas resoluções em smartphones, muitos usam como base de que a vista humana não enxerga acima do HD em uma distância de até 30 centímetros, enquanto outras fabricantes dizem que a melhora de imagem é clara.

Mas ao meio dessa discussão uma coisa é fato, telas com maiores resoluções consomem mais GPU, mais bateria, dessa forma se você tem um dispositivo Quad HD e não liga para toda essa qualidade de imagem e prefere reduzir para um Full HD com o fim de priorizar a duração de sua bateria, o Linux Centro vai ensinar os procedimentos.

A primeira coisa é ter o root em seu dispositivo Android, nós ensinamos aqui a fazer o root em diversos aparelhos e regularmente adicionamos outros na lista, você pode aqui.

Com seu aparelho rooteado, temos várias formas de reduzir a resolução de QuadHD para Full HD, vamos ensinar duas delas.

Usando um terminal em seu dispositivo

Instale o emulador de terminal, clicando no botão acima e com ele instalado, abra e digite o seguinte comando

su

Surgirá uma janela do seu gerenciador de root, perguntando se você deseja conceder os privilégios para o terminal, clique em permitir.

Agora você deve modificar primeiramente a densidade de pixels por polegada, para isso, use o seguinte comando:

wm density 401

e em seguida altere a resolução com o seguinte comando:

wm size 1080×1920

Pronto! Seu aparelho teve a resolução alterada e assim permanecerá, caso queira voltar para as configurações originais, abra novamente o terminal e digite os seguintes comandos:

wm density reset
wm size reset

Usando um aplicativo dedicado

Se você não quer usar um terminal e digitar comandos, pode usar um aplicativo gráfico que deixa as funções um pouco mais detalhadas, instale o Easy DPI Changer, clicando no botão aqui em cima.

Abra a aplicação e conceda a permissão de super usuário, o aplicativo fará uma verificação da possibilidade de executar os comandos e assim que confirmado, surgirá uma opção na tela “Go to application”, clique nela para ter a tela das configurações.

Agora basta digitar em “DPI Changer” o valor 401 e clicar em “Enter”.

Em “Resolution Changer” digite o valor “1080” na primeira linha e “1920” na segunda linha, clique em “Enter”.

As alterações são imediatas e permanecerão dessa forma até você clicar nos botões “Reset” de cada opção.

Quaisquer outras resoluções podem ser utilizadas aqui, as que informamos são de um FULL HD para um dispositivo de 5,5 polegadas, o que significa que manteve-se uma excelente qualidade de imagem e reduzimos o consumo de hardware, cabe a você avaliar o que melhor atende suas expectativas e aparelho.