Apps de armazenamento gratuito na cloud para seu Android - Linux Centro
armazenamento gratuito
Android

Apps de armazenamento gratuito na cloud para seu Android

Hoje, centralizamos um grande número de informações em nossos smartphones, são documentos, fotos, vídeos, músicas e muito mais presentes nestes pequenos aparelhos.

Ter uma solução para mantermos um backup seguro de todo o nosso conteúdo, e talvez até usar como forma de maximizar o espaço, pode ser uma excelente pedida. Existem muitas soluções de armazenamento em nuvem que oferecem boas quantias de espaço, gratuitamente para seus usuários, para o Android esse universo é bem vasto e hoje vamos indicar algumas boas opções.

Mi Cloud

mi cloud armazenamento gratuito

Essa solução é nativa e exclusiva para os usuários de dispositivos Xiaomi, funciona de forma similar ao ICloud da Apple, sendo um serviço em segundo plano que faz o backup de tudo para o usuário, data dos aplicativos (Configurações), personalizações no launcher, contatos, mensagens, favoritos e histórico do navegador, fotos, vídeos e assim por diante.

Seu funcionamento é integrado ao sistema e oferece inicialmente 6GB para todos, aqueles que queiram comprar mais espaço, podem o fazer por valores bem menores que os da concorrência, mas será necessário um cartão internacional, já que a moeda usada é o Yuan.

Yandex Disk

yandex disk armazenamento cloud gratuito

Esse já está disponível para todos, sendo operado pela Google Russa, o Yandex Disk oferece até 44GB de armazenamento gratuito e espaço ilimitado para fotos e vídeos no upload automático.

Sua interface está em inglês, mas é de fácil entendimento e uma das mais agradáveis, totalmente desenhada sobre o Material Design.

Pelo aplicativo é possível subir qualquer tipo de arquivo, controlar e acessar todos os que estão na cloud, compartilhar conteúdo, criar álbuns para as fotos e até subir arquivos que estejam em outras clouds, como Google Fotos ou Google Drive. O serviço ainda ganha pontos por oferecer ferramentas de sincronização para Linux, Windows e Mac.

Box

box cloud armazenamento gratuito

O Box é um dos mais antigos serviços de armazenamento, no entanto nunca tornou-se um dos mais populares, devido suas limitações no plano gratuito e seu maior foco no uso corporativo.

Seu aplicativo para Android garante aos usuários, 10GB gratuitamente de armazenamento, no entanto, no plano gratuito não existe qualquer sincronia automática, nem mesmo para fotos, ao invés disso, apenas o upload manual é possível.

O aplicativo é bem fluído e desenvolvido sobre o Material Design, para quem deseja ter um local para enviar arquivos e os manter seguros, pode ser uma interessante opção.

SkyCloud

skycloud armazenamento gratuito

O serviço promete 500TB para seus clientes no plano gratuito, sem qualquer tempo para expirar os arquivos, na verdade, a plataforma não vende o espaço em armazenamento (Por isso o oferece em tão grande quantidade), mas sim a comercialização de seus recursos.

No plano gratuito o usuário tem direito a efetuar upload apenas pelo aplicativo de forma manual, sendo liberado apenas o upload automático de fotos. A função de sincronização de todo o conteúdo de seu dispositivo ou mesmo a utilização da função backup, está disponível apenas para os usuários pagantes.

A interface web disponível, também permite apenas a visualização dos arquivos no plano gratuito, quem optar por um plano pago, tem a possibilidade de subir para sua cloud, arquivos diretamente do computador.

As vantagens do SkyCloud ficam para sua alta capacidade de armazenamento e baixo preço do plano pago, por $ 7.90 ao ano ( algo em torno de 27 reais), o usuário garante todas as funcionalidades e utiliza os seus 500TB com melhores recursos, na maioria dos serviços, 100GB custa em torno de R$ 30 reais por mês, o que faz o preço ser altamente atrativo.

Porém a plataforma peca consideravelmente em seu visual, todo o layout e design do aplicativo e também da plataforma web passam a impressão de amadorismo em sua construção, até mesmo ao vermos erros de chamada de script PHP hospedado no GitHub estourando na tela ao criarmos uma conta.

Degoo

degoo armazenamento gratuito

O plano gratuito do Degoo inicia-se em 100GB, mas é possível aumentar esse espaço para até 500GB indicando amigos e assistindo vídeos publicitários.

O aplicativo é capaz de efetuar o upload automático de fotos, vídeos, músicas e documentos, manualmente você pode enviar qualquer tipo de arquivo.

A interface é de fácil entendimento, está sobre o Material Design e totalmente em português. Quem estiver interessado em pagar um plano premium, conseguirá aumentar para 2TB o espaço de armazenamento e receberá funções como o cofre criptografado, local da cloud onde os arquivos são mantidos criptografados com uma senha independente, assim como o maximizador de armazenamento que faz o upload de todas as suas imagens e depois reduz a qualidade das fotos locais, mantendo a capacidade de visualização em telas pequenas, mas diminuindo o espaço consumido.

O Degoo ainda conta com uma ferramenta de backup para Windows e Mac, que por sua vez conta com uma opção de uso de CPU em troca de mais espaço, optando por ceder o direito do aplicativo usar sua CPU para mineração de criptomoeda, eles adicionam espaço de armazenamento a sua conta.

IDrive

idrive armazenamento gratuito

O plano gratuito inicia-se com 5GB, sendo possível aumentar para até 10GB com algumas ações dentro do aplicativo.

Os usuários contam com a capacidade de efetuar sincronização automática de mensagens, contatos, fotos, vídeos, músicas e documentos, além de enviar arquivos manualmente para o serviço.

A interface do IDrive está longe de ser bonita ou organizada, apesar do aplicativo ter migrado para o Material Design, muitas vezes nos deparamos com telas (como as do backup) que parecem apenas ter sido linkadas da versão de anos atrás para dentro da nova casca.

O serviço ainda oferece uma interface web para gerenciamento de arquivos e possibilidade de upload, conta com uma versão para Windows e Mac e um shell script para Linux, focado em realizar backups automatizados da máquina.

Mediafire

mediafire armazenamento gratuito

O Mediafire, um dos mais antigos do ramo, oferece atualmente 10GB gratuitos para novos usuários e seu aplicativo móvel conta com suporte a upload automático de fotos, além da possibilidade de upload manual de qualquer tipo de arquivo, desde que tenha até 4GB.

Visualmente o aplicativo do Mediafire é simples e longe de ser belo, uma tela exibe seus diretórios e arquivos e o menu no topo, as opções de configuração, nada de Material Design aqui.

A interface web é completa, oferecendo total gerenciamento de arquivos e possibilidade de upload de novos, infelizmente a plataforma não conta com qualquer outra ferramenta que não seja a para Android e Web.

Minhateca

minhateca armazenamento gratuito

Esse serviço já passou por alguns trancos e barrancos, teve seus irmãos encerrados, mas manteve-se no mercado e continua oferecendo armazenamento ilimitado, sem qualquer existência de plano premium. Sim, o Minhateca funciona totalmente a base de publicidade, seja no aplicativo para Android ou em sua interface web.

Em seu aplicativo, a funcionalidade de upload automático de fotos e vídeos está presente, esses arquivos são enviados para uma pasta protegida por senha, visto que o Minhateca funciona antes de mais nada como uma rede social de compartilhamento de arquivos, portanto, por padrão, tudo que é feito o upload, fica acessível e visível a todos por meio das buscas, com exceção das pastas protegidas por senha que ficam bloqueadas ou da privada, que nem mesmo é exibida para outro que não seja seu usuário proprietário.

O aplicativo oferece ainda possibilidade de upload de qualquer tipo de arquivo, assim como o download de arquivos compartilhados na plataforma, sua interface feita em Material Design é bem organizada e de fácil entendimento. A interface web também é de fácil aprendizado e o Minhateca ainda conta com uma versão para Windows e que funciona eficientemente no Linux pelo Wine, essa aplicação serve para enviar uma grande quantidade de arquivos de uma única vez, podendo efetuar pausas ao longo do processo.

Bônus – OneSync

Essa aplicação é desenvolvida pela MetaCtrl, portanto, não é um aplicativo oficial, mas permite que você sincronize de forma automatizada qualquer diretório de seu smartphone para o OneDrive da Microsoft, até mesmo todo o seu dispositivo pode ser sincronizado com ele.

A ferramenta conta com muitas opções e é uma das melhores pedidas do gênero, principalmente se você quiser aproveitar o 1TB de espaço oferecido pela Microsoft na assinatura do Office 360. A mesma empresa ainda conta com uma similar para o Google Drive, Mega e Dropbox, possibilitando que você envie todo ou qualquer conteúdo para essas clouds, de forma sincronizada.