B2GDroid - O Launcher que transforma o Android no Firefox OS - Linux Centro
Android Aplicativos Launcher

B2GDroid – O Launcher que transforma o Android no Firefox OS


A Mozilla liberou, ainda que informalmente, um launcher para Android que tem a premissa de levar a interface do Firefox OS para os dispositivos do robozinho.

O aplicativo em desenvolvimento e ainda sem um nome acertado, visto como Fennec fabrice, mas apelidado até o momento de B2GDroid, é uma adaptação direta do Gaia, o ambiente gráfico do Firefox OS.

Praticamente tudo que encontramos graficamente no Firefox OS, encontramos ao instalarmos o B2GDroid, aplicativos, home, tela de configurações, pesquisas e a central de aplicativos, obviamente.

No entanto a uma maior gama de decepções do que de vantagens no B2GDroid, primeiramente porque o desempenho do aplicativo é sofrível, mesmo quando testado em um Nexus 5, onde o Android e todas as aplicações disponíveis para o robozinho fluem com total qualidade, o B2GDroid consegue mostrar-se lento, travado e com constantes quebras que nos levam a tela de relatórios da Mozilla. Bem isso é algo até esperado já que trata-se de uma aplicação em fases de teste, no entanto o desempenho está realmente precário, mesmo para quem deseja apenas testar.

Agora a portabilidade também não ocorre da melhor maneira, o aplicativo procura levar até mesmo a barra de navegação e notificações do próprio Firefox OS, para isso ele opta por rodar em tela cheia no Android, ao invés de aproveitar os botoes virtuais do sistema hospedeiro. Assim é normal que acidentalmente acionemos as barras ocultas do Android e acabamos por gerar uma dificuldade no uso, afinal os botões deste não estão “casados” com o B2GDroid.

Mas tirando todos esses detalhes, ainda temos a questão da vantagem de usar a interface do Firefox OS, sinceramente este que vos escreveu não achou nenhuma. Piora o cenário para quem já usa o Lollipop, o Android hoje encontra-se em uma fase muito madura, com ótima estabilidade e principalmente excelente visual, e o launcher do Firefox OS ainda precisa de muita evolução quanto a este quesito. Claro que isso pode ser separado apenas por uma questão de gosto, mas dificilmente acredito que alguém trocaria os atuais launchers do Android por este da Mozilla.

Por final, uma das características do launcher é permitir a instalação dos apps do Firefox OS no Android, mas sinceramente é mais fácil os usuários do Firefox OS desejarem alternativas de utilizarem aplicações do Android em seus aparelhos do que o cenário inverso. As aplicações do Firefox OS, em grande parte, resumem-se a atalhos para as páginas web destes (funcionando em tela cheia) dessa forma perdemos uma quantidade infindável de funções e ficamos presos as opções que o site mobile do serviço oferece. Sinceramente a idéia de ter aplicações HTML 5 no sistema mobile não foi compreendida pela maioria dos desenvolvedores, a idéia da Mozilla era ter no seu sistema mobile o que a Google tem hoje em seu navegador, o Chrome, temos aplicações HTML 5 que funcionam no Chrome como aplicações completas, aproveitando-se do sistema de notificações e funçoes do Chrome. Ao invés de termos esse tipo de integração com o Firefox OS, os desenvolvedores em peso, optaram por disponibilizar um link para suas paginas mobiles.

Desejo muito o crescimento do Firefox OS, assim como o do ubuntu Touch, mas seria insensato deixar esse desejo sobrevalecer a verdade e a verdade é que o Firefox OS ainda precisa de um melhor refinamento e que o seu launcher para Android, não convence e não cumpre seu principal papel, que seria conquistar os usuários do Android e levar para a plataforma da Mozilla. Conforme essa aplicação evoluir, faremos um novo review.

Imagens

Please follow and like us:
RSS
Follow by Email
Facebook
Facebook
Twitter
YouTube
YouTube