Clauncher – Seu Android simples e bonito

Clauncher é mais um dos inúmeros aplicativos que entregam um “ambiente gráfico” diferenciado para seu dispositivo mobile, a opção mantida e desenvolvida pela mesma equipe do Dolphin Browser, apoia-se em simplicidade e eficiência como diferencial.

A primeiro momento o Clauncher é uma daquelas opções que agrada visualmente, apostando em um visual mais colorido, um padrão de ícones arredondados com mascaramento (Fazendo com que ícones de aplicações não suportadas, fiquem no mesmo estilo do tema), seus efeitos e ferramentas extras, fazem com que você queira usar o launcher.

Apostando em algo similar ao que era visto alguns anos atrás, o Clauncher mantem a simplicidade de área de trabalho e gaveta de aplicativos com paginação. Um ícone de configuração é posto na área de trabalho, entregando um visual rápido e muito agradável as principais configurações do sistema, tais como brilho, gps e wifi, obviamente isso pode ser facilmente acessado na barra de status, mas a visão dada pelo Clauncher é agradável e também proporciona acesso as configurações do launcher.

Como configurações extras, o Clauncher oferece uma barra de busca que pode ser mantida nas notificações, recomendação de aplicativos, badges de notificação, bloqueio de tela com dois toques e alguns por menores.

Na tela ainda é colocado um ícone para troca aleatória de papel de parede, buscado no acervo online do launcher e na terceira tela, são criadas pastas automaticas, onde as aplicações são categorizadas no momento da instalação, sendo possível alterar, adicionar pastas e aplicações a qualquer momento.

Mas conforme utilizamos, sentimos falta de recursos comuns na maioria dos launchers atuais, sendo a principal uma barra de busca, o Clauncher não tem qualquer sistema de busca por aplicações, a barra que existe na tela principal leva para um navegador embutido no launcher e faz buscas na internet, para achar as aplicações é necessário correr tela por tela, atrás do ícone. Em um tempo em que temos aparelhos com memórias superiores a 64GB e usamos mais de uma centena de aplicações, é extremamente pouco produtivo não ter um sistema de busca por aplicações.

Mas infelizmente, não para por ai, o Clauncher não proporciona suporte a pacote de ícones de terceiro, apesar de vender-se como altamente personalizável, ele restringe o usuário a sua loja de tema, onde os ícones dispostos são escassos, muitas vezes simplórios ou atendem apenas uma dezena de aplicações principais, como calculadora, navegador, playstore e assim por diante.

Para quem não sente falta desses recursos citados nos dois parágrafos acima, o Clauncher além de bonito, oferece alguns recursos extras interessantes, como um sistema de ocultação de aplicações com senha e um bloqueio de tela próprio, com informação de clima.

Seu consumo de memória também é baixo e o de bateria não causa impacto na utilização, não fugindo do padrão de tais aplicações.

Para baixar o Clauncher, clique no botão que está no topo dessa matéria, caso ainda não tenha a Linux Centro Store, será solicitada a instalação de nossa loja, antes do launcher.