Destravando o bootloader do Asus Zenfone 5 - Linux Centro
Asus Zenfone 5
Android Tutoriais

Destravando o bootloader do Asus Zenfone 5

Se você tem um Zenfone 5 pode ter chego o momento em que você quer atualizar seu telefone, mas sem o suporte oficial da Asus, precisas usar uma custom rom, até já mostramos aqui algumas custom roms com Android 8 Oreo para o aparelho. Mas antes de poder efetuar qualquer procedimento, seja instalar uma custom rom ou simplesmente ter o acesso root para determinada atividade, você precisa ter o bootloader destravado.

Nesta matéria ensinaremos como destravar o bootloader do Asus Zenfone 5, mas antes de proceder tenha em mente que o Linux Centro ou o autor desta matéria não podem ou devem ser responsabilizados por quaisquer danos que possam ocorrer em seu dispositivo, desta maneira tenha certeza do que estás fazendo, procure entender e seguir corretamente os passos caso opte por realizá-los e se tiver com grandes dificuldades, procure alguém para auxiliá-lo.

A primeira coisa a ser feita é baixar o pacote de arquivos que usaremos, sim, infelizmente para destravar o bootloader do Zenfone 5, é necessário substituir alguns arquivos de sistema através do fastboot. Baixe o pacote zip clicando aqui e descompacte em qualquer área de se computador.

Antes de iniciar você precisa ter o fastboot instalado em seu sistema, as distribuições Linux já contam com essa importante ferramenta em seus repositórios, basta localizar na central de programas

Em seu smartphone, vá até Configurações > Programador e selecione “Depuração USB” (Caso não exista a opção “programador” para você, vá até “Sobre o Telefone” e em “Número da Versão” clique 7 vezes para que seja liberado o menu “Programador”).

Agora conecte seu aparelho na entrada USB, abra o diretório que você descompactou do arquivo baixado, cujo nome é o “Bootloader Zenfone 5” e em uma área em branco da pasta, clique com o botão direito e escolha “Abrir terminal aqui”.

Execute o seguinte comando:

sudo adb devices

Se estiver tudo correto, o terminal exibirá um código para você, caso fique na mensagem “Wait device”, retire do USB e volte a tentar. Caso não estejas usando uma distribuição Linux para esse tutorial, lembre-se que o Windows exige a instalação de drivers para o aparelho, os quais devem ser baixado do site da fabricante.

Ainda no terminal, execute o seguinte comando:

sudo adb reboot bootloader

Quando seu telefone tiver reiniciado em uma tela preta com diversas informações na tela e um robô deitado, execute o seguinte comando no terminal:

fastboot flash fastboot fastboot.img

Quando você receber a mensagem de finalizado com sucesso, execute o próximo:

fastboot reboot-bootloader

Seu aparelho será reiniciado novamente na tela preta anterior, agora execute os seguintes comandos, sempre esperando a mensagem de finalizado com sucesso, antes de ir para o outro:

fastboot flash dnx dnx_fwr_ctp_a500cg.bin
fastboot flash ifwi if.bin
fastboot reboot-bootloader

Depois de um novo reinício, volte a fazer o mesmo procedimento, agora com os seguintes comandos:

fastboot flash dnx dnx_fwr_ctp_a500cg.bin
fastboot flash ifwi ifwi_ctp_a500cg_unlock.bin
fastboot reboot

Pronto! O bootloader de seu Asus Zenfone 5 já está desbloqueado e você está pronto para adentrar o mundo do root e das custom roms.

Please follow and like us:
RSS
Facebook
Facebook
Twitter
YouTube