Categorias: Android Tutoriais

Faça Root no Moto X 2013

Se você é dono de um Moto X 2013 e deseja efetuar o root em seu aparelho, este tutorial irá guia-lo de forma prática durante o procedimento.

O Moto X é o primeiro top de linha da linha Moto da Motorola, lançado em 2013, o aparelho causou um alvoroço ao oferecer um Android bem otimizado, unido com recursos de voz e o hoje conhecido como Live Display, unidos a um preço extremamente competitivo. Apesar da Motorola já estar caminhando para o lançamento do Moto X 2015, muitos ainda são os donos do Moto X 2013, primeiro porque o aparelho apresenta excelente desempenho, sendo capaz de rodar sem maiores problemas todos os atuais games e aplicativos da Play Store, segundo porque o suporte da Motorola continua a manter este aparelho atualizado e hoje o mesmo já encontra-se na versão Lollipop.

Antes de começarmos, vale salientar que o Linux Centro não se responsabiliza por problemas que possam ser ocasionados durante o processo.

Para o root é necessário ter feito o desbloqueio do Bootloader, caso ainda não o tenha feito, clique aqui para ver o procedimento.

Instale o Fastboot em sua distribuição Linux, ele está disponivel nos repositórios, bastando acessar pela loja de aplicativos da mesma.

Efetuado o download do Super Su, coloque-o sem descompactar na raiz do cartão de seu Moto X. Ainda no dispositivo vá em “Programador” e selecione “Depuração USB”. Caso seu dispositivo não exiba a opção “Programador”, vá em “Sobre o telefone” e clique 7 vezes em “Numero da Versão”, volte em configurações e lá estará o menu “Programador”.

Agora desligue seu telefone, com ele desligado segure o botão de desligar e o botão de diminuir o volume por 7 segundos e então solte. Surgindo a tela de recovery, conecte no usb de seu coputador e no terminal digite :

fastboot device

Surgindo uma numeração como resposta significa que seu dispositivo foi reconhecido, prossiga o tutorial.

Vá até a pasta onde baixou o recovery, por exemplo, caso tenha o deixado na pasta Downloads, digite no terminal :

cd /home/seuusuario/Downloads

Agora digite ainda no terminal :

fastboot flash recovery recovery.img

Algumas linhas de comando surgirão rapidamente, se a mensagem confirmou o procedimento como no da imagem de exemplo, vá até seu Moto X, com o botão de diminuir o volume, navegue até a opção “Reboot” e selecione com o botão de aumentar o volume.

O Telefone reiniciará e surgira a tela do Teamwin, escolha instalar, navegue até o arquivo zip que você deixou na raiz, clique sobre o mesmo e deslize o botão para confirmar a instalação. Ainda no Teamwin, volte a tela principal deste, só que agora selecione “Advanced” escolha “Partition SD” e defina um tamanho para a partição ext2 que será criada em seu cartão SD, recomendo no minimo 1GB, deslize o botão para confirmar e aguarde o término do procedimento, uma tela dizendo que o mesmo falhou surgirá, ignore é um bug do Teamwin, na verdade o cartão já foi particionado, agora reinicie o sistema.

Seu aparelho já está roteado, como saber? Se o app de super usuário estiver instalado, então tudo está ok, e você já pode utilizar de recursos que necessitem do root, como por exemplo o Xposed que ensinamos a instalar no Android Lolllipop nesta matéria.

Disqus Comments Loading...
Compartilhar

Matérias Recentes

NoScript – Extensão focada em segurança chega ao Google Chrome

Após 14 anos de existência no Mozilla Firefox, hoje a extensão NoScript está finalmente disponível para o Google Chrome e… Read More

1 hora ago

Collabora traz solução para rodar apps Android em distros Linux

Já surgiram ao longo dos últimos anos, algumas tentativas de levar as aplicações do Android para as distribuições Linux, tais… Read More

3 dias ago

5 ideias de negócios home office

Ter a possibilidade de criar um blog, um site, ou um canal de vídeos (ou tudo isso junto) e ainda… Read More

4 dias ago

Samsung encerra linha Galaxy J e leva os de entrada para a linha A

Ao longo de muitos modelos e lançamentos, a Samsung tinha mantido nos últimos anos uma organização para seus smartphones que… Read More

5 dias ago

Como usar o Box.com em sua distro Linux

Entre usuários finais, os serviços de armazenamento em cloud mais conhecidos e comentados são o Google Drive, OneDrive e Dropbox.… Read More

7 dias ago

Como instalar Flatpak na loja do Ubuntu

A Canonical optou já faz algum tempo, por utilizar a Gnome Software, como sua loja de aplicativos. No entanto, ela… Read More

2 semanas ago