Fella for Facebook - Uma ótima experiência na rede social - Linux Centro
fella
Android Aplicativos

Fella for Facebook – Uma ótima experiência na rede social

O Facebook pode ser a maior rede social, no entanto algo é válido de afirmar-se, muito peca-se em seu aplicativo, seja para qual sistema mobile for, o aplicativo costuma ser um vilão no consumo de bateria, armazenamento e para aparelhos de baixo desempenho, pode ser uma grande âncora no desempenho.

O Facebook até lançou uma versão mais “leve” de seu aplicativo, o Facebook Lite, nascido de sua versão java para a época dos dumbphones, o aplicativo esforça-se para consumir menos recursos, em compensação peca consideravelmente na interface.

No meio desse cenário, existem opções não oficiais que propõem-se a oferecer uma experiência mais leve e diferente no uso de sua rede social, é o caso do Fella.

Esse aplicativo utiliza da versão web do Facebook para incrementar algumas funcionalidades e oferecer uma agradável experiência.

 Fella for Facebook: captura de tela

Sua interface é a mesma vista ao abrir o facebook pelo navegador de seu celular, no entanto o aplicativo faz um injection css dando uma repaginada no visual da rede social, deixando muito mais agradável do que o visual original e até mais apelativo visualmente que o app oficial.

Um sistema de cores está presente, permitindo que o usuário personalize sua experiência, dando uma cor a sua escolha para o Facebook, essa mudança de cor pode ser aplicada apenas no contorno, mantendo o card das postagens em branco, ou aplicar a cor em toda a interface, incluindo os cards.

Além disso é possível adicionar texturas personalizadas na parte superior do aplicativo e até mesmo oculta-la, deixando os ícones de controle do Facebook como único menu visível. Por falar nisso, essa barra de tarefas do Face pode ser colocada no rodapé do app, ao invés de seu topo, basta o usuário selecionar essa opção.

A Navegação entre feed, notificações, contatos, mensagens e busca pode ser feita com um arrastar de dedo, simplesmente puxando a tela ao lado você navega entre essas seções do facebook. E sim, o Messenger está presente aqui, para quem não quer ter que usar o aplicativo de mensagens do face.

Várias outras opções estão disponíveis, enriquecendo a experiência, com o Fella o usuário pode escolher qual é a página principal do Facebook, ao invés de ver obrigatoriamente o feed de noticias ao abrir o app, pode optar por não carregar imagens para diminuir o consumo de dados, mudar fonte e até bloquear anúncios.

Sem dúvidas o Fella oferece uma ótima experiência para utilização do Facebook, apenas fazendo alguns incrementos na interface web da rede social, dessa forma o aplicativo é uma excelente opção para quem procura uma opção mais leve do app do facebook ou não gosta do que é proposto no aplicativo oficial.