Firefox Preview – O novo navegador para Android

Alguns não sabem, mas a Mozilla tem em seu planejamento uma total reformulação do seu navegador para Android, para seguir esse objetivo o atual Firefox para Android está congelado, recebendo apenas correções de segurança e bugs, enquanto todas as novidades e evoluções para a sua versão mobile são aplicadas no Firefox Preview.

Agora chegou a hora do Linux Centro revisar junto com vocês como encontra-se o atual projeto e quais os diferenciais que encontramos na futura nova versão do Firefox para Android.

A primeira e talvez principal mudança visual encontrada no navegador está logo em sua abertura, agora a tela inicial exibe o grande logo do Firefox, junto a uma barra de buscas do Google e suas abas abertas em forma de card, além de um campo abaixo para suas coleções, vamos destrinchar todas essas funcionalidades a seguir.

Tela inicial e de gerenciamento do Firefox Preview

Essa home do Firefox não é somente seu ponto de partida, mas o local de gerenciamento de todas as suas atividades no browser, abrir um novo site ou fazer uma nova pesquisa não mais torna-se necessário clicar em abrir uma nova aba, a barra de busca funciona como uma omnibox e faz todo este serviço, já jogando o usuário para uma aba nova.

Aquela tradicional visão de abas abertas em uma janela separada, vista em praticamente todos os navegadores mobile, aqui foi abandonada e suas abas em uso estão agrupadas na tela de gerenciamento. Nada de preview das abas, com o objetivo de ser leve e rápido, a Mozilla adotou o visual de exibir apenas o logo, nome da página e título.

Mas a função mais agradável no meio desta tela é a possibilidade de compartilhar suas abas abertas, você pode enviá-las para outro dispositivo com Firefox e até por um mensageiro como Telegram ou WhatsApp, nestes casos, o Firefox enviará os links de cada uma das abas que estão abertas.

Coleções

A função “Coleções” é um agradável agrupamento de suas abas, você é capaz de selecionar diferentes abas abertas, dar um nome e elas ficaram todas sobre seu guarda-chuva, para quem utiliza muitas abas ao mesmo tempo, ou até mesmo quer agrupar diferentes sites para uso posterior, a função é excelente e até facilita o compartilhamento, uma vez que traz o botão de share bem as claras para o usuário.

As coleções do Firefox Preview

Temas no Firefox Preview

O Firefox Preview conta com 2 temas, sendo o dark para aqueles que preferem o modo escuro e o padrão denominado de light e seguindo as atuais diretrizes do Material da Google.

Tela de configurações do Firefox Preview

Desempenho, configurações e extensões

O Firefox Preview já conta com integração ao Firefox Sync, tornando-o capaz de salvar na cloud e sincronizar seus favoritos, abas e senhas.

Porém na questão de extensões, ao contrário da versão Legacy, o Preview ainda não conta com suporte as extensões e, portanto, não é possível instalar adicionais vindos da loja da Mozilla.

Por fim, mas não menos importante, o desempenho do Firefox Preview vem mostrando-se exemplar, com capacidade de abrir sites em poucos segundos e não apresentando um sobre carregamento ao ter-se várias abas abertas.

O que realmente sentimos falta foi da capacidade de recarregarmos uma página, arrastando a tela para baixo, esse gesto é extremamente funcional em smartphones, mas não é encontrado no Firefox Preview.

Barra de endereços na parte inferior da tela

Apesar deste ter adotado a barra de endereço e menu na parte inferior da tela, o gesto de recarregamento ainda é mais produtivo do que dois cliques na parte inferior da tela.

Se você quiser participar do desenvolvimento do Firefox Preview, clique aqui para baixá-lo em seu dispositivo Android e depois basta adicionar suas sugestões, feedbacks e solicitações no fórum do navegador.

Disqus Comments Loading...
Compartilhar

Matérias Recentes

O primeiro notebook com GPU Quadro RTX 6000

SANTA CLARA, Calif., 5 de setembro de 2019 —A NVIDIA e a ASUS hoje anunciaram que as GPU Quadro RTX™ 6000 alimentarão o… Leia mais

8 minutos ago

Gears POP! – Vale a pena o jogo da Microsoft para Android e IOS?

Recentemente Xbox Game Studios, antiga Microsoft Studios, divisão de jogos da Microsoft, liberou o “Gears POP!” um game para Android… Leia mais

1 semana ago

GCam – Use o Google Camera em seu Xiaomi Pocophone F1

A Google Câmera, ou GCam, como ficou conhecida é atualmente uma dos melhores aplicativos para câmeras do mercado. (mais…) Leia mais

2 semanas ago

Vivaldi – Navegador chega a versão 2.7 com melhorias

Amanhã, 21 de agosto de 2019, uma quarta-feira, os usuários terão a sua disposição a versão 2.7 estável do navegador… Leia mais

2 semanas ago

2,8 bilhões em fraudes evitadas com avaliação de risco de e-mails

Para combater o crescimento do número de tentativas de fraudes online, que têm custado bilhões de dólares às companhias anualmente,… Leia mais

3 semanas ago

Cartão de crédito Méliuz – Cashback em todas as compras – Vale a pena?

Já faz algum tempo que o Méliuz, serviço de cashback em compras, se quer saber mais sobre ele clique aqui,… Leia mais

4 semanas ago

Utilizamos de cookies e outras tecnologias, para personalizarmos os conteúdos e a publicidade, oferecermos os botões sociais e analisar o tráfego