Gfeed - Leia seu Gmail com a interface do Instagram - Linux Centro
Android Aplicativos

Gfeed – Leia seu Gmail com a interface do Instagram

gfeed

Você usa ou já usou o instagram? Já viu como funciona a timeline da rede social de fotografias? Simples e objetiva, bastando o usuário deslizar o dedo para baixo, de forma contínua para visualizar as fotos.

Bem, de certa forma esse é o raciocínio para as principais redes sociais, Facebook, Google Plus, mas e se isso fosse feito no seu e-mail?

O Gfeed é um aplicativo gratuito, desenvolvido pela Vuxo para dispositivos mobile, que leva o Gmail para dentro da interface do Instagram, prometendo simplificar a leitura de emails e aumentar em até 3 vezes sua produtividade, lhe auxiliando na busca do inbox zero.

Funcionando neste primeiro momento, apenas com o Gmail – por isso seu nome – o aplicativo reutiliza a interface do Instagram, substituindo o espaço que exibe os comentários das fotos, pelo texto do e-mail, o cabeçalho com a foto e nome do usuário, passam a ser o ícone e nome do remetente e caso o e-mail tenha alguma foto em anexo, ela é exibida tal qual ocorre com o Instagram.

Ao invés do botão de “amei”, comentar e compartilhar do instagram, o Gfeed tem o favoritar, responder e deletar. Na barra inferior, temos um ícone de acesso a timeline, um para a sessão de favoritos, outro para criar um e-mail e o de configurações.

Em suma, a proposta do instagram é seguida a regra, até mesmo com o padrão visual próximo, infelizmente existem muitas falhas no design. Não temos o Material Design aplicado, um ponto fraco à essa altura, a tela de criação de e-mail é simplesmente horrível, enquanto a de responder funciona de forma interessante, como se fosse um comentário na “postagem”, a de criar um e-mail novo, apresenta um design deteriorado, com mal aproveitamento na tela, quebra no que deveriam ser ícones e caixas de texto que lembram o primórdio dos serviços de e-mails.

Mas talvez o foco do Gfeed não seja substituir seu cliente de e-mail, mas sim servir como um leitor simplificado e otimizado, será que ele cumpre esse papel?

Encaixar e-mails em um padrão tão diferente, não é um papel nada fácil, a Google tentou muito tempo atrás com o Google Wave e não teve sucesso, o Gfeed oferece uma proposta nova, mas também tem seus erros.

A principal vantagem é percorrer rapidamente pelos e-mails, conforme a tela sobe, os e-mails que vão ficando para trás, são simplesmente arquivados e esse seria nosso ganho de tempo. No entanto, os e-mails que passamos tão rapidamente, normalmente são os de publicidade ou conteúdos supérfluos e para eles, a Google já oferece tanto na proposta do Gmail, como na do Inbox by Gmail, um agrupamento que os separa dos e-mails considerados importantes, facilitando o rápido esvaziamento de sua caixa e aumentando sua produtividade.

Os e-mails importantes, os de real conteúdo, acabam por não caberem na proposta do Gfeed, pois a exibição de texto na timeline é restringida em uma média de 4 linhas, tendo que abrir cada um deles para ler e depois voltar a tela inicial, acabamos por ter a mesma quantidade de cliques e tempo consumido que se estivessemos em um cliente de e-mail tradicional, ou usando os clientes oficiais da Google (Novamente falamos do Gmail e Inbox).

E por fim, a experiência de consumo acaba sendo confusa na interface proposta, talvez ela caia bem para o Instagram que tem seu foco em imagens, para um e-mail onde 90% do conteúdo é texto, acabamos por ter algo poluído e que nos deixa em dúvida quando saímos de um e-mail para outros.

A proposta do Gfeed é interessante e diferente, mas o aplicativo ainda precisa evoluir e atribuir funções novas focadas em e-mails, além de melhorar sua interface, a falta de podemos optar por termos os e-mails percorridos, excluídos ao invés de arquivados, também é um ponto a melhorar no futuro.

Gfeed

Apesar disso, o Gfeed pode encaixar-se bem na forma com que você consome seus e-mails, portanto a melhor opção é testar e nos dizer o que achou, vale destacar que não será necessário entrar com sua senha, o aplicativo usa o sistema de autenticação fornecido pela Google, conectando-se pela API, o aplicativo não tem acesso a sua senha e dados que não sejam os do Gmail e pode ser revogado a qualquer momento nas permissões de sua conta Google.

Para baixar o Gfeed, clique no botão que está no topo desta matéria, caso ainda não tenha a Linux Centro Store instalada, será solicitada a instalação de nossa loja, antes do aplicativo.