Android Aplicativos

Ice Box – Congele aplicativos e economize bateria

Que tal ter uma gaveta de aplicativos para seu smartphone Android, capaz de congelar as aplicações e com isso economizar bateria e consumo de hardware?

O Ice Box é um aplicativo que promete congelar toda e qualquer aplicação que você deseje, sendo rapidamente acessada posteriormente pela caixa do aplicativo que funciona exatamente como uma gaveta de um launcher tradicional.

Congelar uma aplicação significa que nenhum recurso de segundo plano desse aplicativo será executado, o app continua instalado, mas não roda em segundo plano, não gera notificações e não faz quaisquer outras funcionalidades, ele é literalmente congelado.

Dessa forma, congelando um aplicativo, significa que ele não fará qualquer consumo de hardware, com excessão do espaço ocupado. O Android oferece de forma nativa a possibilidade de congelar uma aplicação, mas isso significa excluir todos os seus dados, o que significaria uma péssima experiência, pois tudo teria quer ser feito novamente ao voltar com o aplicativo, além disso o ícone desaparece do launcher, tornando o app quase que inacessível.

O Ice Box aproveita essa funcionalidade, agregando algumas vantagens, a primeira é que ele não apaga qualquer dado do aplicativo, dessa forma ao congelar e descongelar, tudo continua de onde parou. E como ele oferece sua própria gaveta de aplicativos, tudo que você congelar poderá ser acessado diretamente dele, de forma rápida e sem transtornos.

A experiência aqui é bem lisa, não existe um impacto ao usuário no momento de congelar e descongelar, tudo é automático, ao escolher as aplicações que você deseja aplicar o congelamento, basta seu celular desligar a tela para que as aplicações escolhidas sejam congeladas (Você pode determinar um tempo de espera, depois da tela desligada, para congelar os apps) e posteriormente, basta abrir a gaveta do Ice Box e clicar sobre o ícone da aplicação, para que ela seja descongelada e aberta, sem qualquer perda de dados.

Para quem não liga perder funcionalidades de segundo plano de alguns aplicativos, o Ice Box é uma excelente alternativa para economizar recursos, principalmente bateria. Mas tome cuidado, colocar aplicativos como mensageiros não é uma boa idéia, pois eles deixarão de entregar mensagens quando o telefone estiver com a tela bloqueada, o ideal é usar com aqueles aplicativos que você não precisa de notificação o tempo todo, como Facebook e até o navegador.

Uma funcionalidade bem interessante é a capacidade de adicionar senha para a gaveta do Ice Box, tornando o aplicativo também uma alternativa para ocultar determinados apps – já que eles deixam de existir no launcher padrão e serão encontrados apenas no Ice Box.

Obviamente nem tudo são flores e o aplicativo peca por não ter uma barra de busca em sua gaveta, se o usuário tiver muitos apps congelados, terá que percorrer a listagem que também não conta com nenhum tipo de organização configurável como mais usados ou últimos instalados – Apesar disso permite a criação de abas para uma categorização de aplicações.

Além disso vale destacar que o app é gratuito, porém possui uma limitação de até 15 aplicativos congelados, para um número maior de aplicativos congelados é necessário a versão paga que custa em torno de R$ 4 reais.

Para baixar o aplicativo, clique no botão que está no topo dessa matéria, caso ainda não tenha a Linux Centro Store instalada, será solicitada sua instalação antes do app.