Categorias: Android Tutoriais

Instale o MultiRom no Nexus 5

Uma das vantagens dos aparelhos Android é sua alta possibilidade de Hacks e modificações, permitindo que modifiquemos completamente o comportamento do dispositivo. Entre essas está o MultiRom uma modificação capaz de fazer com que seu smartphone, não só possa ter instalado diversos sistemas aos quais você possa escolher no momento do boot, como ainda torna possível a utilização de sistemas inteiros através do pendrive e cartão de memória,

Tal funcionalidade faz-se perfeita para quem quer testar outras roms ou outros sistemas, como Firefox OS, Salfish, Ubuntu Touch e assim por diante. Mas não só isso, se o seu desejo for ter dois sistemas diferentes em seu temóvel, cada um para determinada situação, não há problema, já que roms secundárias funcionam perfeitamente, sem nenhum diferencial de um sistema primário.

O MultiRom está presente para instalação em diversos dispositivos, cada um precisa de sua versão portada, no entanto hoje ensinaremos a instalar no Nexus 5, por ser um aparelho amplamente suportado pelas custom roms e sistemas portados, no entanto posteriormente faremos uma matéria ensinando o procedimento em outros dispositivos.

Tenha em mente que o Linux Centro ou o autor desta matéria não podem e nem devem ser responsabilizados por qualquer dano ou prejuízo que venha a ser causado pelo processo feito, as informações são aqui dispostas, mas fica a critério e inteira responsabilidade do usuário, efetuar ou não o procedimento.

O tutorial a seguir tem como base o Lollipop 5.1.1, considerando que a Google já liberou a atualização da versão mais recente do Android para todos os Nexus, tomaremos o 5.1.1 como base.

Você precisará :

Com todos os arquivos já em sua máquina e o Fastboot instalado, desligue seu Nexus 5 e com ele desligado segure o “Botão Power + Volume Baixo” uma menu de recuperação surgirá, não clique em nada e conecte o mesmo via usb em seu computador, usuários Linux não precisam preocupar-se com Drivers, o telemóvel é identificado imediatamente, para ter certeza que ele foi reconhecido, abra um terminal em sua distribuição Linux e digite:

fastboot devices

Se ele retorna um pequeno código a ti, o aparelho foi identificado se surgir a mensagem “<Waiting Devices>”, desplugue o telefone e faça o processo novamente.

A primeira coisa que faremos é instalar o Recovery personalizado, ou seja o TWRP com suporte a MultiRom, deixe esse arquivo em seu diretório principal de sua distribuição Linux, evitando que você precise inserir o caminho que o mesmo encontra-se e no terminal digite :

fastboot flash recovery TWRP_multirom_hammerhead_20150410.img

Em segundos o processo será concluído, quando receber a informação em seu terminal que o sucesso foi obtido, reinicie o aparelho, mas não desconecte do USB, ainda precisaremos do mesmo conectado para passar os arquivos que baixamos.

Com seu Nexus 5 ligado, passe para esse os arquivos zip do MultiRom e Kernel modificado, com eles no smartphone, desconecte o aparelho do computador e desligue, com ele desligado novamente segure o “Botão Power + Volume Baixo” e agora na tela de recuperação, selecione “Recovery” (Use os botões de volume para navegar pelo menu e o power para selecionar a opção)

Agora com o TWRP aberto, escolha “Install”, selecione o zip do Kernel modificado e clique sobre “Add More Zips” e selecione o zip do MultiRom, agora confirme a instalação arrastando o botão no rodapé da tela. Aguarde a conclusão da instalação e quando você for questionado sobre o MultiRom, clique em “Yes”.

Feito isso basta reiniciar o aparelho, apartir de agora você terá um menu de boot, igual ao Grub, em seu telefone sempre que o ligar ou reinicializar. Para instalar Roms secundárias é fácil, se for o Ubuntu Touch, você deve usar o aplicativo MultiRom Manager disponível na Play Store e selecionar a versão do Ubuntu Touch que deseja (Estável ou desenvolvimento), o download e processo de instalação será feito automaticamente. Para demais sistemas ou customs roms, você deve baixar os arquivos desejados e ligar seu Nexus 5 no modo recovery, escolher a opção “Advanced” no TWRP e em seguida escolher “MultiRom” lá você deve escolher o arquivo de instalação e o local da instalação, se for instalar em um pendrive, deve estar com esse conectado ao telefone antes de iniciar esse processo.

Para desinstalar o MultiRom, você deve baixar o uninstaler, baixe clicando aqui, instalar o mesmo pelo TWRP e pronto, o MultiROM e as Roms ou sistemas secundários serão excluídos. Se quiser també pode reinstalar um recovery sem o menu do MultiRom. Usar o Script de instalação da imagem de fábrica fornecida pela Google, também deleta o MultiRom.

Dúvidas? Sugestões? Use nossos comentários, todos são respondidos com muita atenção. Logo traremos este tutorial para outros aparelhos.

Disqus Comments Loading...
Compartilhar

Matérias Recentes

Baidu apresenta perdas financeiras no primeiro trimestre de 2019

A Baidu não vive um bom momento, após ter tentado ser a Google da China e enxurrar o mercado com… Leia mais

9 horas ago

Spotify oferece 3 meses por valor único de R$1,99

Para quem utiliza outro serviço ou usa apenas a versão gratuita do Spotify, a mais recente promoção tem como o… Leia mais

2 dias ago

Hulu – Disney terá o controle total do serviço de streaming

Em um novo movimento, a Disney prepara-se para tornar única proprietária do serviço de streaming Hulu. (mais…) Leia mais

3 dias ago

Como instalar aplicações Linux no Chrome OS e Cloud Ready

O Chrome OS vem evoluindo e saindo daquele nicho de sistema para “netbooks” em prol de tornar-se um sistema “híbrido”… Leia mais

5 dias ago

O Linux estava certo e a Microsoft percebeu

Não é muito difícil vermos pessoas que, ou por não gostar, ou por não terem contato, rotularem as distribuições Linux… Leia mais

1 semana ago

Rappi – Nossa experiência com o aplicativos de entrega

O Rappi é uma startup colombiana com o propósito de entregar de tudo, atualmente é uma das mais relevantes neste… Leia mais

2 semanas ago

Utilizamos de cookies e outras tecnologias, para personalizarmos os conteúdos e a publicidade, oferecermos os botões sociais e analisar o tráfego