LINE Launcher é um aplicativo de personalização para android, que substitui a interface principal, apesar de pouco conhecido quando perto de maiores do gênero, como Nova Launcher ou o Apex Launcher, a ferramenta da LINE é extremamente rica de opções e pode ser considerado um dos melhores do gênero.

A LINE (empresa japonesa, dona do aplicativo de mensagens) aumenta seu portfólio de aplicações para Android, dessa vez apostando nos launchers. Essa empresa possui uma grande diversividade de aplicações, que vão desde seu comunicador, até games, dessa vez para chegar aos launchers, ela apostou na compra de uma pequena startup. O hoje conhecido como LINE Launcher, era chamado de dodol Launcher, mas não só o nome mudou, como novas funcionalidades desembarcaram no launcher, deixando-o extremamente completo.

Para quem procura uma boa ferramenta de personalização, o LINE Launcher é a opção mais certa, praticamente tudo é configurável e modificável pelo usuário, o launcher conta com suporte a temas de sua galeria própria, a qual já conta com uma forte gama de opções, suporta pacotes de ícones próprios disponibilizados em sua loja de temas e pacotes de ícones externos, instalados por outras lojas, configuração de fonte utiliza e cor, além da capacidade de modificar o ícone de uma aplicação especifica.

Widgets são redimensionáveis (E por falar nisso, o LINE Launcher já traz alguns próprios, bem interessantes), a grade da tela é configurável, permitindo mais ou menos ícones em exibição, o tamanho dos ícones pode ser configurado a gosto do usuário, nomes podem ser ocultados, pastas podem ter fundos personalizados e modo de exibição modificados.

São ainda muitas das opções de personalização disponíveis, não encontramos uma só opção do launcher, que não permitisse a mudança a gosto do usuário. Um destaque que fica é o suporte a stickers, o LINE Launcher aproveita-se dos consagrados stickers do LINE Messenger, para dar um novo uso a eles. Agora o usuário pode baixar um pacote de stickers e usar em sua tela inicial da forma que melhor gostar, pode diminuir, rotacionar ou inverter sua posição e usar como ícone para uma aplicação ou um atalho especifico, ou simplesmente deixar lá como enfeite, não existe limite de stickers utilizados, deixando a critério do usuário de como usar a função.

A gaveta de aplicativos é configurável pelo usuário, podendo mudar as posições das aplicações, simplesmente as arrastando pela tela, ainda é possível ocultar aplicações especificas. Um sistema de busca está disponível no topo da gaveta, para agilizar a busca de aplicações, contatos ou informações na internet, o motor deste último pode ser escolhido pelo usuário. É possível determinar um sistema de ordenação automático para as aplicações, efeitos para a gaveta de aplicativos, orientação da rolagem, quantidade de aplicações exibidas, entre outras inúmeras opções de personalização.

Devido a enorme quantidade de opções e muitas delas não estando centralizadas no menu de configurações, pode tornar a aplicação confusa para alguns usuários e exigir uma curva de aprendizado, para tentar facilitar o acesso as principais opções de personalização, o LINE Launcher as traz na tela inicial ícones que levam a esta, caso eles sejam excluídos, existem três menus diferentes que oferecem cada um, uma gama de configurações da aplicação.

O LINE Launcher conta com uma grande quantidade de papéis de parede que podem ser acessados pela loja de temas da aplicação, ou ao optar pode trocar o papel de parede, momento este que os papéis de parede para download são exibidos, junto com a opção de imagens locais. São dezenas de imagens de alta qualidade e basta um clique sobre uma delas para que estejam aplicadas em seu dispositivo. Existe um pequeno widget do LINE Launcher, denominado Shuffle, onde basta o usuário dar um clique sobre ele para que um papel de parede aleatório seja aplicado de imediato ao dispositivo.

Para quem não pretende fazer grandes configurações, o LINE Launcher possui um belo visual e consegue agradar mesmo com sua aparência inicial, todos os ícones são bem trabalhados, mas seguem o padrão mais infantil e divertido, o qual é costume da LINE. O launcher já conta de forma nativa com o sistema de contagem de notificações nas aplicações, qualquer mensagem que você tenha para ler no Gmail, Whatsapp, Facebook, será exibido em forma de número em cima do ícone da aplicação.

Quanto ao consumo de hardware, o LINE consegue fazer bonito, principalmente ao considerarmos a infinidade de opções disponíveis, ele mantém uma média de 150MB de RAM e seu consumo de bateria é pequeno, acompanhando muito de perto as opções nativas das fabricantes.

Um destaque que chama a atenção, é que todas as numerosas opções do LINE Launcher, estão disponíveis de forma gratuita, ao contrário da concorrência, não existe qualquer limitação ou versão premium do aplicativo, a única forma de monetização que encontramos no LINE Launcher, é a sugestão de aplicações ao acessar a loja de apps do LINE Launcher.

Line Launcher

Disqus Comments Loading...
Compartilhar

Matérias Recentes

Kemp Technologies é selecionada parceira Dell EMC

A Kemp Technologies, anunciou sua validação como parceira Dell EMC. A Kemp vai acelerar a distribuição de implementações da plataforma… Leia mais

23 horas ago

Sensor biométrico da HID é o primeiro a ter todos os requisitos de segurança da Colombia

A HID Global divulgou que o modelo de sensor multiespectral Lumidigm® V421-NC-01, recebeu no início de 2019 a homologação do… Leia mais

1 dia ago

Mozilla apresenta novo logotipo e estratégia para o Firefox

A Mozilla tem planejado uma reestruturação completa para a marca Firefox, e quando falamos em marca é justamente porque não… Leia mais

2 dias ago

Tema escuro na MIUI Android? Conheça os melhores temas

Apesar da MIUI ainda não contar com um tema escuro nativo, sendo este um recurso previsto para a próxima versão… Leia mais

7 dias ago

A ascensão dos ciberataques: os cibercriminosos estão no controle?

A cada ano, o número de ciberataques aumenta. Só em 2018 registrou-se aumento de 217,5% nestes ataques, se não conseguirmos… Leia mais

1 semana ago

Como ter uma loja de aplicativos snap no Manjaro

Já ensinamos aqui no Linux Centro como habilitar o suporte dos pacotes snap no Manjaro e aumentar significamente o seu… Leia mais

1 semana ago

Utilizamos de cookies e outras tecnologias, para personalizarmos os conteúdos e a publicidade, oferecermos os botões sociais e analisar o tráfego