Categorias: Analise Android

McAfee para Android – Uma boa solução antivírus?

Algum tempo atrás testamos aqui o MIUI Security, agora chegou a vez de efetuarmos uma análise do McAfee para Android, será que este antivírus é realmente eficiente?

A versão que utilizamos é a McAfee Live Safe, com valor fixo mensal de R$ 5,99 e permite a utilização em outros dispositivos, como outros smartphones ou computadores.

Primeiro teste

Para nossa primeira experiência, baixamos diretamente pelo navegador o arquivo eicar_com.zip um software inofensivo para dispositivos Android, mas que quando conectado e aberto em uma máquina com Windows, possui o comportamento de um autêntico vírus, apesar de ser apenas um software desenvolvido pelo Institute for Computer Anti-Virus Research, justamente com o intuito de analisar o comportamento anti-malware de soluções de proteção.

O McAfee foi capaz de identificar o software assim que o download foi encerrado, já surgindo com uma notificação de ameaça encontrada, dando uma explicação sobre o tipo de ameaça, seu nome, local onde está armazenado e recomendando a remoção imediata.

Segundo teste

Para nosso segundo teste, baixamos novamente o Eicar mas agora com dupla compreensão para verificarmos se seria possível camuflar o vírus da varredura do McAfee. Novamente o arquivo fora baixado diretamente do smartphone, utilizando o navegador nativo da MIUI.

Mais uma vez o McAfee foi capaz de identificar a ameaça assim que terminado o download, outra vez nos exibindo a notificação e trazendo agora uma lista com as ameaças existentes, estando tanto o arquivo anterior como recém baixado. Com um clique em cima de cada um, era possível ver dados explicativos e efetuar a remoção.

Terceiro teste

Para nosso terceiro teste, usamos um aplicativo contaminado com o Artemis, capaz de solicitar diversas permissões ao usuário para após conquistadas, gerar a abertura indesejada e involuntária de publicidade, com o intuito de gerar renda.

O apk fora baixado novamente pelo navegador nativo da MIUI e o comportamento do McAfee mais uma vez foi de identificação imediata, nem mesmo sendo necessária a instalação do aplicativo contaminado, bastando o download ser terminado para que o antivírus já efetuasse o aviso e recomenda-se a remoção imediata

Funcionalidades e interface do McAfee

Além da proteção anti-vírus, o McAfee traz alguns extras em seu pacote, contando com uma ferramenta para limpeza de armazenamento, bloqueio de aplicativos, proteção contra roubo, armazenamento de backup de contatos, registro de ligações e fotos na cloud, verificação de segurança de uma rede WiFi, Verificação de Privacidade e até um modo criança.

Todas essas funcionalidades já existem nativamente em sistemas como a MIUI, mas no Android puro ou nas versões personalizadas de empresas como Motorola e Samsung, muitas destas funcionalidades ás vezes não estão presentes e torna-se interessante sua presença no McAfee.

A interface do McAfee não é das mais belas e também não segue o Material Design da Google, mas cumpre o seu papel e apesar da quantidade de funções de certa forma “bagunçadas”, as principais estão estrategicamente posicionadas.

Por fim, o McAfee oferece uma versão gratuita com algumas poucas limitações e uso de publicidade e sua versão paga, além de ser uma das mais baratas, possibilita a utilização também em demais dispositivos, sendo possível até mesmo dividir com seus familiares e levar o custo mensal a quase zero.

Por mais que vírus em dispositivos Android estejam praticamente ligados ao comportamento do usuário, visto a necessidade de conceder permissões para que eles cumpram seus objetivos, uma camada adicional de segurança ajuda a impedir surpresas desagradáveis em dispositivos que hoje possuem uma grande parcela de informações de nossas vidas.

Disqus Comments Loading...
Compartilhar

Matérias Recentes

Baidu apresenta perdas financeiras no primeiro trimestre de 2019

A Baidu não vive um bom momento, após ter tentado ser a Google da China e enxurrar o mercado com… Leia mais

10 horas ago

Spotify oferece 3 meses por valor único de R$1,99

Para quem utiliza outro serviço ou usa apenas a versão gratuita do Spotify, a mais recente promoção tem como o… Leia mais

2 dias ago

Hulu – Disney terá o controle total do serviço de streaming

Em um novo movimento, a Disney prepara-se para tornar única proprietária do serviço de streaming Hulu. (mais…) Leia mais

4 dias ago

Como instalar aplicações Linux no Chrome OS e Cloud Ready

O Chrome OS vem evoluindo e saindo daquele nicho de sistema para “netbooks” em prol de tornar-se um sistema “híbrido”… Leia mais

5 dias ago

O Linux estava certo e a Microsoft percebeu

Não é muito difícil vermos pessoas que, ou por não gostar, ou por não terem contato, rotularem as distribuições Linux… Leia mais

1 semana ago

Rappi – Nossa experiência com o aplicativos de entrega

O Rappi é uma startup colombiana com o propósito de entregar de tudo, atualmente é uma das mais relevantes neste… Leia mais

2 semanas ago

Utilizamos de cookies e outras tecnologias, para personalizarmos os conteúdos e a publicidade, oferecermos os botões sociais e analisar o tráfego