Categorias: Analise Android

McAfee para Android – Uma boa solução antivírus?

Algum tempo atrás testamos aqui o MIUI Security, agora chegou a vez de efetuarmos uma análise do McAfee para Android, será que este antivírus é realmente eficiente?

A versão que utilizamos é a McAfee Live Safe, com valor fixo mensal de R$ 5,99 e permite a utilização em outros dispositivos, como outros smartphones ou computadores.

Primeiro teste

Para nossa primeira experiência, baixamos diretamente pelo navegador o arquivo eicar_com.zip um software inofensivo para dispositivos Android, mas que quando conectado e aberto em uma máquina com Windows, possui o comportamento de um autêntico vírus, apesar de ser apenas um software desenvolvido pelo Institute for Computer Anti-Virus Research, justamente com o intuito de analisar o comportamento anti-malware de soluções de proteção.

O McAfee foi capaz de identificar o software assim que o download foi encerrado, já surgindo com uma notificação de ameaça encontrada, dando uma explicação sobre o tipo de ameaça, seu nome, local onde está armazenado e recomendando a remoção imediata.

Segundo teste

Para nosso segundo teste, baixamos novamente o Eicar mas agora com dupla compreensão para verificarmos se seria possível camuflar o vírus da varredura do McAfee. Novamente o arquivo fora baixado diretamente do smartphone, utilizando o navegador nativo da MIUI.

Mais uma vez o McAfee foi capaz de identificar a ameaça assim que terminado o download, outra vez nos exibindo a notificação e trazendo agora uma lista com as ameaças existentes, estando tanto o arquivo anterior como recém baixado. Com um clique em cima de cada um, era possível ver dados explicativos e efetuar a remoção.

Terceiro teste

Para nosso terceiro teste, usamos um aplicativo contaminado com o Artemis, capaz de solicitar diversas permissões ao usuário para após conquistadas, gerar a abertura indesejada e involuntária de publicidade, com o intuito de gerar renda.

O apk fora baixado novamente pelo navegador nativo da MIUI e o comportamento do McAfee mais uma vez foi de identificação imediata, nem mesmo sendo necessária a instalação do aplicativo contaminado, bastando o download ser terminado para que o antivírus já efetuasse o aviso e recomenda-se a remoção imediata

Funcionalidades e interface do McAfee

Além da proteção anti-vírus, o McAfee traz alguns extras em seu pacote, contando com uma ferramenta para limpeza de armazenamento, bloqueio de aplicativos, proteção contra roubo, armazenamento de backup de contatos, registro de ligações e fotos na cloud, verificação de segurança de uma rede WiFi, Verificação de Privacidade e até um modo criança.

Todas essas funcionalidades já existem nativamente em sistemas como a MIUI, mas no Android puro ou nas versões personalizadas de empresas como Motorola e Samsung, muitas destas funcionalidades ás vezes não estão presentes e torna-se interessante sua presença no McAfee.

A interface do McAfee não é das mais belas e também não segue o Material Design da Google, mas cumpre o seu papel e apesar da quantidade de funções de certa forma “bagunçadas”, as principais estão estrategicamente posicionadas.

Por fim, o McAfee oferece uma versão gratuita com algumas poucas limitações e uso de publicidade e sua versão paga, além de ser uma das mais baratas, possibilita a utilização também em demais dispositivos, sendo possível até mesmo dividir com seus familiares e levar o custo mensal a quase zero.

Por mais que vírus em dispositivos Android estejam praticamente ligados ao comportamento do usuário, visto a necessidade de conceder permissões para que eles cumpram seus objetivos, uma camada adicional de segurança ajuda a impedir surpresas desagradáveis em dispositivos que hoje possuem uma grande parcela de informações de nossas vidas.

Disqus Comments Loading...
Compartilhar

Matérias Recentes

O primeiro notebook com GPU Quadro RTX 6000

SANTA CLARA, Calif., 5 de setembro de 2019 —A NVIDIA e a ASUS hoje anunciaram que as GPU Quadro RTX™ 6000 alimentarão o… Leia mais

2 horas ago

Gears POP! – Vale a pena o jogo da Microsoft para Android e IOS?

Recentemente Xbox Game Studios, antiga Microsoft Studios, divisão de jogos da Microsoft, liberou o “Gears POP!” um game para Android… Leia mais

1 semana ago

GCam – Use o Google Camera em seu Xiaomi Pocophone F1

A Google Câmera, ou GCam, como ficou conhecida é atualmente uma dos melhores aplicativos para câmeras do mercado. (mais…) Leia mais

2 semanas ago

Vivaldi – Navegador chega a versão 2.7 com melhorias

Amanhã, 21 de agosto de 2019, uma quarta-feira, os usuários terão a sua disposição a versão 2.7 estável do navegador… Leia mais

2 semanas ago

Firefox Preview – O novo navegador para Android

Alguns não sabem, mas a Mozilla tem em seu planejamento uma total reformulação do seu navegador para Android, para seguir… Leia mais

3 semanas ago

2,8 bilhões em fraudes evitadas com avaliação de risco de e-mails

Para combater o crescimento do número de tentativas de fraudes online, que têm custado bilhões de dólares às companhias anualmente,… Leia mais

3 semanas ago

Utilizamos de cookies e outras tecnologias, para personalizarmos os conteúdos e a publicidade, oferecermos os botões sociais e analisar o tráfego