MIUI Security - O Antivirus da Xiaomi é bom? - Linux Centro
xiaomi miui
Analise Android

MIUI Security – O Antivirus da Xiaomi é bom?

A Xiaomi tem uma parceria com a Avast, AVL e Tencent, oferecendo um antivírus nativo e próprio na MIUI, mas que usa os motores das três citadas. Quem escolhe o motor a ser utilizado é o usuário, depois disso o aplicativo comporta-se como um antivírus convencional, varrendo de forma periódica seu aparelho e verificando em tempo real as instalações. Considerando que os três motores opcionais, são de três empresas conceituadas no ramo e com as maiores notas no AV Test, o antivírus da Xiaomi é bom?

Colocamos o aplicativo denominado apenas como Security sobre alguns testes para ver se ele realmente pode suprir as necessidades de uma camada extra de segurança para o usuário.

Primeiro teste

Nosso primeiro teste foi com o Ikarus VirusTest, um aplicativo fornecido pela IKARUS que possui um comportamento de malware, justamente com o propósito de ser usado como teste.

A varredura em tempo real do Xiaomi MIUI Security falhou, visto que a aplicação fora instalada normalmente, desta forma fomos para a segunda tentativa, a varredura completa. Em alguns segundos todos os Apps instalados tinham sido verificados e para nossa surpresa, o antivírus da Xiaomi não foi capaz de identificar o malware.

Tentamos o procedimento três vezes, uma com cada um dos motores, em nenhuma das tentativas o malware fora identificado, nem o motor da Avast, AVL ou Tecent foram capazes de evitar o aplicativo.

Segundo teste

Nossa segunda tentativa foi com um aplicativo baixado da internet e que sabíamos que estava contaminado com uma variação do Artemis, esse tipo de aplicativo fica forçando a abertura de páginas web com publicidade, no intuito de gerar ganhos. Ele não oferece grandes prejuízos ao usuário que não seja o maior consumo de dados e o incômodo das constantes chamadas com o navegador.

Novamente o MIUI Security não fora capaz de evitar o incômodo aplicativo, não sendo reconhecido nem pela verificação em tempo real e muito menos pela varredura completa.

Fora feito novamente o procedimento de troca dos motores, mas o resultado foi sempre o mesmo, a aplicação não fora apontada nem mesmo como um alerta.

Terceiro teste

O terceiro e último teste fora feito com um arquivo zip da Ikarus que tem o comportamento de um vírus para Windows, ou seja, ele é inofensivo para o Android, porém se o usuário plugar o smartphone em seu PC com Windows, passa a correr o risco.

Para vermos se o MIUI Security seria capaz de identificar e alertar o usuário de que aquele arquivo era perigoso, usamos a função de varredura de arquivos do software, esta que tem justamente o intuito de identificar arquivos que sejam prejudiciais ao usuário de alguma maneira.

Infelizmente, mesmo tentando com os três motores disponíveis, o arquivo fora sempre ignorado e sempre recebíamos a mensagem que tudo estava seguro.

Não sabemos dizer como funciona o licenciamento dos motores citados para o software da Xiaomi, mas ficou evidente que eles sendo utilizados desta forma não garantem a mesma eficiência que seus softwares originais.

Xiaomi MIUI Security

O aplicativo da Xiaomi é interessante e tem uma boa proposta, ele oferece limpeza de memória, deletando de tempos em tempos cache e acúmulos de arquivos de aplicativos como o WhatsApp. Permite o usuário determinar o que pode ou não ser iniciado junto ao sistema, oferece um rápido controle de privacidade, bloqueio de aplicativos por digital, ocultar o conteúdo de notificações, localizar imagens em duplicidade e assim por diante.

Porém a função de antivírus é extremamente fraca quando comparada com outras opções que passaram nestes três testes realizados por nós.

Ao fim, se você tem um Xiaomi e quer uma solução de antivírus, não deves confiar apenas no software nativo, mas mesmo que não sejas proprietário de um Xiaomi com MIUI, podes dar uma olhada nos resultados destes testes realizados com o MCAfee, clicando aqui.

Please follow and like us:
RSS
Facebook
Facebook
Twitter
YouTube