Moto C - Saiba como instalar o custom recovery - Linux Centro
Android Tutoriais

Moto C – Saiba como instalar o custom recovery

O Motorola Moto C é um aparelho de entrada, lançado pela Motorola no segundo semestre de 2017. Já saindo de fábrica com o Android 7 Nougat, o dispositivo possui um Quadcore Mediatek de 1.3GHz, 1GB de RAM e 8GB de memória interna, com suporte para cartão de memória de até 32GB.

Sua tela é HD, 720p, com uma densidade de 294 pixels em uma tela IPS LCD. Sua câmera é de 8MP, com led, estabilizador digital e capaz de fotografar em resolução de 3264 x 2448 pixels. A câmera fronta é de 2MP e não atende com grandes expectativas quem pretende fotografar com ela.

Devido ao dispositivo ter nascido com configurações mais simples que seus irmãos, procurando ser um dispositivo mais barato e focado no mercado de entrada, é bem provável que atualizações não sejam algo que o aparelho verá ao longo do tempo. Felizmente, os dispositivos Android sempre podem contar com a comunidade, desenvolvendo custom ROMs para as mais diferentes marcas.

Mas para instalar uma custom ROM,  o segundo passo é ter um custom recovery em seu aparelho, procedimento que ensinaremos nesta matéria. O primeiro passo é ter o bootloader destravado, procedimento que você pode conferir aqui.

Depois de estar com o bootloader desbloqueado, para iniciar sua jornada em custom ROM, a primeira coisa é baixar o TWRP para seu aparelho, clique aqui para baixar o arquivo.

O segundo passo é estar com o fastboot instalado, para isso procure em sua central de programas, a ferramenta está disponível nos repositórios das principais distribuições Linux, mas você também pode instalar pelo terminal, usando os comandos respectivos a sua distribuição, como demonstrado abaixo:

Ubuntu e Debian: sudo apt install android-tools-fastboot
Fedora e openSUSE : sudo yum install android-tools
Arch Linux e Manjaro: sudo pacman -S android-tools

Feito isso você terá o Fastboot estará instalado em sua distribuição Linux, os procedimentos a seguir, são os mesmos para qualquer distro.

Desligue seu Moto C e ligue-o novamente segurando o power e o volume baixo, você entrará na tela de bootloader, uma com algumas informações e um robô com a barriga aberta, você já deve estar familiarizado com ela, após ter desbloqueado seu bootloader.

Conecte o aparelho na entrada USB de seu computador, as distribuições Linux não necessitam da instalação de drives, reconhecendo de imediato. Para ter certeza que foi reconhecido, no terminal digite:

sudo fastboot devices

Se você receber um número como retorno, está tudo certo, caso receba a mensagem “Waiting Device”, desconecte e conecte novamente o aparelho na entrada USB.

Vá até a pasta Downloads, onde provavelmente você salvou o arquivo twrp recovery que baixou no inicio dessa matéria, caso ainda não clique aqui, e clique com botão direito dentro da pasta, selecionando “Abrir terminal aqui”, no terminal cole o seguinte comandos

sudo fastboot flash recovery twrp.img

Em alguns segundos você receberá uma mensagem de “ok” e o custom recovery já estará instalado em seu Moto C, para conferir basta na tela do bootloader usar o botão de volume para navegar até a opção “Recovery” e selecionar com o botão de power.