Categorias: Android Aparelhos

Moto Maxx – Como instalar Custom Recovery

O Moto Maxx é uma das joias raras da Motorola, lançado no segundo semestre de 2014, o aparelho entregou configurações tão grandiosas, que até hoje é um dos mais potentes aparelhos disponíveis e consegue suprir os usuários por muitos anos, rodando tudo que existe para o Android.

Estamos falando de um dispositivo com tela de 5,2 polegadas em uma resolução de 2560×1440 pixels, o que representa uma densidade monstruosa de 565 ppi, tudo isso em um processador Qualcom Snapdragon 805 com quatro núcleos de 2.7 GHz, uma Adreno 420, 3GB de RAM e 64GB de armazenamento.

Como ficou evidente no paragrafo acima, o aparelho possui configurações maiores que muitos outros que estão sendo lançados nos últimos tempos, mas infelizmente o suporte oficial foi finalizado, sendo que em 2016 ele recebeu o Marshmallow, fechando o ciclo de 03 versões lançadas oficialmente pela Motorola (KitKat, Lollipop e Marshmallow).

Mas é claro que um aparelho com tais configurações, tão cedo deixará de ser suportado pela comunidade e muitas custom ROMS já suportam o Moto Maxx, inclusive a CyanogenMod e já até entregam o Android Nougat (7.1) para o dispositivo.

Em matérias posteriores vamos abordar algumas dessas ROMs, seus diferenciais e como instalar, mas antes de mais nada é preciso ter seu bootloader desbloqueado, caso ainda não tenha feito, clique aqui para aprender o procedimento.

O segundo passo para ficar preparado para o uso de custom ROMs é ter um Custom Recovery em seu aparelho, procedimento que ensinaremos nesta matéria.

A primeira coisa é baixar o TWRP para seu aparelho, clique aqui para baixar o arquivo.

O segundo passo é estar com o fastboot instalado, para isso procure em sua central de programas, a ferramenta está disponível nos repositórios das principais distribuições Linux, mas você também pode instalar pelo terminal, usando os comandos respectivos a sua distribuição, como demonstrado abaixo:

Ubuntu e Debian: sudo apt install android-tools-fastboot
Fedora e openSUSE : sudo yum install android-tools
Arch Linux e Manjaro: sudo pacman -S android-tools

Feito isso você terá o Fastboot estará instalado em sua distribuição Linux, os procedimentos a seguir, são os mesmos para qualquer distro.

Desligue seu Moto Maxx e ligue-o novamente segurando o power e o volume baixo, você entrará na tela de bootloader, uma com algumas informações e um robô com a barriga aberta, você já deve estar familiarizado com ela, após ter desbloqueado seu bootloader.

Conecte o aparelho na entrada USB de seu computador, as distribuições Linux não necessitam da instalação de drives, reconhecendo de imediato. Para ter certeza que foi reconhecido, no terminal digite:

sudo fastboot devices

Se você receber um número como retorno, está tudo certo, caso receba a mensagem “Waiting Device”, desconecte e conecte novamente o aparelho na entrada USB.

Vá até a pasta Downloads, onde provavelmente você salvou o arquivo twrp recovery que baixou no inicio dessa matéria, caso ainda não clique aqui, e clique com botão direito dentro da pasta, selecionando “Abrir terminal aqui”, no terminal cole o seguinte comandos

sudo fastboot flash recovery twrp3020m3.img

Em alguns segundos você receberá uma mensagem de “ok” e o custom recovery já estará instalado em seu aparelho, para conferir basta na tela do bootloader usar o botão de volume para navegar até a opção “Recovery” e selecionar com o botão de power.

Na próxima matéria ensinaremos como efetuar o root, penúltimo passo para você instalar uma custom rom em seu dispositivo.

Disqus Comments Loading...
Compartilhar

Matérias Recentes

O primeiro notebook com GPU Quadro RTX 6000

SANTA CLARA, Calif., 5 de setembro de 2019 —A NVIDIA e a ASUS hoje anunciaram que as GPU Quadro RTX™ 6000 alimentarão o… Leia mais

21 horas ago

Gears POP! – Vale a pena o jogo da Microsoft para Android e IOS?

Recentemente Xbox Game Studios, antiga Microsoft Studios, divisão de jogos da Microsoft, liberou o “Gears POP!” um game para Android… Leia mais

2 semanas ago

GCam – Use o Google Camera em seu Xiaomi Pocophone F1

A Google Câmera, ou GCam, como ficou conhecida é atualmente uma dos melhores aplicativos para câmeras do mercado. (mais…) Leia mais

2 semanas ago

Vivaldi – Navegador chega a versão 2.7 com melhorias

Amanhã, 21 de agosto de 2019, uma quarta-feira, os usuários terão a sua disposição a versão 2.7 estável do navegador… Leia mais

2 semanas ago

Firefox Preview – O novo navegador para Android

Alguns não sabem, mas a Mozilla tem em seu planejamento uma total reformulação do seu navegador para Android, para seguir… Leia mais

3 semanas ago

2,8 bilhões em fraudes evitadas com avaliação de risco de e-mails

Para combater o crescimento do número de tentativas de fraudes online, que têm custado bilhões de dólares às companhias anualmente,… Leia mais

4 semanas ago

Utilizamos de cookies e outras tecnologias, para personalizarmos os conteúdos e a publicidade, oferecermos os botões sociais e analisar o tráfego