O Nova Launcher é uma das interfaces (Launchers) de maior destaque do Android, desde seu surgimento ela vem angariando um quantidade enorme de usuários e fãs, graças a sua alta capacidade de personalização, aliada a um Launcher de baixíssimo consumo de hardware.

Com o Nova Launcher é possível alterar por completo a HomeScreen e gaveta de aplicativos, transições de tela podem ser alteradas, pacote de ícones, docks, pastas e assim por diante.

O Launcher ainda entrega ferramentas extras, como a capacidade de configurar gestos em seu telefone, usando o Nova Launcher, você poderá desligar a tela de seu aparelho com dois toques na tela, acessar os contatos com o movimento de dois dedos e qualquer outra opção, configuração ou aplicação que você queira associar com um determinado gesto em seu telefone, o menu de configurações é altamente flexível.

Desde o Lollipop, o Nova Launcher passou a usar o Material Design em sua aparência, com isso seu visual inicial lembra muito de perto o Google Now Launcher e suas telas de configurações seguem todo o padrão do sistema, portanto, mesmo que não queiras configurar seu launcher, ele já estará preparado visualmente para o uso.

O Nova Launcher conta com um campo de busca na gaveta de aplicativos, assim como ocorre no Google Now Lancher, o diferencial aqui é que a barra de busca fica oculta e é exibida quando arrastamos a tela para baixo, surgindo junto os últimos aplicativos utilizados.

O Nova Launcher ainda possui capacidade de redimensionamento da grade, para que mais ou menos apps sejam exibidos, capacidade de redimensionamento dos widgets e adequa automaticamente todos os ícones ao mesmo tamanho, evitando diferenciações nos tamanhos de cada aplicação, além disso é possível determinar o tamanho dos ícones exibidos. Outra opção de destaque no Nova Launcher é a capacidade de efetuar backup de suas configurações, com isso, você consegue em dois cliques restaurar tudo que configurou em seu launcher, excelente para quem troca regularmente de dispositivo ou costuma mudar de ROM com frequência.

Algumas das funções de personalização estão disponíveis apenas na versão premium, como alterar o tamanho dos ícones, no entanto a versão gratuita conta com um número eficiente de opções disponíveis e é desprovida de qualquer tipo de publicidade.

O Nova Launcher é constantemente atualizado, o que mostra uma preocupação dos desenvolvedores em manter o aplicativo sempre com as últimas novidades e seguro.

O uso médio de RAM do Nova Launcher, mantêm-se pelos 102MB e o consumo de bateria é praticamente nulo, portanto ele é adequado mesmo para os dispositivos de hardware mais fraco.

Nova Launcher

Disqus Comments Loading...
Compartilhar

Matérias Recentes

Xiaomi – Sites divulgam informação equivocada sobre MIUI 11

Recentemente alguns importantes sites trouxeram de forma equivocada que a Xiaomi teria anunciado quais os dispositivos que receberão a MIUI… Read More

15 horas ago

NoScript – Extensão focada em segurança chega ao Google Chrome

Após 14 anos de existência no Mozilla Firefox, hoje a extensão NoScript está finalmente disponível para o Google Chrome e… Read More

20 horas ago

Collabora traz solução para rodar apps Android em distros Linux

Já surgiram ao longo dos últimos anos, algumas tentativas de levar as aplicações do Android para as distribuições Linux, tais… Read More

4 dias ago

5 ideias de negócios home office

Ter a possibilidade de criar um blog, um site, ou um canal de vídeos (ou tudo isso junto) e ainda… Read More

5 dias ago

Samsung encerra linha Galaxy J e leva os de entrada para a linha A

Ao longo de muitos modelos e lançamentos, a Samsung tinha mantido nos últimos anos uma organização para seus smartphones que… Read More

6 dias ago

Como usar o Box.com em sua distro Linux

Entre usuários finais, os serviços de armazenamento em cloud mais conhecidos e comentados são o Google Drive, OneDrive e Dropbox.… Read More

1 semana ago