Categorias: Android

NuConta – Veja o que achamos da conta digital do NuBank

O Nubank fez muito barulho no mercado de cartões de crédito quando chegou, apresentando uma reformulação no modelo, a proposta de total controle de seu cartão por um aplicativo e isenção de anuidades, fez com que o grande público comprasse a idéia e logo os concorrentes tiveram que inovar-se.

Agora o Nubank tenta apostar no seguimento de contas digitais, no entanto neste ele não é pioneiro, existem já muitas opções diferentes no mercado, como Neon, Inter, Original e SuperDigital, será que o Nubank consegue competir aqui? É o que vamos analisar nos próximos parágrafos.

Já faz algum tempo que estamos usando a modalidade chamada de NuConta, desde que recebemos o convite, algumas coisas novas apareceram e portanto, já dá para ter uma boa idéia de como está perante os demais.

Nada de aplicativo separado, a NuConta funciona dentro do aplicativo do Nubank, poupando aplicativos a serem abertos e gerenciados, porém apesar de ser o mesmo aplicativo e da mesma empresa, financeiramente são produtos separados e como a própria empresa deixa claro, se houvesse do Nubank quebrar, o dinheiro dos clientes da NuConta não poderia ser utilizado para cobrir, mesmo que funcione em modo de investimento sem o FGC (Fundo garantidor de crédito).

Essa parte pode ficar um pouco confusa, então vamos explicar. A NuConta oferece como principal diferencial, o rendimento de qualquer quantia parada em conta, para isso a instituição emprega seu dinheiro em CDI de liquidez diária, o retorno é maior que a poupança, mas possui imposto de renda direto da fonte. Porém, a NuConta não faz esse crédito em seu CPF, mas sim no nome da própria instituição, por este motivo não há a proteção do Fundo garantidor de crédito, caso ocorra uma quebra da instituição controladora. Por isso o NuBank tenta deixar claro que apesar disso, seu dinheiro está seguro.

Interface atual da NuConta

Falando nisso, esse principal diferencial da NuConta é uma faca de duas pontas, apesar de garantir que seu dinheiro estará sempre rendendo, se você o movimentar em menos de 30 dias após o depósito, terá desconto de IOF, tendo assim perdas ao invés de lucro. Portanto, a NuConta acaba tendo como principal foco, o armazenamento de fundos de emergência ou investimento, visto que quanto mais tempo o dinheiro permanece, maior o rendimento, menor o imposto de renda sobre o lucro obtido e isenção do IOF.

Explicado, vamos para a questão do depósito de valores, hoje só existem duas maneiras de colocar seu dinheiro na NuConta, transferência bancária de outro banco ou boleto bancário, isso é um grande problema quando comparado com opções como o SuperDigital que conta com depósito em caixa eletrônico (através da rede Santander), boleto bancário, transferência bancária e pagamento por bankline. Ou seja, mais uma vez a NuConta não serve para ser operada como sua conta principal, não existem maneiras práticas de receber seus montantes e após isso, o dinheiro tem que ficar parado pelo mínimo de 30 dias.

Mas tudo bem, até aí a própria Nubank deixa claro que a NuConta não serve como conta principal e que nem mesmo opera como uma conta bancária e sim como uma conta de pagamentos, termo previsto na legislação do segmento.
O problema é que não existem vantagens em usar a NuConta que não seja para investir algum montante de dinheiro, visto que o retorno prometido é de 100% do CDI. A conta não possui serviços ou ferramentas adicionais, comporta apenas a transferência e pagamento de boletos e do próprio Nubank, prometendo neste caso, a liberação do saldo no mesmo instante. Importante destacar que até o momento, também não tem interface web, sendo controlada unicamente pelo aplicativo do cartão de crédito.

Como destaque adicional, podemos salientar que mais uma vez o Nubank mostra-se uma instituição livre de excessos burocráticos e abrir a conta é simples e rápido, ao contrário do Inter que tem um processo extremamente burocrático e moroso, além de ineficaz, diga-se de passagem.

Portanto, se procuras um local para investir alguma grana adicional, ao invés da tradicional Poupança, a NuConta pode ser uma boa opção, tendo até um gráfico que mostra o rendimento atual e o previsto para os próximos meses. Se procuras uma conta digital para movimentações, a NuConta não é uma alternativa neste momento e talvez seja melhor dar uma olhada no Neon ou SuperDigital.

Disqus Comments Loading...
Compartilhar

Matérias Recentes

Cartão de crédito Méliuz – Cashback em todas as compras – Vale a pena?

Já faz algum tempo que o Méliuz, serviço de cashback em compras, se quer saber mais sobre ele clique aqui,… Leia mais

1 dia ago

Ame Digital – A evolução da conta digital da Americanas e Submarino

O Ame nasceu como uma solução própria do grupo B2W, responsável pela Americanas, Shoptime, Submarino e Sou Barato, para fidelização… Leia mais

2 dias ago

Alfred – O aplicativo para fãs de cinema

Alfred é uma rede social para aqueles que são fãs de cinema, controlado e desenvolvido pela FlixMedia, sua proposta é… Leia mais

2 dias ago

O Que Todo Mundo Precisa Saber sobre Segurança no Linux

Muitas pessoas consideram os sistemas Linux como sendo mais seguros e, em alguns casos, até mesmo “imunes” aos principais vírus… Leia mais

2 semanas ago

C6 Bank – Vale a pena usar o rival do Nubank?

C6 Bank é a nova fintech que pretende concorrer com Inter, Nubank, Neon e outros players o mercado de banco… Leia mais

2 semanas ago

A Internet das Coisas vai revolucionar o cotidiano

Primeiramente vamos deixar claro o que é a IoT, ou Internet das Coisas. Trata-se de um conceito sobre objetos do… Leia mais

3 semanas ago

Utilizamos de cookies e outras tecnologias, para personalizarmos os conteúdos e a publicidade, oferecermos os botões sociais e analisar o tráfego