O que é Android WebView e Google WebView? - Linux Centro
Google WebView Android WebView
Android Dicas

O que é Android WebView e Google WebView?

Quando você acessa o menu de opções de desenvolvedor no Android, você acaba se deparando com uma função que lhe dá 3 opções, sendo elas: “AOSP WebView, Google WebView e Chrome”, mas afinal o que são elas e quais as suas diferenças?

Primeiramente temos que ter em mente o que é o Android WebView, este trata-se de um módulo do Android que permite que aplicativos abram sites web internamente, ou seja, torna viável que os aplicativos exibam janelas como a de autenticação do Facebook.

Antes do Android 5.0, o Android WebView era um módulo desenvolvido e atualizado junto ao sistema, construído sobre o WebKit. Desde o Loolipop, a Google passou a utilizar o Chrome como base do WebView, melhorando as questões de segurança, passando a atualizar esse módulo independente do sistema e também adicionando a possibilidade de aplicativos abrirem qualquer tipo de navegação web, sem precisar fazer o usuário sair do app.

Mas apesar do WebView basear-se no Chrome, ele não é o Google Chrome, mas sim apenas uma pequena parte dele, como a própria Google define na descrição do Google WebView, ele utiliza de tecnologias do Chrome, mas não é o navegador completo.

Essa separação permite que a Google diminua o tamanho dessa aplicação, não haveria sentido um módulo do sistema que serve para adicionar uma funcionalidade em aplicações, ter inúmeras funções complexas do Chrome como sincronização, favoritos e assim por diante.

Mas já faz tempo, que dispositivos Android que são certificados para usar a Play Store, carregam o Google Chrome como navegador nativo, pensando nesse cenário, a Google permite que o sistema utilize de uma vez o navegador completo, não fazendo com que o usuário tenha que ter os dois instalados desnecessariamente, economizando espaço desta forma.

E o AOSP WebView? Este nada mais é do que o mesmo módulo, mas utilizando o Chromium que é o projeto de código aberto em que o Google Chrome é baseado, para distribuir junto ao Android Open Source Project, é usado esta versão com Chromium, visto que o Chrome é de código proprietário. Do AOSP WebView, nasce o Google WebView, da mesma forma que do Chromium nasce o Google Chrome.

Ficou alguma dúvida? Fique a vontade para nos perguntar! Você pode usar os comentários abaixo, nossa comunidade no Google Plus, nossa fanpage no Facebook e até por e-mail. Vale lembrar que agora também estamos no Youtube e por lá até surgiu um vídeo sobre esse assunto, o qual você encontra logo no início da matéria!