Otto Assistente Financeiro - Linux Centro
Android Aplicativos

Otto Assistente Financeiro

Ter um controle financeiro é algo extremamente importante para saúde de nosso orçamento pessoal ou familiar, garantir o agora e o futuro, exige que sempre acompanhemos nossas despesas e saibamos onde estão os gastos e ganhos.

Porém nem sempre é assim que acontece, por falta de costume ou mesmo de encontrar uma ferramenta amigável, acabamos por não mantermos o controle de nosso orçamento.

Otto assistente financeiro, procura desmistificar a questão de ser difícil manter o controle dos gastos e apresenta uma ferramenta mais amigável, inspirada em assistentes como Google Assistente e Siri para lhe ajudar no controle das despesas.

Funcionando como um chat, ao abrir o aplicativo, o usuário será orientado a cadastrar seus ganhos e suas despesas, cada passo é orientado pelo assistente, em uma conversa mais informal, com um tom mais amigável.

Depois de tudo cadastrado, a aplicação passa a te avisar sobre o vencimento de contas próximas, ao ser aberta mostra os seus ganhos previstos, separando o que já foi ganho e o que está por vir, suas despesas totais, também separando o que já foi pago e o que existe para pagar. Ainda no mesmo relatório, o aplicativo já exibe seus atuais investimentos e por fim, seu saldo final do mês atual e mês anterior.

Toda essa informação é entregue em uma tabela bem organizada e de fácil entendimento, no entanto, basta clicar sobre o ícone de de interrogação para maiores explicações sobre aquele dado.

Exemplo de gráfico gerado pelo Otto para ajudar no controle do seu orçamento.

Com uma interface de chat bem semelhante ao Messenger do Facebook, no lugar do campo para digitação de texto, temos os balões com solicitações (conversas) já prontas, é possível pedir ao assistente uma visualização dos seus gastos detalhados, seu saldo, próximas contas a vencer e até mesmo um gráfico, onde o aplicativo faz uma análise de seus ganhos e mostra em uma barra verde os gastos ideais e em uma vermelha, seus gastos atuais, procurando mostrar ao usuário onde deve ser ajustado para equilibrar seu orçamento.

Porém o aplicativo não restringe-se ao chat, quem prefere olhar de modo convencional a lista de despesas e ganhos, também encontrará essa opção no menu do Otto.

Ainda existe a opção de orçamento familiar, aqui é possível criar um controle para compartilhar com outras pessoas, ideal para quem é casado e divide as contas, possui conta conjunta e assim por diante.

A proposta do aplicativo é bem interessante e ajuda a facilitar o uso de um gerenciador financeiro, porém sentimos falta de algumas funcionalidades que tornariam tudo mais intuitivo, como a capacidade de reconhecer o SMS do banco sobre compras, para inserir aquela despesa automaticamente.

Informar como estão as despesas e ganhos para o mês seguinte e já adiantar o saldo remanescente previsto para ele, também seria ideal, essa prática ajuda a controlarmos o antes, agora e depois do orçamento (principalmente se o usuário tem costume de usar cartão de crédito ou efetuar parcelamentos).

Demonstração do Otto em funcionamento. Imagem/Reprodução: ottoassistente.com.br

O aplicativo é gratuito com praticamente todas as funções principais liberadas, quem estiver disposto a pagar uma assinatura de R$ 4,99 ao mês, pode usar o aplicativo offline, criar contas ilimitadas dentro do aplicativo e cadastrar sonhos (objetivos). Os que se dispuserem a pagar R$ 12,99 ao mês, poderão criar carteira de investimento, usar o orçamento familiar e ter suporte premium dos desenvolvedores.

Para baixar e testar o Otto Assistente Financeiro, clique no botão que está no topo desta matéria, caso ainda não tenha a Linux Centro Store instalada, será solicitada a instalação de nossa loja, antes do app.