Android Aplicativos

Super Backup – Backup completo de seu Android

Super Backup é um eficiente aplicativo de backup completo de seu dispositivo Android, gratuito e com integração ao Google Drive.

A Google já oferece o backup de contatos alguns anos para quem loga com sua conta do Gmail, nas versões mais recentes o Android oferece um backup mais completo que inclui senhas, fotos, aplicativos e suas configurações.

No entanto desse backup nativo ficam a faltar as mensagens de texto, o log de ligações e as configurações de diversas aplicações, isso porque o backup das informações da aplicação é opção do desenvolvedor habilitar ou não, e a grande maioria (infelizmente), não optou por permitir que os dados de configuração da aplicação fosse armazenados para que na próxima instalação tudo inicie exatamente de onde parou.

Eis que nesse cenário entra o Super Backup, oferecendo um canivete suiço para backups, a aplicação consegue efetuar o backup de praticamente qualquer dado do smartphone, o que inclui aplicações e suas configurações (Para o backup das configurações das aplicações é necessário que seu smartphone esteja com root).

Sua interface é simples, uma barra no topo mostra quanto espaço de seu aparelho foi consumido e quanto ainda existe disponível, logo abaixo temos ícones com rótulos, que inclui aplicativos, mensagens, contatos, registro de chamadas, agendas, favoritos, fotos e Google Drive.

O último ícone, o do Google Drive, serve para você escolher a conta da Google que receberá os arquivos de backup, apesar de ser possível manter no cartão de memória, caso não goste de enviar para a nuvem.

Ao clicar em cada uma das opções, você encontra um menu com opções para backup, restauração, visualização de backup e exclusão de backup. Exceto para a tela de apps, onde é listado todos os aplicativos que você possui instalado e é possível escolher um ou mais apps para receberem o backup, da mesma forma ocorre com a restauração.

Porém o Super Backup vai além disso e em suas configurações é possível automatizar todo o processo, escolhendo a quantidade de vezes que o backup automático deve ocorrer (uma vez por dia, a cada 03 dias e assim por diante), o seu local de armazenamento, se deve ser enviado para o Google Drive e até mesmo optar pela exclusão automática, após ter sido salvo na nuvem.

Infelizmente os únicos que não estão inclusos no  envio para a nuvem são os aplicativos, para esses é feito o backup automático e salvo localmente.

Apesar da interface do Super Backup não ser das mais belas e não aproveitar o Material Design da Google é evidente a qualidade da aplicação para quem deseja funcionalidades de backup para seu dispositivo.

Para deixar tudo mais interessante, todas as funções do Super Backup estão disponíveis na versão gratuita, porém o uso de publicidade está presente para a monetização do aplicativo, sendo encontrado um banner na tela principal da aplicação e um pop up é aberto vez ou outra, quando clicamos para sair da aplicação. Caso você não queira conviver com a publicidade do Super Backup, é possível comprar a versão premium por volta de R$ 7.50 e remover por completo os banners publicitários.

Para baixar o Super Backup, clique no botão que está no topo dessa matéria, caso ainda não tenha a Linux Centro Store instalada, será solicitada a instalação de nossa loja, antes do aplicativo.

View post on imgur.com