Como transferir arquivos entre PC e Android sem fio - Linux Centro
transferir arquivos
Tutoriais

Como transferir arquivos entre PC e Android sem fio

A cada dia queremos nos livrar mais e mais dos fios, no entanto, em algumas situações nos vemos presos à eles, por exemplo, na hora de transferir grandes arquivos entre seu computador e smartphone. Nem sempre é vantajoso ou prático subir um arquivo de mais de 2GB para a cloud, para depois o baixar novamente, diante desse cenário, como transferir grandes arquivos sem utilizar o cabo USB?

É sempre interessante notar que existe o Bluetooth, mas para transferir arquivos ele acaba não sendo a solução mais eficiente, conexões usando a rede local mostram-se mais eficientes e nesta matéria vamos indicar algumas bem interessantes e que devem lhe ajudar a abdicar-se dos cabos USB.

Xiaomi – Gerenciador de arquivos

Para quem tem smartphones da Xiaomi com a MIUI (Os com Android One não enquadram-se aqui), possuem algumas soluções nativas e eficientes para troca de arquivos, sendo que com o gerenciador de arquivos da Xiaomi é possível usufruir do protocolo FTP para isso.

Basta o usuário acessar o gerenciador de arquivos da Xiaomi e procurar a opção de “Transferência de arquivos”, ele será levado para uma tela cheia que exibe a atual rede conectado e um botão para iniciar o “servidor”. Em apenas um clique é ativado e exibido em tela o IP do FTP, bastando em seu computador você o acessar pelo Nautilus, Dolphin ou programas específicos para isso, como o Filezilla. Entre algumas configurações interessantes no FTP da MIUI, está a possibilidade de setar um usuário e senha para que, quando ativar o FTP, apenas autenticando-se seja capaz de transferir arquivos. Durante a inicialização o aplicativo também pergunta se você quer que os arquivos sejam escritos no SD ou na memória principal.

KDE Connect

Esse vai muito além de simplesmente permitir a transferência de arquivos, o KDE Connect é uma solução nativa do ambiente gráfico KDE para distribuições Linux que promove uma integração total com seu smartphone Android. Com ele você passa a ser capaz de receber as notificações do smartphone no PC e do PC no smartphone, enviar SMS pelo computador, compartilhar entre os dispositivos a área de transferência, tornando possível copiar um texto no PC e o colar em algum aplicativo de seu smartphone.


Entre dezenas de funções o KDE Connect cria uma opção no menu de contexto de seu gerenciador de arquivos, permitindo que você clique com o botão direito do mouse e escolha enviar para seu smartphone o arquivo desejado. Também existe a integração do seu smartphone que é exibido como um dispositivo USB conectado a máquina, permitindo que você navegue pelos diretórios e arquivos de seu Android, sem estar usando qualquer tipo de cabo.

O KDE Connect necessita que o usuário instale o aplicativo em seu Android e faça a primeira configuração, que envolve o emparelhamento e conceder as permissões para que tudo funcione, esse procedimento é necessário apenas uma vez e o usuário pode até mesmo limitar algumas das funções oferecidas.

Solid Explorer

O Solid Explorer é um gerenciador de arquivos para Android que é um verdadeiro canivete suíço, repleto de funções e o que não tem nativamente, tem em forma de plugin. Entre uma de suas funções está o suporte a LAN/SAMBA, permitindo que você conecte-se com os diretórios e máquinas que estão compartilhados sobre esse protocolo na sua rede.

O aplicativo não permite que você compartilhe na rede SAMBA um diretório do Android, mas permite que você acesse e navegue em qualquer diretório compartilhado em seu PC ou Notebook, desta forma, basta você acessar pelo Solid Explorer o diretório compartilhado de sua máquina e copiar o conteúdo desejado para seu smartphone ou mesmo, colar ali o conteúdo do seu smartphone para o PC.

SuperBeam

Este é um aplicativo desenvolvido pela LiveQoS que possui total foco na atividade de compartilhamento de arquivos entre dispositivos. Seu funcionamento é bem simples, basta você selecionar na aplicação se você deseja receber ou enviar arquivos, quando for para receber, é necessário escanear o QR Code gerado na tela de quem está enviando ou digitar o código de autorização.

O SuperBeam possui aplicação para Android, IOS, Windows, MAC e Linux, no PC ele é uma aplicação portável em JAVA, precisando apenas que você tenha a máquina java instalada em sua máquina e dar dois cliques no executável.

O aplicativo tem capacidade de transferir não somente um único arquivo como diretórios e toda a sua estrutura interna, sendo uma solução bem interessante para quem quer algo simples e unicamente focado neste tipo de atividade.

Infelizmente o SuperBeam não recebe atualizações desde 2015, a última postagem da desenvolvedora tem um ano e foi para anunciar a versão Lite do aplicativo. No entanto o aplicativo ainda tem seu funcionamento total e pode sim, ser utilizado sem grandes problemas ( o único detalhe fica para o fato do aplicativo não conseguir enquadrar-se em telas grandes, mas isso também tem acontecido com alguns aplicativos atuais).

E você, já conhecia essas opções? Conhece alguma outra que não foi colocada aqui, mas que pode ser de grande ajudar para outros leitores? Nos conte no espaço de comentários logo abaixo!