Como usar o Logitech Unifying no Linux - Linux Centro
logitech
Tutoriais

Como usar o Logitech Unifying no Linux

O Logitech unifying é um receptor nano USB capaz de fazer o emparelhamento com até 6 periféricos, isso é excelente para economizar portas USB e administrar seus produtos sem fio, como teclado e mouse.

Tudo que você precisa fazer é plugar o Logitech unifying e depois sair conectando os perifèricos que deseja, podendo em qualquer momento, substituir um por outro. Para esse gerenciamento a Logitech fornece um software que está disponível apenas para Windows, desta forma, como usar o Logitech unifying no Linux?

A resposta é simples e tão prática como a solução original da Loigtech, basta utilizar o Solaar, um programa disponível no repositório das principais distribuições Linux. Tudo que você precisa fazer é abrir a central de programas da sua distribuição Linux e procurar pelo Solaar, depois o instale.

Uma vez instalado, ao abrir o programa você se depara com uma interface que mostra o seu receptor e todos os periféricos que estão conectados a ele, clicando sobre o nome do dispositivo é exibido um botão para emparelhar novos dispositivos, o processo é bem simples, uma janela pede para que você desligue e ligue o periférico que deseja conectar, feito isso, o programa informa que o conectou e o exibe na lista.

logitech
Interface de gerenciamento do Solaar para os periféricos da Logitech

Por falar nisso, ao clicar nos periféricos listados você consegue informações como o nome e modelo, quantidade de bateria restante, possibilidade de configurar as funções de seu teclado e até mesmo se o dispositivo usa de criptografia para a transmissão das informações.

Se você quiser manter o Solaar aberto, ele gera um ícone na sua área de notificações, informando a bateria de seus periféricos em tempo real e gerando uma notificação quando um deles é ligado ou desligado. Porém, caso não veja necessidade dessas informações, uma vez que tenha emparelhado o periférico, você pode encerrar o Solaar por completo.