Categorias: Android Aparelhos

Xiaomi Redmi 4X – Vale a pena comprar esse Android?

O Xiaomi Redmi 4X é um smartphone lançado no início deste ano, 2017, com uma tela de 5 polegadas e um potente hardware, é mais um dos poderosos aparelhos que a chinesa Xiaomi entrega ao mercado para competir no segmento de intermediários. O aparelho é facilmente encontrado de 650 a 900 reais á pronta entrega, no Mercado Livre, mas será que vale o investimento?

Desempenho

O Redmi 4x faz bonito como praticamente todos os dispositivos da Xiaomi, tendo 3GB de memória RAM e um Qualcomm 435 de oito núcleos, sendo quatro núcleos de 1.4GHz e quatro de 1.1GHz, o dispositivo é excepcional em seu multitarefa e não sofre nem mesmo no momento de tarefas mais pesadas.

Usamos o aparelho por dias com diversas tarefas do cotidiano, sem preocuparmos em fechar as aplicações, dessa forma trocava-mos constantemente entre Google Play Music, Facebook, Google Chrome, Santander, Mercadolivre, WhatsApp, Messenger, Google Drive e outras aplicações que surgisse a necessidade de uso no momento, o aparelho em momento algum apresentou engasgos ou lentidão, dando todas as respostas de imediato e como todos os recursos visuais que a MIUI nos entrega.

Em jogos, utilizamos o aparelho em jogatinas com Asphalt Xtreme, Assassin’s Creed Identity e Gangstar Orleans, em todos eles o aparelho apresentou fluidez, até mesmo quando colocava-mos o jogo em segundo plano para acessar outro aplicativo ou conversar no WhatsApp. A Adreno 605, GPU que acompanha o aparelho, mostrou dar conta do recado.

O sensor biométrico respondeu todas as nossas ações de imediato, na verdade é um dos melhores que já pudemos experimentar, não tendo grandes problemas com a posição do dedo, basta colocarmos o dedo para que a tela seja desbloqueado, façamos o login no aplicativo de banco e qualquer outro que dê suporte.

Design

A Xiaomi costuma seguir o mesmo padrão em seus dispositivos, com exceção da série Mi onde acontecem as maiores mudanças, com isso não temos nada muito diferente do que é encontrado em outros dispositivos da série Redmi. O corpo feito em metal rígido e liso, dá um visual elegante ao aparelho, além de ajudar com o resfriamento, em momento algum sentimos o aparelho realmente quente como ocorre com alguns concorrentes.

Na parte traseira temos o sensor biométrico, centralizado, enquanto a câmera fica posicionada na parte superior esquerda, junto com o flash.

A parte frontal consegue entregar uma experiência com poucas bordas laterais, levemente curvadas para melhorarem a “pegada” do aparelho. Na parte superior está o alto falante de ligações e câmera frontal, enquanto na parte inferior estão os botões capacitivos e o led de notificação, na parte de baixo do aparelho está localizado o alto falante de mídia.

Tela

A tela do Redmi 4X é de qualidade e bom tamanho, são 5 polegadas com resolução HD (1280×720) e 294 ppi. Apesar da baixa quantidade de densidade de pixels, quando comparado com alguns concorrentes, ela é suficiente para não permitir que o usuário veja-os na tela e tenha uma imagem de qualidade.

A tela IPS do aparelho não somente apresenta imagens nítidas e de qualidade, como tem um brilho forte que ao ser usado pela metade, já consegue-se usar em ambientes mais claros e quando sob o sol forte, o brilho em seu total resolve o problema.

Câmera

Foto tirada com o Redmi 4X em ambiente de baixa iluminação, usando o flash.

A câmera do Redmi 4X cumpre o papel de forma mediana, não é de baixa qualidade e consegue tirar boas fotos em 4160x3120px, sendo que a traseira tem 13MP e a frontal 5MP. A filmagem também fica no mesmo patamar de qualidade, atendendo o usuário padrão, mas não aquele que procura imagens mais profissionais, vale destacar que o aparelho é capaz de filmar em Full HD e a câmera mostrou um desempenho acima da média em ambientes escuros.

Alguns destaques para o software de câmera do Redmi 4x, ficam para a capacidade de identificação de rostos na câmera frontal, fornecendo idade e gênero e oferecendo possíveis melhorias na fotografia. Para a traseira e frontal, existe um leque de efeitos adicionais, tais como encontrados em aplicativos como o Instagram.

Bateria

View post on imgur.com

Aqui o Redmi 4X brilha de forma que são poucos os aparelhos que podem competir com sua eficiência. Equipado com uma bateria de 4.100 Mah, o dispositivo conseguiu sempre ficar mais de 24 horas longe da tomada.

Nos prints que colocamos nessa matéria, o aparelho fora utilizado com frequência, usado para música com o Google Play Music, esteve sempre conectado a internet, foi utilizado para breves jogatinas, navegação na internet, consumação de pequenos vídeos, uso do Facebook, Mercado Livre, Google Chrome e vários outros aplicativos. Toda essa utilização marcou mais de 6 horas de tela e ainda assim, depois de 1 dia e 2 horas longe da tomada, o Redmi 4X ainda tinha mais de 30% de sua bateria.

Essa conquista de independência energética é marcada pelo uso do Qualcomm Snapdragon 435 e um excepcional gerenciamento energético da MIUI.

Sistema

O Redmi 4X carrega o sistema desenvolvido pela própria Xiaomi, a MIUI, baseada no Android e recheada de recursos e funções próprias.

A Xiaomi é sem dúvidas a fabricante que faz o melhor trabalho com o Android, seu desenvolvimento próprio consegue garantir longevidade em atualizações a todos os seus aparelhos, recursos diferenciados e uma eficiência energética sem igual.

A MIUI 8 que é a utilizada no Xiaomi Redmi 4X, já anunciada a chegada da MIUI 9 para ele, aplica eficientes técnicas de hibernação nos aplicativos, identificando os de maior consumo, sem prejudicar a utilização. Essa otimização ocorre o tempo todo, sem ter relação com a função de “economia de energia” essa é um extra, que pode ser configurado para ser ativada em determinados horários ou quando o aparelho está abaixo de 20% de energia, aqui o sistema toma uma forma mais drástica para garantir a economia, desativando a sincronização e congelando os aplicativos com mais frequência.

Mas não é somente no gerenciamento de bateria que a MIUI faz bonito, o sistema ainda conta com possibilidade de clonar aplicativos, permitindo que você use nativamente mais de uma conta no WhatsApp, por exemplo. Antivírus e um sistema de gerenciamento nativo de limpeza de armazenamento estão presentes no sistema, ambos agem em segundo plano de tempos em tempos, sem grandes alardes.

Armazenamento

O Redmi 4X conta com 32GB de armazenamento, ficando pouco mais de 25GB disponível ao usuário. Além disso o aparelho suporta cartões de memória de até 128GB, porém aqui vale um detalhe, o slot de memória é dividido com o do chip, portanto o usuário deve escolher entre usar um chip nano e um cartão de memória ou dois chips (nano e convencional).

A Xiaomi ainda oferece 5GB gratuitos para armazenamento de fotos, documentos, contatos e músicas na nuvem, com a Mi Cloud. Porém na versão Global, o usuário também conta com os GApps, portanto não se preocupe, a sincronização automática do Google estará também presente, ficando a da Mi Cloud como opcional.

O Xiaomi Redmi 4X é um aparelho que oferece grande qualidade, inúmeros recursos e boa durabilidade, ainda contando com o histórico de uma empresa que tem como prática oferecer muitos anos de atualizações para seus equipamentos. Dessa forma é difícil não considerar o Redmi 4X como uma excelente escolha, principalmente ao considerar que os seus concorrentes costumam custar quase o dobro de seu valor.

Disqus Comments Loading...
Compartilhar

Matérias Recentes

O primeiro notebook com GPU Quadro RTX 6000

SANTA CLARA, Calif., 5 de setembro de 2019 —A NVIDIA e a ASUS hoje anunciaram que as GPU Quadro RTX™ 6000 alimentarão o… Leia mais

3 horas ago

Gears POP! – Vale a pena o jogo da Microsoft para Android e IOS?

Recentemente Xbox Game Studios, antiga Microsoft Studios, divisão de jogos da Microsoft, liberou o “Gears POP!” um game para Android… Leia mais

1 semana ago

GCam – Use o Google Camera em seu Xiaomi Pocophone F1

A Google Câmera, ou GCam, como ficou conhecida é atualmente uma dos melhores aplicativos para câmeras do mercado. (mais…) Leia mais

2 semanas ago

Vivaldi – Navegador chega a versão 2.7 com melhorias

Amanhã, 21 de agosto de 2019, uma quarta-feira, os usuários terão a sua disposição a versão 2.7 estável do navegador… Leia mais

2 semanas ago

Firefox Preview – O novo navegador para Android

Alguns não sabem, mas a Mozilla tem em seu planejamento uma total reformulação do seu navegador para Android, para seguir… Leia mais

3 semanas ago

2,8 bilhões em fraudes evitadas com avaliação de risco de e-mails

Para combater o crescimento do número de tentativas de fraudes online, que têm custado bilhões de dólares às companhias anualmente,… Leia mais

3 semanas ago

Utilizamos de cookies e outras tecnologias, para personalizarmos os conteúdos e a publicidade, oferecermos os botões sociais e analisar o tráfego