Xiaomi Redmi Note 4 - Vale a pena comprar esse Android? - Linux Centro
xiaomi redmi note 4
Android

Xiaomi Redmi Note 4 – Vale a pena comprar esse Android?

Encontrado na casa dos R$ 700 reais (Na Gearbest pode ser comprado por média de R$ 420 reais), o Xiaomi Redmi Note 4 é um aparelho lançado pela chinesa no primeiro semestre de 2016, recebendo constantes atualizações e um dos modelos populares em território brasileiro, facilmente encontrado em marketplaces. Mas será que compensa comprar esse smartphone Android? É o que o Linux Centro vai te dizer nos próximos parágrafos.

Hardware

Em hardware o Note 4 faz bonito e continua sendo um aparelho que compete de igual para igual com os lançamentos atuais, na verdade, seu preço o torna bem mais atraente que opções mais famosas como a linha Moto ou Zenfone.

Um processador de oito núcleos de 2.0Ghz que forma o Qualcomm Snapdragon 625, combinado a 3GB de memória RAM e a GPU Adreno 506.

São 5.5 polegadas em uma tela IPS LCD com imagem Full HD e com 401 ppi (densidade de pixels na tela), uma câmera traseira de 13MP que fotografa em resolução de 4160 x 3120 pixels e filma em Full HD possuindo dois leds em sua parte traseira, junto ao leitor biométrico. A câmera frontal é de 5MP e consegue filmar em HD.

O conjunto é embalado em um corpo metálico, com bordas superiores em plástico e equipado com uma bateria de 4100mAh.

Essa breve descrição já nos deixa evidente que o Redmi Note  4 bate de frente com vários lançamentos recentes e em alguns pontos até ganhando, como em armazenamento, onde traz 32GB e suporte a cartão de memória. Mas será que toda essa configuração, faz bem seu trabalho no dia a dia?

Desempenho do Xiaomi Redmi Note 4

O Xiaomi Redmi Note 4 é contemplado com a MIUI, a versão do Android desenvolvida pela Xiaomi, seguindo sua própria linha de desenvolvimento e lançamentos, a MIUI é praticamente um fork do Android, pegando a base de uma das versões liberadas pela Google e seguindo o desenvolvimento indefinidamente. Talvez um dos maiores destaques da Xiaomi seja realmente seu excelente trabalho em desenvolvimento, a empresa não somente consegue manter seus aparelhos atualizados por muitos anos, como inclui funções exclusivas e tem seu sistema bem otimizado para o hardware de seus dispositivos.

O resultado é um dispositivo com excelente fluidez, capacidade de execução de atividades pesadas, mesmo tendo um hardware intermediário e um bom gerenciamento de bateria.

Travamentos e perda de desempenho no Redmi Note 4 é algo que não conseguimos presenciar, o aparelho se sai bem no multitarefa diário e também na execução de jogos que exijam de mais processamento.

Bateria

Como comentado anteriormente, a Xiaomi faz um bom trabalho de gerenciamento de energia em seu sistema, tarefas como congelamento de aplicações, parada de atividades desnecessárias em segundo plano, desligamento automático de dados ou wifi em determinado período, são inúmeras as funções que procuram aumentar a eficiência energética do Redmi Note 4 e o fazem conseguir ficar mais de 24 horas longe da tomada.

Tela

A tela do Redmi Note 4 é de excelente qualidade, são 5.5 polegadas com resolução Full HD e 401 ppi. Uma densidade de pixels na tela suficientes para que não seja possível notar qualquer pixel nas imagens e oferecer a melhor qualidade de resolução possível.

A tela IPS do aparelho não somente apresenta imagens nítidas e de qualidade, como tem um brilho forte, consegue-se usar em ambientes mais claros com o brilho na metade e quando sob o sol forte, o brilho em seu total resolve o problema.

Câmera

A câmera do Redmi Note 4 cumpre o papel de forma mediana, consegue tirar boas fotos em alta resolução, mas percebemos que em ambientes escuros, o flash não se sai tão bem como ocorre com o Redmi 4X que já analisamos aqui no Linux Centro, no Note 4 a luz do flash tende a estourar a imagem e sua qualidade, assim como resolução é um pouco inferior ao Note 3 Pro lançado no mesmo ano e teoricamente seu antecessor. Vale destacar que o aparelho também é capaz de filmar em Full HD, sendo uma boa opção para guardar de forma bonita os bons momentos de seu dia a dia.

Alguns destaques para o software de câmera dos aparelhos da Xiaomi ficam para a capacidade de identificação de rostos na câmera frontal, fornecendo idade e gênero e oferecendo possíveis melhorias na fotografia. Para a traseira e frontal, existe um leque de efeitos adicionais, tais como encontrados em aplicativos como o Instagram.

Armazenamento

O Redmi Note 4 conta com 32GB de armazenamento, ficando pouco mais de 25 GB disponível ao usuário. Além disso o aparelho suporta cartões de memória de até 128GB, porém aqui vale um detalhe, o slot de memória é dividido com o do chip, portanto o usuário deve escolher entre usar um chip nano e um cartão de memória ou dois chips (nano e convencional).

A Xiaomi ainda oferece 5GB gratuitos para armazenamento de fotos, documentos, contatos e músicas na nuvem, com a Mi Cloud. Porém na versão Global, o usuário também conta com os GApps, tendo dessa forma a sincronização automática e ilimitada do Google a sua disposição.

O Xiaomi Redmi Note 4 é um aparelho que oferece grande qualidade, inúmeros recursos e boa durabilidade, ainda contando com o histórico de uma empresa que tem como prática oferecer muitos anos de atualizações para seus equipamentos é muito válido colocar o Note 4 como opção de compra, desbancando diversos nomes mais fortes do mercado nacional.