Zenfone 5 - Custom Rom Android 8 Oreo AOSP - Linux Centro
Asus Zenfone 5
Android Rom

Zenfone 5 – Custom Rom Android 8 Oreo AOSP

O Asus Zenfone 5 é um aparelho de 2014 que ganhou muita popularidade frente a concorrentes como o Moto G, usando o descontinuado processador Intel Atom dual core de 1.2Ghz e tendo 2GB de memória, com 8GB de armazenamento, o dispositivo ainda contava com suporte a cartão de memória de até 64GB uma tela na resolução de 720×1080 pixels em 5 polegadas com 294 ppi de densidade. Uma câmera de 8MP na traseira com Led e uma frontal de 2MP fecham o pacote.

Infelizmente, de forma oficial, o Zenfone 5 não deve receber o Android 8 Oreo, mas a comunidade já conseguiu introduzir o dispositivo na nova versão do sistema mobile da Google.

A custom ROM está em desenvolvimento e segundo seu desenvolvedor, ainda possui algumas falhas ao trabalhar com conteúdo multimídia, câmera e com os drivers RIL (Radio Interface Layer).

Antes de prosseguir nesta matéria, entenda que o Linux Centro e o autor deste artigo não responsabilizam-se e nem podem ser responsabilizados por quaisquer danos que venham a ser causados em seu aparelho, seguir o procedimento aqui descrito é de escolha e responsabilidade exclusiva do usuário.

Para efetuar a instalação da  AOSP Android 8 Oreo no Asus Zenfone 5, você precisará :

Tendo todos os requisitos acima, vá até o menu de desenvolvedor de seu smartphone e habilite a opção de depuração USB, caso o menu não esteja sendo exibido, basta ir até a opção “Sobre o telefone” e clicar sete vezes sobre a versão do build, será exibida uma mensagem que o menu de desenvolvedor foi disponibilizado. Agora desligue o smart, e o ligue segurando “Volume baixo +  Botão Power” até que você veja a tela do fastboot.

Abra o diretório de sua distribuição Linux, onde você baixou os arquivos da ROM e clique com o botão direito do mouse, em uma área livre, selecionando “Abrir terminal aqui”

Você precisará executar alguns comandos do fastboot e ADB, se já o tem instalado, apenas conecte o Asus Zenfone 5 em sua entrada USB, caso ainda não tenha instalado o fastboot, veja aqui como instalar.

Com o telefone na tela de bootloader/fastboot, digite o seguinte comando no terminal Linux:

sudo fastboot device

Se ele retornar um código para você, seu aparelho foi reconhecido com sucesso, em caso contrário, desconecte e reconecte no USB. Lembrando que caso esteja lendo essa matéria e usando o Windows, o sistema da Microsoft requer a instalação de drivers para seu smartphone, disponíveis no site da ASUS.

sudo fastboot flash boot boot.img

sudo fastboot flash system system.img

A cada linha acima executada, uma ação de retorno ocorrerá no terminal, procure validar se você recebeu um “ok”. Terminado o processo de instalação, execute o seguinte comando:

sudo fastboot reboot

Se tudo ocorreu corretamente, o aparelho será reiniciado e você verá a tela de boot por alguns minutos, enquanto o sistema termina a instalação.