Categorias: Curiosidades

Noticias falsas podem impactar resultado das eleições?

Faltando algumas semanas para o primeiro turno das eleições no Brasil, a Avast divulgou uma interessante pesquisa para com os brasileiros. O levantamento tinha como intuito entender o quanto as notícias promovidas em redes sociais podem impactar na escolha dos candidatos.

Este assunto surge em momento oportuno, visto que nas últimas eleições dos Estados Unidos, ocorreu a problemática situação em que a Cambridge Analytica fora acusada de utilizar notícias falsas em redes sociais para influenciar as decisões de eleitores indecisos.

A pesquisa fora realizada em dois diferentes momentos, a primeira parte entrevistou 1280 pessoas, enquanto a segunda parte entrevistou 1000 pessoas, totalizando 2280 pessoas respondendo ao questionário.

Ao questionarem os entrevistados brasileiros sobre quais fontes utilizam para obter informações a respeito dos políticos e das eleições, as mídias online são a preferência de 24% dos brasileiros, em seguida está a TV com 22,38%. Já as redes sociais são acessadas por 19,51% dos entrevistados, superando os jornais que são considerados como fonte para 16,92% e o rádio preferido por 10,77%.

A respeito da percepção dos brasileiros sobre a veracidade das notícias que circulam nas redes sociais, a pesquisa apontou que 75% deles não têm sempre certeza de que as informações sejam verdadeiras. Apenas 3,55% dos que participaram do levantamento acreditam que as notícias possam ser reais, enquanto 21,40% não acreditam no que dizem as publicações nas redes sociais.

Ao ler sobre as eleições nas plataformas sociais, 61,22% dos brasileiros confessaram buscar por fontes adicionais para certificá-las, enquanto 33,27% apenas fazem essa validação em diferentes websites ou outras fontes algumas vezes.

Cerca de 96% dos entrevistados identificaram notícias falsas em suas redes sociais. Metade (50,24%) dos participantes da pesquisa consideram que os comentários, de outras pessoas nas redes sociais, não influenciam seu voto. No entanto, três em cada dez brasileiros (30,30%), concordaram que talvez esses relatos pessoais possam exercer tal influência.

No mesmo contexto, 47,78% dos brasileiros disseram não fazer uso de plataformas como o Twitter, Facebook e WhatsApp, como fontes confiáveis de notícias durante o processo eleitoral. Já para 39,24% dos entrevistados algumas plataformas sociais podem ser confiáveis para assuntos políticos, enquanto apenas 12,97% confiam nesse tipo de fonte. Oito em cada dez entrevistados (85,81%) concordam que as redes sociais devem ser responsáveis por remover as notícias, quando se tornam falsas.

Por fim, apenas 32,42% dos brasileiros seguem partidos políticos ou seus candidatos nas plataformas sociais.

O resultado aponta que o brasileiro está mais atento para as conhecidas fake news, no entanto é importante que a atenção e busca por fontes, além da que está passando a informação, seja algo de nosso cotidiano, visto que não somente redes sociais têm sido usadas para a disseminação de notícias falsas, como campanhas e até mesmo nomes conceituados do jornalismo, tem utilizado de seu poder de comunicação para influenciar os leitores.

Disqus Comments Loading...
Compartilhar

Matérias Recentes

Spotify inicia briga contra a Apple e suas politicas de cobrança

Recentemente o Spotify iniciou uma “guerra” contra a Apple e suas restrições quanto ao comércio no ecossistema do IOS. (mais…) Read More

4 horas ago

Firefox Send – compartilhamento de arquivos criptografados

A Mozilla finalmente liberou para o público em geral a ferramenta Firefox Send, um serviço de compartilhamento em cloud, com… Read More

2 dias ago

McAfee para Android – Uma boa solução antivírus?

Algum tempo atrás testamos aqui o MIUI Security, agora chegou a vez de efetuarmos uma análise do McAfee para Android,… Read More

6 dias ago

Xiaomi pretende aumentar preço da linha MI

No último ano a Xiaomi tomou algumas decisões de mercado que não estavam totalmente explicadas, como separar a linha Redmi… Read More

1 semana ago

Google testa novo modelo de publicidade para jogos

A Google apresentou para os desenvolvedores uma nova ferramenta de monetização para jogos para Android, denominada de “Jogadores premiados”, ela… Read More

1 semana ago

Qual a melhor conta digital? Quais são realmente gratuitas?

As contas digitais vieram para ficar, podem ser abertas diretamente pelo smartphone, costumam ser mais baratas que contas bancárias convencionais… Read More

1 semana ago