Categorias: Curiosidades

Transformando uma caixa de presente em um media server para o Plex

Quando se tem imaginação, nada está totalmente perdido e tudo pode ser renovado da forma que achar mais conveniente.

Nem mesmo é preciso grandes conhecimentos, apenas um pouquinho de paciência para transformar algo inútil em algo útil novamente para você.

Hoje vamos compartilhar com vocês uma possibilidade de reutilização daquele seu velho e antigo computador, transformando-o em um disfarçado servidor de filmes, séries, desenhos, musicas, uma Netflix pessoal e mais robusta.

Se você tem o hábito de comprar arquivos digitais de filmes, músicas e séries, em lojas como a Looke, Saraiva entre outras, ou ripar seus CDs, DVDs e Blurays para os consumir digitalmente, pode tornar essa experiência mais agradável e uniforme com o uso do Plex, tendo um robusto Netflix pessoal.

Mas que tal ir um pouco mais além e transformar seu antigo PC não mais usado e de baixo desempenho em um media server para o Plex?

Aqui tínhamos uma máquina encostada já de muitos anos, uma CPU com um processador AMD-C60 com uma Radeon HD embarcada e 4GB de RAM, porém, apesar da configuração fraca, a máquina ainda funcionava a pleno vapor.

Usá-la para gerenciar nosso acervo pessoal digital seria excelente, deixando de usar o Plex em um de nossos notebooks pessoais, no entanto, a máquina possuía um gabinete gigantesco que ocuparia um espaço desnecessário e não daria um bom aspecto onde fosse colocada.

A opção e idéia foi montar o pequeno servidor dentro de uma caixa de presente, pois bem, se já teve essa idéia e não teve coragem, ou ainda não tinha pensado, saiba que é possível.

A primeira coisa que podes pensar é sobre aquecimento, no entanto além desta máquina ser de baixo desempenho, procuramos adaptar a caixa de forma com que não faltasse passagens de ar, abrindo em sua traseira um espaço para o cooler externo e o da fonte.

A tampa da caixa recebeu alguns recortes para deixar as entradas USB e Lan de fácil acesso, permitindo uma fácil conexão com HDs externos e periféricos, além da internet cabeada, dando melhor performance para seu objetivo fim.

No topo fora deixado o espaço para as entradas e montado o botão de liga e desliga.

Dentro da caixa fora posicionado o HD, fonte, cooler e placa mãe, ainda sobrando muito espaço entre os componentes, seria possível usar uma caixa de presente ainda menor, porém essa era a caixa que tínhamos disponível, era bonita e estava em perfeitas condições, além disso, acabamos aproveitando o espaço entre os componentes para facilitar a ventilação. De qualquer forma o tamanho final do produto ficou 4x menor que o gabinete original (a caixa tem um palmo de altura e um e meio de largura) e ainda por cima, não deixa evidente que é um computador, passando despercebido por olhos menos atentos.
Para gerenciar tudo isso, optamos por utilizar o Lubuntu 16.04 com o Plex instalado, com isso o desempenho da máquina ficou extremamente agradável e o Plex possui fôlego suficiente para transmitir vídeos em Full HD, saindo-se bem mesmo ao ser consumido por mais de um dispositivo ao mesmo tempo.

Posicionamento interno do Hardware

Essa foi nossa dica, na próxima mostraremos como transformamos um notebook defeituoso e antigo em um HTPC. Por hora, fiquem a vontade para realizar perguntas ou mostrar projetos que também tenham feito com suas antigas máquinas.

Disqus Comments Loading...
Compartilhar

Matérias Recentes

Insync 3 – Software traz OneDrive para Linux de forma completa

O OneDrive é uma das opções mais baratas quando falamos em armazenamento em cloud, por R$ 30 ao mês o… Leia mais

7 horas ago

Prime OS – Conheça o sistema Android para PC

Alguns anos atrás, o Remix OS conquistou os holofotes como interessante solução para quem queria usar o Android como sistema operacional para seu notebook… Leia mais

4 dias ago

Baidu apresenta perdas financeiras no primeiro trimestre de 2019

A Baidu não vive um bom momento, após ter tentado ser a Google da China e enxurrar o mercado com… Leia mais

5 dias ago

Spotify oferece 3 meses por valor único de R$1,99

Para quem utiliza outro serviço ou usa apenas a versão gratuita do Spotify, a mais recente promoção tem como o… Leia mais

1 semana ago

Hulu – Disney terá o controle total do serviço de streaming

Em um novo movimento, a Disney prepara-se para tornar única proprietária do serviço de streaming Hulu. (mais…) Leia mais

1 semana ago

Como instalar aplicações Linux no Chrome OS e Cloud Ready

O Chrome OS vem evoluindo e saindo daquele nicho de sistema para “netbooks” em prol de tornar-se um sistema “híbrido”… Leia mais

1 semana ago

Utilizamos de cookies e outras tecnologias, para personalizarmos os conteúdos e a publicidade, oferecermos os botões sociais e analisar o tráfego