Internet

Amazon Kindle Unlimited – O Netflix dos Livros

Ao meio da popularização do sistema de assinatura para consumo de conteúdo, sejam eles de filmes, música ou jogos tais como visto com Netflix, Looke, Google Music, Spotify, PS Now, entre outros, temos um serviço que agrega esse modelo a um setor pouco explorado, estamos falando do Amazon Kindle Unlimited.

O Kindle Unlimited é a solução de assinatura da Amazon para leitura de livros, com um valor fixo mensal, você tem acesso a milhares de livros em formato digital, para consumir de qualquer e quais dispositivos desejar.

A assinatura custa R$ 19,90 ao mês e permite que o assinante pegue até 10 livros de forma simultânea, na prática não existe qualquer limitação de quantos livros você vai ler, a limitação fica apenas para o número de livros que estão sendo consumidos de forma simultânea. Depois de estar com os 10 livros em sua biblioteca, você deve devolver um para pegar outro e assim por diante.

Os livros são baixados em seu dispositivo, por este motivo a limitação da quantidade de livros que podem estar salvos offline. Atualmente é possível usar o Kindle Unlimited em dispositivos Android, IOS, pela Web ou pelos leitores Kindle comercializados pela Amazon.

A experiência com os aplicativos são satisfatória, mas longe de serem perfeitas, o aplicativo para dispositivos Android não se adequa ao Material Design e a navegação pela loja da Amazon para pegar ou devolver livros é feita por um navegador embutido, ao invés de ser nativo do aplicativo.

A busca por títulos, quando feita por nome é eficiente, já o aplicativo Amazon Kindle possui nativamente a função de retorno dos títulos, em poucos segundos os livros disponíveis com aquele nome são exibidos e basta clicar sobre um deles para ser direcionado a página da loja e efetuar o “empréstimo”. Infelizmente quando você apenas quer descobrir novos livros, a experiência não é das melhores, você precisa entrar na sessão do Kindle Unlimited e buscar entre as centenas de categorias.

Na página inicial, o serviço tenta usar o que você já leu, para oferecer títulos similares, mas essa abordagem ainda é pouco explorada e deveria estar presente no aplicativo, sem a necessidade de entrar na loja, além disso, nem sempre ele retorna todos os possíveis livros relacionados e mesmo dentro da página do livro na loja, a Amazon normalmente não exibe todas as possibilidades de livros.

Um exemplo prático, durante a leitura de “Wayne de Gotham”, a Amazon ofertou apenas o “Os últimos dias de Krypton”, mas aqui poderiam ter sido oferecidos todos os títulos da Marvel e DC Comics.

Na leitura dos livros o aplicativo funciona bem, não exige conexão com a internet, guarda automaticamente a página em que você estava, pode sincronizar a sua leitura com outros dispositivos e ainda possui funções internas, como pesquisa na Wikipédia, dicionário e marca texto, bastando o usuário segurar a palavra com o dedo.
O Amazon Kindle também consegue estimar a quantidade de horas para término da leitura, oferecer um sistema de anotações e uma rápida navegação entre capitulos.

Por mais que existam pontos a serem melhorados, é fato que a experiência com o Amazon Kindle acaba sendo agradável e conforme nos acostumamos, sentimos falta de sua praticidade, quando não o usamos.

O serviço de assinatura é excelente para quem consome grandes quantidades de livros, ao comprar nas versões digitais, os R$ 19,90 da assinatura contemplariam de um a três livros por mês, portanto, caso consiga ler ao menos um livro por semana, a assinatura já terá se mostrado vantajosa. Além disso, caso consiga compartilhar com um familiar ou amigo, a opção torna-se imbatível.

Infelizmente muitos livros ainda não são contemplados para os assinantes, nesses casos a Amazon não exibe a opção de leitura “gratuita” e oferece a compra da versão física ou digital. Porém semanalmente são incluídos novos títulos ao Kindle Unlimited e entre os milhares de livros disponíveis, é difícil não encontrarmos o que nos agrade e até mesmo descobrir vários títulos novos.

Quem estiver interessado em testar o Kindle Unlimited, a Amazon oferece o primeiro mês gratuitamente, após o período gratuito a cobrança é efetuada em cartão de crédito, se você não possui cartão de crédito, veja aqui como fazer compras com cartão, sem possuir um cartão de crédito.