Categorias: Internet

Como ficar seguro na internet com Linux?

Como ficar seguro na internet enquanto acesso a internet no Linux? Essa pergunta pode surgir na cabeça de alguns e também algumas respostas referenciando a velocidade do Kernel Linux em correções de vulnerabilidades e sua menor aptidão para alguns tipos de ataques maliciosos. No entanto é válido lembrar que ao estar na internet, existem outros pontos que o sistema sozinho não é capaz de proteger, como ataques de phishing, espionagem durante sua navegação web e acima de tudo, sua privacidade.

Para tornar sua privacidade um bem maior, a utilização de uma VPN (Virtual Private Network) é sempre uma boa escolha, permitindo que você oculte seu IP, criptografe sua navegação e evite que sua navegação seja rastreada ou monitorada.

Um exemplo de como uma VPN pode lhe aumentar a segurança é levarmos esse comportamento para o mundo real, imagine-se em um automóvel e enquanto percorre a estrada, és monitorado por um helicóptero. Para fugires da vigilância do helicóptero, entra em um túnel, ficando protegido dos olhares de seus observadores.

O túnel aqui é a VPN e o carro é você navegando pela internet, enquanto o helicóptero representa governos, empresas, cibercriminosos e assim por diante.

Mas porque criptografar minha navegação?

Criptografar nada mais é do que embaralhar uma informação com base em um conjunto de algoritmos, quanto mais poderoso esse algoritmo mais difícil a sua quebra, tornando inviável a identificação do conteúdo ali protegido, sem a chave de acesso.

Ou seja, quando você criptografa sua navegação você impede que, mesmo quando interceptada, ela seja identificada. Alguém pode até capturar o que está sendo enviado e recebido, porém não conseguirá saber seu conteúdo.

Atualmente, os serviços de VPN mais respeitados do mercado, costumam utilizar o AES 256 bits, para ter-se uma idéia o FBI passou 5 meses tentando acessar um HD criptografado com esse padrão, ao final, não conseguiu.

E porque me preocupar com o IP?

Além de tudo isso, uma VPN pode, em muitos casos, lhe ajudar a acessar e consumir um serviço que não esteja oficialmente disponível para seu país, como o Yandex Music que analisamos recentemente e para ser usado, precisa de uma VPN.

Isso porque esses serviços, normalmente, identificam a região do usuário através do IP, ele é como seu endereço digital, estando nele a informação de seu ISP e região. Ao poder utilizar e até escolher o IP de outras localizações, você não somente consegue usar serviços restritos em seu país, como também aumenta sua segurança, visto que aquele “helicóptero” te vigiando, agora não enxerga seu tráfego e nem mesmo tem a informação correta de sua origem.

Ao procurarmos algumas boas opções de VPN para as distribuições Linux, encontramos essa review sobre a ExpressVPN, o serviço é um dos poucos que vai além de oferecer apenas uma extensão para navegador, contando também com suporte nativo para o Linux, permitindo que toda a navegação de sua máquina seja tunelada.

Aqui é um ponto importante a destacar, no momento de proteger sua navegação é interessante ter atenção para uma divergência de entendimentos. Alguns serviços, como o oferecido nativamente no Opera, são denominados de VPN, mas na verdade são um proxy seguro. A explicação para isso é simples, quando funcionando apenas como extensão em seu navegador, o que o serviço está fazendo é usando as configurações de proxy do browser, em poucas palavras, tunelando apenas o que é feito no navegador. Softwares e demais atividades que estejam sendo feitas fora do browser, não estarão sendo protegidas nessa situação.

É interessante dar prioridade por serviços de VPN que ofereçam clientes para o seu sistema operacional, de modo que você possa proteger toda a sua navegação. Quando este oferecer suporte a configurações de roteador, ainda melhor, visto que com uma única configuração você estará protegendo todos os dispositivos de sua casa.

Por fim, mas não menos importante, ter um serviço de VPN é essencial para quem costuma usar WIFI público ou de terceiros, nestes casos, você nunca sabe se o administrador da rede está coletando informações, com uma VPN você consegue usar essa rede, sabendo que ele não vai conseguir ver o que você estava fazendo, enquanto esteve usando a rede.

Disqus Comments Loading...
Compartilhar

Matérias Recentes

Baidu apresenta perdas financeiras no primeiro trimestre de 2019

A Baidu não vive um bom momento, após ter tentado ser a Google da China e enxurrar o mercado com… Leia mais

4 horas ago

Spotify oferece 3 meses por valor único de R$1,99

Para quem utiliza outro serviço ou usa apenas a versão gratuita do Spotify, a mais recente promoção tem como o… Leia mais

2 dias ago

Hulu – Disney terá o controle total do serviço de streaming

Em um novo movimento, a Disney prepara-se para tornar única proprietária do serviço de streaming Hulu. (mais…) Leia mais

3 dias ago

Como instalar aplicações Linux no Chrome OS e Cloud Ready

O Chrome OS vem evoluindo e saindo daquele nicho de sistema para “netbooks” em prol de tornar-se um sistema “híbrido”… Leia mais

4 dias ago

O Linux estava certo e a Microsoft percebeu

Não é muito difícil vermos pessoas que, ou por não gostar, ou por não terem contato, rotularem as distribuições Linux… Leia mais

1 semana ago

Rappi – Nossa experiência com o aplicativos de entrega

O Rappi é uma startup colombiana com o propósito de entregar de tudo, atualmente é uma das mais relevantes neste… Leia mais

2 semanas ago

Utilizamos de cookies e outras tecnologias, para personalizarmos os conteúdos e a publicidade, oferecermos os botões sociais e analisar o tráfego