Gaddr – Agregador de redes sociais


Gaddr é uma rede social para outras redes sociais, em poucas palavras é um agregador de redes sociais, facilitando a vida de quem precisa ou gosta de acompanhar diversas redes como Facebook, Twitter, Instagram, Google Plus e outras.

Seja porque você tem um negócio, trabalha com Social Media ou simplesmente é antenado em tudo que corre nas principais redes sociais do mercado, as vezes é complicado você ter tempo para acompanhar o que ocorre em todas e acaba por dar mais atenção para uma delas.

O Gaddr tem como objetivo facilitar a vida do usuário, transformando todas as redes sociais em apenas uma, são mais de 150 redes sociais, praticamente todas que você pode imaginar.

Porém o serviço peca em alguns aspectos, primeiramente na questão da facilidade, isso porque o Gaddr permite apenas leitura de algumas redes sociais e utilizar outras em seu perfil do serviço. Explicando melhor, o que o serviço faz é usar o seu Facebook, Instagram, Twitter, 500ppx e mais algumas como fonte de conteúdo, demais redes servem apenas para ficarem associadas a seu perfil do Gaddr e este servir como um cartão de visita.

Já não fosse o fato da integração não ocorrer com todas as redes sociais, o serviço também não permite postagens, seria um grande facilitador ser capaz de efetuar uma única publicação e essa ser refletida em todas as redes sociais que você vinculou com o Gaddr, mas não é isso que ocorre, você pode apenas ler as postagens que estão correndo nas outras redes sociais, tornando o serviço supérfluo.

No visual o Gaddr também peca, a interface lembra bastante o Google Plus, porém com espaços mal aproveitados e botões que destoam do visual. As postagens são exibidas em formas de cartões, exatamente da mesma forma que o Gplus, porém os cards são pequenos e exibidos no lado esquerdo, deixando o direito para algumas caixas e o grande vazio. É bem provável que esse espaço tenha sido deixado para publicidade, mas seria mais conveniente todo o espaço da tela ser usado para as postagens e publicidade ser exibida entre as postagens, esse melhor aproveitamento de tela, tornaria a navegação e visualização mais confortável, exatamente como ocorre com a rede social da Google.

Página principal do Gaddr

Outro problema é que a página inicial onde são exibidos os conteúdos das redes sociais vinculadas, não necessariamente são de sua timeline, o Gaddr tenta enriquecer a experiência fornecendo um sistema de tags e conteúdo de interesse, o usuário escolhe os assuntos que gostaria e o Gaddr procura exibir conteúdo vinculado a esses assuntos que estejam nas redes sociais vinculadas.

Isso realmente seria ótimo, teríamos algo como o Google Plus que prioriza conteúdo e interesses, mas com maior controle do usuário. O problema é que o Gaddr não faz distinção de idioma e você pode ser inundado apenas com conteúdo de outra língua, caso não administre bem esse outro idioma, surgiu a dificuldade.

Por fim, uma funcionalidade interessante é o analytics do Gaddr, que permite você controlar como está os acessos a seu perfil.

O Gaddr é uma boa idéia mal implementada, por hora o serviço torna-se algo supérfluo com os escassos recursos que tem, esperamos que com o tempo melhorias sejam feitas e os pontos apontados nessa análise sejam revistos.