Noumz Music – Streaming gratuito de músicas


Noumz é um serviço gratuito para streaming de músicas que usa o Youtube como seu motor.

O serviço na verdade é uma interface com várias funções adicionais, colocada sobre o já tão conhecido Youtube. Os vídeos continuarão sendo reproduzidos e o conteúdo continuará sendo provido pelo sistema da Google, porém com funcionalidades similares às encontradas em serviços como o Google Music ou Spotify.

A interface principal é organizada e de fácil entendimento, trazendo uma barra de busca logo abaixo do logo do serviço e três principais categorias, albums populares, gêneros populares, top 50 e lançamentos.

Em todas as categorias, as faixas são mostradas com as capas de albuns, nome do artista e ao clicar sobre o nome, é possível visualizar todas as demais faixas que compõem o álbum.

Se optar por buscar um artista, faixa ou álbum, o Noumz vai mostrando o resultado em tempo real numa pop up lateral, da mesma forma que ocorre no Spotify. Quando clicado sobre um artista é possível ver as principais faixas dele e seus álbuns, todos com informações como ano e tempo de duração.

Porém a pesquisa não é 100% e possui algumas estranhas falhas, por exemplo, ao buscar Cazuza, o serviço não exibiu o artista, tivemos que parar em “Cazuz” para encontrarmos ele listado em artistas.

O Youtube, motor do Noumz, está sempre presente em uma pequena janela ao lado direito, posicionada logo acima da barra e comandos de reprodução, ali é possível maximizar o vídeo, caso desejado.

Ao criar uma conta no serviço, é possível criar playlists e armazenar conteúdo, permitindo ágeis reproduções no futuro, o Noumz promete aplicações móveis em breve.

Se você usa ou já usou serviços como Google Music, Spotify ou Deezer, sentirá no Noumz o problema de ouvir músicas no Youtube, a qualidade inferior da maioria das faixas. Para piorar essa situação, o serviço ao contrário de alguns concorrentes, não consegue encontrar os melhores vídeos para aquelas faixas e muitas vezes acaba usando o de pior qualidade, mas mais precária é a situação quando ele utiliza um vídeo de algum cover por engano ou documentário.

Concorrentes, como o Vagalume, permitem que o usuário indique que o vídeo reproduzido não coincide com o conteúdo indicado ou é de baixa qualidade, forçando o serviço a procurar um novo vídeo, porém no Noumz não existe essa possibilidade, ao encontrar falha semelhante, sobra apenas pular a faixa.

Se você costuma usar o Youtube para escutar suas músicas, o Noumz pode ser uma boa ferramenta, deixando mais rica a experiência, agora se busca por serviços de streaming, qualidade de música, recomendações de playlists, a melhor alternativa ainda é optar por assinaturas do Spotify, Google Music, Deezer, Napster e assim por diante.

View post on imgur.com