O que é DNS? Alterar a DNS aumenta a velocidade da internet?

Você muita deve escutar sobre DNS, principalmente quando busca informações para melhorar a velocidade de sua internet. Mas você sabe o que é DNS?

O que é DNS?

DNS é a abreviação de Domain Name System, ou em português, Sistema de nomes de domínio. Sua função é ser um “dicionário” para a web, indicando a que IP está configurado determinado nome web. Por exemplo, ao acessar o linuxcentro.com.br, é o serviço de DNS que você utiliza que vai indicar para seu navegador qual o IP que ele deve acessar para baixar o conteúdo do site.

Existem milhares de sites na internet, cada endereço que você pode digitar em seu navegador é um IP único, pois um único endereço não pode ter mais do que um IP (Seria como você ter dois números de RG).

Dessa forma, o DNS faz esse papel de intérprete para a navegação. Existem diferentes empresas pelo mundo que oferecem este serviço, entre as mais conhecidas estão a Google, OpenDNS e agora também a CloudFare.

Mas por trás de toda essa atividade, existe uma organização sem fins lucrativos, a ICANN ou em português Corporação da internet para atribuição de nomes e números, que tenta manter todos os registros de sites na internet.

Alterar o DNS aumenta a velocidade de minha internet?

Existe um grande mito vendido por supostos especialistas e consequentemente comprado por quem não é da área que a troca de DNS melhora a velocidade de sua internet.

Na verdade o que acontece é que como o serviço é responsável por fazer a interpretação e devolver para o navegador a resposta, quanto mais rápido o servidor responder, mais rápido o navegador começara a baixar seu conteúdo.

No entanto, isso não interfere na velocidade de sua internet, se você está recebendo 10mbps ou 100kbps, continuará a receber essa mesma velocidade, apenas o ping de resposta terá diminuído ao acessar determinado endereço e você terá a sensação de maior velocidade.

Devo trocar o DNS?

Essa é uma resposta que vai ter variações para cada usuário e depender principalmente de sua operadora, pois normalmente essas possuem soluções próprias de DNS ou contratam serviços de terceiros. O fato é que nem sempre esse servidor de sua operadora é o melhor ou mais próximo de ti, fazendo com que o ping (tempo de resposta) seja alto e tornando mais conveniente a adoção de alternativas.

Além disso existem algumas pequenas vantagens diferentes da questão da velocidade, por exemplo, o serviço da Google pode ter um melhor mantenimento do que o de sua operadora, fazendo com que alterações no DNS ocorram mais rápido e impedindo casos em que você fica sem acessar determinado site, simplesmente porque ele migrou de servidor e o DNS que você utiliza ainda não foi atualizado.

Mas o melhor meio de ter certeza se será uma vantagem efetuar a troca é usar softwares de benchmark, capaz de efetuarem testes de stress em diferentes serviços  e informar para ti qual o melhor comportou-se, deixando claro que essa tarefa deverá variar para cada usuário, localização e operadora contratada.

Disqus Comments Loading...
Compartilhar

Matérias Recentes

Baidu apresenta perdas financeiras no primeiro trimestre de 2019

A Baidu não vive um bom momento, após ter tentado ser a Google da China e enxurrar o mercado com… Leia mais

3 horas ago

Spotify oferece 3 meses por valor único de R$1,99

Para quem utiliza outro serviço ou usa apenas a versão gratuita do Spotify, a mais recente promoção tem como o… Leia mais

2 dias ago

Hulu – Disney terá o controle total do serviço de streaming

Em um novo movimento, a Disney prepara-se para tornar única proprietária do serviço de streaming Hulu. (mais…) Leia mais

3 dias ago

Como instalar aplicações Linux no Chrome OS e Cloud Ready

O Chrome OS vem evoluindo e saindo daquele nicho de sistema para “netbooks” em prol de tornar-se um sistema “híbrido”… Leia mais

4 dias ago

O Linux estava certo e a Microsoft percebeu

Não é muito difícil vermos pessoas que, ou por não gostar, ou por não terem contato, rotularem as distribuições Linux… Leia mais

1 semana ago

Rappi – Nossa experiência com o aplicativos de entrega

O Rappi é uma startup colombiana com o propósito de entregar de tudo, atualmente é uma das mais relevantes neste… Leia mais

2 semanas ago

Utilizamos de cookies e outras tecnologias, para personalizarmos os conteúdos e a publicidade, oferecermos os botões sociais e analisar o tráfego