Nextcloud - Sua cloud particular de código aberto - Linux Centro
Serviço Armazenamento

Nextcloud – Sua cloud particular de código aberto

Você já conhece o Nextcloud? Ele é uma suíte de cliente-server para hospedagem e sincronização de arquivos, muito similar ao Owncloud, também de código aberto e disponibilizado sobre a licença GNU GPL v3.

Escrito em PHP e Javascript, o Nextcloud permite que qualquer um crie seu próprio serviço de armazenamento de arquivos, repleto de ferramentas e funções.

Entre as funcionalidades oferecidas pelo Nextcloud estão a criptografia ponta a ponta para o que ele armazena, compartilhamento de arquivos com direito a colaboração online e sistema de notas em arquivos. Aqui é válido lembrar que existe uma integração com o Collabora Online, a versão do LibreOffice online permitindo que o usuário edite e visualize seus arquivos online, além de trabalhar com mais de uma pessoa o editando.

O Nexcloud também conta com ferramenta de chat, vídeo conferência com direito a compartilhamento de tela e criação de grupos, tanto privados como públicos.

Existem muitas outras funções dentro do serviço, algumas outras que podemos citar é sua capacidade de versionamento de arquivos, tela com os últimos arquivos alterados e integração com o outlook da Microsoft.

A interface é amigável e moderna, além disso o Nextcloud conta com aplicação para Android e IOS, além de ter um cliente desktop para Mac, Windows e Linux, com este é possível sincronizar qualquer pasta de seu computador.

Diante desse cenário, o Nextcloud torna-se uma excelente opção para quem quer montar seu próprio servidor para armazenamento de arquivos e não ter que confiar em terceiros, da mesma forma que é uma excelente opção para quem pretende trabalhar no ramo e quer oferecer para seus clientes um completo serviço de armazenamento na nuvem.

View post on imgur.com

Instalar e começar a usar o Nextcloud é muito simples, eles oferecem o pacote com os arquivos de instalação, ou um instalador web, onde você baixa um arquivo php, coloca em seu servidor e chama a url para iniciar a instalação (Essa é uma boa opção para quem tenha alguma hospedagem que permita esse tipo de utilização). Por fim, também é oferecido uma imagem do Ubuntu pronta e pré-configurada com o serviço, bastando você baixar e instalar na máquina desejada.

Se quiser dar uma avaliada no potencial do Nextcloud, existe uma versão demo disponibilizada pelos responsáveis, onde você consegue ver um pouco do funcionamento da ferramenta. Você também pode dar uma olhada no Syncthing, ele transforma sua máquina pessoal em seu servidor para sincronização de arquivos entre todos os seus equipamentos.