ThinkFree Office Online - Testamos o Office online da Hancon
thinkfree office
Analise Internet

ThinkFree Office Online – Testamos o Office online da Hancon

O ThinkFree Office Online é uma suíte office, desenvolvida e mantida pela Hancon, a empresa mantém uma versão para Android, Windows e uma Online que tem o intuito de atender todos os sistemas, através da utilização do Browser, exatamente a mesma proposta do Google Docs.

O principal diferencial perante seus concorrentes é que o ThinkFree Office Online não exige a criação de uma conta para sua utilização, você pode simplesmente acessar a página do serviço, escolher o tipo de documento que quer criar (Texto, Planilha ou Apresentação), ou optar por abrir um documento existente em sua máquina e começar a produzir seu conteúdo.

Depois de o feito, basta baixar para seu computador, lembrando que a suíte online trabalha apenas e unicamente com o formato proprietário da Microsoft, o Docx, a vantagem é uma total compatibilidade com o padrão da Microsoft, a desvantagem é não permitir que o usuário opte por um formato diferente e que atenda melhor sua demanda.

A versão online do ThinkFree Office contém menos funcionalidades, inclusive menos funcionalidades que o Google Docs ou o Zoho Writer, mas o suficiente para atender a maioria dos usuários, visto que a menos que você esteja construíndo uma monografia, um TCC ou um artigo cientifico, você não utilizará mais que o básico das ferramentas de formatação.

Mas o que realmente nos fez sentir falta foi um corretor ortográfico, a suíte diz suportar o português, e realmente o faz, colocando todos os menus em funções em nosso idioma, porém não existe qualquer corretor orotográfico, nem mesmo um básico para averiguar a falta de alguma acentuação.

ThinkFree Office Online no Google Chrome para Linux

Ao menos, ao dar suporte a lingua portuguesa, as fórmulas também foram traduzidas, desta forma você consegue trabalhar com planilhas dentro da suíte, construíndo suas funções totalmente em português.

Também não encontramos uma opção de contagem de palavras e sentenças no Word, como o ThinkFree Office utiliza da barra de ferramentas na parte inferior da tela, acaba ficando ainda mais notória a ausência do contador.

Ao falarmos de interface, a suíte online não o faz feio, todas as ferramentas disponíveis são colocadas na parte superior, com ícones flat com cores sóbrias e muito bem desenhados, o restante das opções estão no menu superior da tela. Apesar disso, a barra poderia ser expansível, ou dividida em abas para tomar menos espaço, visto que seu tamanho, somado a parte superior do navegador, acabam tomando 30% da tela. Essa situação é resolvida no Google Docs e no Zoho Writer, que dão mais visibilidade ao conteúdo do que as ferramentas disponíveis.

A opção de apresentações e planilhas bebem da mesma fonte, possuindo a mesma interface e também possuíndo apenas as funções básicas. Para a montagem de apresentações pode ser um problema, visto que aqui a falta de determinadas funcionalidades realmente acabam pesando e nas planilhas, a ausência de um suporte a macros, pode ser um grande problema para quem usa de planilhas mais robustas. Neste caso, a solução online mais adequada ainda é o Spreadsheets do Google, que oferece não somente o suporte a Macros e capacidade de gravação, como uma robusta ferramenta de edição em javascript que possibilita um cenário de maiores integrações.

O ThinkFree Office Online é gratuito para utilização, mas suas versões para smartphone e Windows não são, em breve analisaremos o comportamento da suíte em dispositivos Android.

Se você procura uma alternativa de suíte office, o ThinkFree Office Online é uma opção, no entanto ele não consegue ser completo como o Google Docs e o Zoho Writer, tornando-o uma opção apenas para quem não está contente com as opções anteriores e procura algo novo.

Please follow and like us:
RSS
Facebook
Facebook
Twitter
YouTube