Categorias: Internet

Yandex Music – O concorrente russo do Spotify

Apesar de serem poucos os nomes de real peso no mundo do streaming de músicas por assinatura, existe uma quantidade interessante de players disputando esse mercado e que podem significar alternativas interessantes, para quando você, por N motivos, não está contente com as já conhecidas.

Dentro desse universo testamos o Yandex Music, o concorrente russo do Spotify, desenvolvido e mantido pela Yandex, a maior empresa de buscas na Rússia.

Seguindo o mesmo padrão do Youtube Music, Spotify e Deezer, o Yandex Music conta com um plano gratuito, precisando apenas que o usuário efetue login com sua conta para começar a utilizar, se você já usa o Yandex Disk é só entrar com as mesmas credenciais.

Vale um aviso, o serviço não está oficialmente liberado para o Brasil, desta maneira foi necessário o uso de uma VPN para utilizar o Yandex Music, aqui usamos a DotVPN, outra opção é a VPN nativa do Opera, ambas as opções são gratuitas.

O serviço é oferecido em inglês, além do russo, tornando mais fácil sua utilização. Para quem usa o plano gratuito, 30% da tela em uma sidebar ao lado direito é destinada para a exibição de vários banners publicitários, além de um superior que pode ser fechado e um inferior que, normalmente, faz uma chamada para a assinatura do plano premium.

Além da publicidade, o plano gratuito não permite o download de músicas, não permite a execução em alta qualidade e não exibe todo o acervo de músicas do serviço.

Interface do Yandex Music


Quem quiser pagar para ter a experiência completa, pode ver aqui um preço atrativo, a assinatura individual sai por 169 rubus, o que significa menos de R$ 10 reais por mês, optando por um pagamento anual, o serviço sai por 1690 rubus, algo em torno de R$ 100 reais.

Na primeira utilização o usuário deverá escolher alguns gêneros musicais e artistas, após a escolha, o Yandex Music passará a sugerir algumas playlists, lançamentos e até um modo aleatório personalizado com seu gosto.

Assim como acontece com o Tidal e Youtube Music, o Yandex Music também oferece clipes para consumação, porém desta vez nada de um acervo próprio, mas sim consumindo do próprio Youtube. Sim, em algumas pesquisas o Yandex Music irá exibir vídeo clipes relacionados ao artista ou música, porém, todos eles do acervo do Youtube.

Apesar do serviço não estar oficialmente no Brasil, encontramos uma vasta quantidade de artistas brasileiros, nem sempre com sua discografia completa, mas ainda com um acervo considerável. Por exemplo, ao procurarmos por Biquini Cavadão, encontramos 20 álbuns da banda no Yandex Music, enquanto o Youtube Music possui 23 álbuns. O mesmo ocorreu ao pesquisarmos o Cazuza, o Yandex Music possuía 10 álbuns, enquanto o Youtube Music detém 13 álbuns.

Por fim, o Yandex Music ainda conta com uma função chamada “Feed” que sugere diversos tipos de conteúdos com base no seu gosto e que podem ser compartilhados com a rede social Vk. Uma seção dedicada para a funcionalidade “rádio” se faz presente, que nada mais é do que playlists temáticas, com base em gênero, década ou humor.

Disqus Comments Loading...
Compartilhar

Matérias Recentes

Xiaomi – Sites divulgam informação equivocada sobre MIUI 11

Recentemente alguns importantes sites trouxeram de forma equivocada que a Xiaomi teria anunciado quais os dispositivos que receberão a MIUI… Read More

8 horas ago

NoScript – Extensão focada em segurança chega ao Google Chrome

Após 14 anos de existência no Mozilla Firefox, hoje a extensão NoScript está finalmente disponível para o Google Chrome e… Read More

13 horas ago

Collabora traz solução para rodar apps Android em distros Linux

Já surgiram ao longo dos últimos anos, algumas tentativas de levar as aplicações do Android para as distribuições Linux, tais… Read More

4 dias ago

5 ideias de negócios home office

Ter a possibilidade de criar um blog, um site, ou um canal de vídeos (ou tudo isso junto) e ainda… Read More

5 dias ago

Samsung encerra linha Galaxy J e leva os de entrada para a linha A

Ao longo de muitos modelos e lançamentos, a Samsung tinha mantido nos últimos anos uma organização para seus smartphones que… Read More

5 dias ago

Como usar o Box.com em sua distro Linux

Entre usuários finais, os serviços de armazenamento em cloud mais conhecidos e comentados são o Google Drive, OneDrive e Dropbox.… Read More

1 semana ago