Os 5 melhores clientes de email para Linux - Linux Centro
Linux

Os 5 melhores clientes de email para Linux

Os serviços de e-mail evoluíram muito e suas interfaces web ganharam visuais e funções que passaram a dispensar, na grande maioria dos casos, clientes para desktop dedicados à isso, talvez o maior exemplo seja a Google com seu Gmail e também o Inbox, as duas alternativas de funcionalidade para o serviço de e-mail da empresa, são extremamente ricas e eficientes em suas funcionalidades.

Mas ter um cliente de e-mail também tem suas vantagens, notificações, abertura mais rápida e sem ter que abrir o navegador, caso não esteja o usando. E também podemos considerar o fato de permitir você gerenciar diversos emails de diferentes serviços em um só lugar, apesar do Gmail permitir tal funcionalidade, a grande maioria não possui essa opção.

Para te ajudar na escolha de um agradável cliente de email para sua distribuição Linux, selecionamos os 5 que consideramos como melhores opções.

Geary

Esse cliente de email surgiu justamente com o intuito de trazer novamente os usuários para clientes de email, após a ascensão dos serviços web. Seu desenvolvimento iniciou-se pelas mãos da Yorba Foundation, mas após ter sido abandonado, a equipe do Elementary OS criou o forl Pantheon Mail, um tempo depois o projeto Gnome adotou o seu desenvolvimento e tanto a equipe do Elementary com o fork, como a equipe do Gnome com o projeto incial, mantém um trabalho em conjunto.

Um dos principais diferenciais é seu refinado visual, sendo um dos clientes de email mais agradáveis em seu look, sem abrir mão de características conceituadas neste tipo de software. Mas não somente isso, sua conexão com serviços de email é muito simples, bastando selecionar o serviço, digitar o endereço e senha.

Por fim, a organização dos emails na plataforma é muito agradável, lembrando bem de perto o que é visto nativamente no Gmail. Destaque também para sua excelente integração com temas GTK.

Mailspring

O Mailspring é um fork nascido do falecido Nylas Mail que posteriormente virou N1, até ser abandonado. O N1 ganhou muita popularidade na época de seu lançamento, por este motivo um grupo de desenvolvedores resolveu o reviver, dando o nome de Mailspring.

Usando o framework Electron para sua construção, o cliente aproveita a maioria das funcionalidades de seu antecessor, mas abandona o recurso de cloud que armazenava os e-mails das diferentes contas do usuário em seu próprio servidor, ao invés disso o Mailspring adota puramente o protocolo IMAP, que consome em tempo real as informações do servidor de e-mail usado.

Entre seus destaques estão sua capacidade de rastrear a leitura de emails enviados e gerar uma notificação, sempre que isto ocorrer, suporte a gestos, diversos temas a disposição e um sistema de busca refinado e em tempo real.

Thunderbird

O Thunderbird é um dos mais conceituados clientes de e-mail, estando na ativa desde 2003 e mantido pela Mozilla, o uso da base do Firefox, incluindo o motor Gecko, garante diversas funcionalidades para o cliente de e-mail, até mesmo as personas (Temas menos complexos para o Firefox) estão disponíveis para o software.

O Thunderbird passou por alguns apuros algum tempo atrás, isso porque a fundação Mozilla considerou que o mantenimento do software, atrapalhava seu foco no Firefox que é seu principal produto, nesta época, a fundação anunciou que iria descontinuar seu desenvolvimento.

A notícia gerou grande repercussão e muita reclamação da comunidade, afinal são mais de 25 milhões de usuários ativos no Thunderbird, fazendo com que a Mozilla, ao final, voltasse atrás. Hoje ela continua sendo a responsável pelo software de e-mail, mas aos poucos tem se distanciado, uma fundação foi montada para cuidar de seu desenvolvimento, a Thunderbird Council que também já mantém a infraestrutura da aplicação de forma independente.

O Thunderbird pode não ter o mesmo foco em visual como o Geary e o Mailspring, mas é um dos clientes mais robustos e com mais opções disponíveis, sem levar em conta as extensões, entre seus destaques está a fácil configuração de contas, agenda e lista de tarefas integrada.

KMail

Resultado de imagem para kmail

Este é a opção nativa de cliente de e-mail para o ambiente gráfico KDE, seu desenvolvimento e mantenimento ocorre desde 2001 e com a reformulação do KDE Plasma, o cliente também renovou-se visualmente e integra-se perfeitamente ao ambiente.

Apesar do visual do KMail incorporar-se bem ao KDE, sua interface sofre de poluição de informações, muitos menus, botões e tela dividida em diversas opções, podem assustar o usuário que prefere a tendência do minimalismo.

Em compensação o cliente é repleto de funcionalidades, possui seus próprios filtros de email e spam, evitando o download de informações desnecessárias para a máquina do usuário, suporte a criptografia, integração com o gerenciador de senhas do KDE, importação de arquivos de outros clientes de e-mail, arquivamento automático e assim por diante.

Realmente são muitas as opções do KMail, talvez um dos destaques seja seu robusto editor de email e a funcionalidade de resposta a remetente que permite simular um email desativado, facilitando livrar-se de um remetente indesejado.

KUBE

Kube
Talvez seja um pouco cedo colocar o KUBE em uma lista como essa, mas acreditamos que ele mereça ganhar um destaque.

Esse é o novo cliente de e-mail desenvolvido pela equipe do KDE, calma o KMail continua sendo suportado e mantido, mas o KUBE chega como uma solução mais moderna e focada no mundo corporativo, tendo nascido do zero e sido apresentado este ano.

Ainda não chegou a sua versão 1.0, mas já traz um grande potencial, principalmente se falarmos de visual. Sua interface é o oposto do KMail, minimalista, tudo aqui é bem apresentado e organizado. Seus padrões e cores podem até lembrar o Mailspring, mas o refinamento é bem maior, até mesmo nos ícones e escolha de posicionamento dos botões.

Ainda existem muitas arestas para corrigir no KUBE, mas podemos apontar como destaque seu suporte a agenda, contatos, notas e lista de tarefas. Além disso a aplicação é desenvolvida com o foco de baixo consumo de hardware e alta eficiência.

Please follow and like us:
RSS
Facebook
Facebook
Twitter
YouTube