Acesso SFTP com Filezilla e SSH - Sem utilização de senha - Linux Centro
SFTP
Linux Tutoriais

Acesso SFTP com Filezilla e SSH – Sem utilização de senha

Você quer efetuar uma conexão SFTP sem precisar de senha? É possível utilizar sua chave ssh para essa autenticação, deixando não somente mais prático, como mais segura a conexão entre sua máquina e o servidor desejado, isso porquê apenas a máquina com a chave SSH privada, correspondente a pública que está no servidor SFTP conseguirá efetuar a conexão.

Ensinaremos aqui, como efetuar a conexão, considerando que você já gerou suas chaves, como ensinamos em uma matéria aqui no Linux Centro e que o servidor de destino já está com sua chave pública, interessante neste procedimento é que você pode aumentar ainda mais a segurança, limitando o acesso ao servidor SFTP por IP, desta forma, apenas o IP liberado e a máquina com a chave SSH farão conexão, para quem precisa transferir arquivos com uma boa camada de segurança, uma excelente combinação.

Para este procedimento, existe também a possibilidade de que o próprio Linux fique com a responsabilidade de validação das chaves, ao invés do Filezilla, mas ensinaremos este em outra matéria.

No Filezilla, clique em “Editar > Configurações” dentro da janela que abrirá, selecione a opção SFTP e clique em “Adicionar Chave”, selecione a chave privada de sua máquina e clique em “Ok”.

Agora volte a tela inicial do Filezilla, adicione o endereço do host, em protocolo selecione SFTP e a porta, geralmente, é utilizada a 22, verifique no servidor de destino qual a porta liberada. Em tipo de logon, selecione “Normal”, adicione o usuário e deixe a senha em branco, clique em “Conectar”.

O Filezilla perguntará se você deseja confiar na chave de criptografia da ponta, clique em sim e pronto! Você estará conectado de forma criptografada ao seu servidor FTP.

Não deixe de inscrever-se em nossas notificações, para receber informações sobre novas matérias e de acompanhar nossa fanpage no Facebook para ficar pode dentro de tudo que acontece no Linux Centro.

Please follow and like us:
RSS
Facebook
Facebook
Twitter
YouTube