Linux Tutoriais

Como alternar o gerenciador de login do Linux

O Linux entre uma de suas excelentes capacidades, está na possibilidade de utilizar mais de um ambiente gráfico e os alternar a qualquer momento, você loga e usa o KDE, sai e volta usando o Gnome, Unity e assim por diante.

A troca de ambientes gráficos é facilitada, geralmente, por um ícone ao lado do nome de usuário da tela de login, bastando o usuário clicar ali e escolher o ambiente gráfico que deseja usar naquele momento. Todavia, o que alguns podem não saber, é que também é possível alternar entre os gerenciadores de login.

Sim, você usa o KDE, Gnome, Mate e resolveu mudar drasticamente e deixar o gerenciador de login na mão do MDM, ao invés do KDM, ou trocar para o GDM, quem sabe para o Lightdm. Apesar de não existir uma ferramenta gráfica e simples como para a troca de ambiente gráfico, a troca de gerenciador de login também é simples, sendo possível com um simples comando no terminal.

Abra seu terminal, copie e cole o seguinte comando:

sudo dpkg-reconfigure lightdm

Você viu que destacamos o lightdm em vermelho? Porquê você deve colocar ali o gerenciador que está usando no momento, por exemplo, se estiver usando o GDM, o comando ficaria: sudo dpkg-reconfigure gdm

Assim que você der o enter no comando e digitar o comando, o terminal entregará uma tela colorida, com uma grande mensagem, como essa:

Basta dar um enter, para que a janela passe a exibir uma lista com todos os gerenciadores de login que você possui, basta usar a seta cima/baixo para navegar nas opções e ao selecionar a opção que deseja, dar um enter.

Pronto! Agora basta reiniciar seu sistema para começar a usar o gerenciador de login desejado, quando quiser voltar para a opção anterior ou mesmo usar uma nova, basta realizar este procedimento novamente.