APTonCD - Faça Backup dos programas do Ubuntu e Debian - Linux Centro
Acessorios Linux

APTonCD – Faça Backup dos programas do Ubuntu e Debian


APTonCD é um programa com um único intuito, efetuar um backup de um ou todos os programas instalados em seu Ubuntu ou Debian e montá-los em um CD ou DVD de restauração.

Essa é uma ótima solução para quem deseja ter um backup offline de todas as suas aplicações e pacotes, mas não quer ter que criar uma imagem de todo o sistema, permitindo que apenas os programas sejam restaurados em algum momento, ou até mesmo que sejam utilizados em outras instalações.

Um diretório é montado com todas as suas aplicações em formato DEB, e com isso torna-se possível recuperá-las facilmente a qualquer momento, ou até mesmo aproveitar para compartilhar aquela aplicação instalada em sua máquina com outras pessoas, de forma rápida e prática e sem necessidade de conexão com a internet.

Apesar dele gerar automaticamente uma imagem de CD ou DVD, o usuário pode optar, com seus pacotes, você pode acessar o diretório “Packages” da ISO e retirar os pacotes que quiser, utilizar a imagem, traz a vantagem de uma restauração rápida pelo pŕoprio APTonCD sem a necessidade do terminal para instalar todos os pacotes deb’s de uma única vez, ou clicar sobre cada um deles.

Tudo é feito em uma fácil interface gráfica, onde todos os seus programas são listados e você precisa apenas selecionar os que deseja efetuar o backup, para em seguida iniciar a tarefa que leva alguns segundos.

Para usar o sistema de restauração do APTonCD, insira seu disco de backup, feito anteriormente com o próprio APTonCD e na página inicial do programa, clique em “Restaurar”, uma tela será exibida com todos os pacotes disponíveis no disco, permitindo que você retire os que não deseja da restauração.

Para instalar o APTonCD também é muito fácil, ele está disponível nos repositórios do Ubuntu e Debian, bastando utilizar a central de programas ou Synaptic para sua instalação, no entanto, caso prefira, podes efetuar o download do pacote deb, clicando no botão do topo desta matéria.

Please follow and like us:
RSS
Follow by Email
Facebook
Facebook
Twitter
YouTube
YouTube