Como converter vmx em ovf - Trocar a VMware para a VirtualBox - Linux Centro
Linux Tutoriais

Como converter vmx em ovf – Trocar a VMware para a VirtualBox

Se você usa a VMware para ter máquinas virtuais em seu computador, pode encontrar um problema ao atualizar para a versão 14, a VMware.Inc resolveu deixar de suportar processadores fabricados antes de 2011 e alguns modelos posteriores a essa data, como os Atom’s da Intel.

Isso acaba sendo um grande problema para diversos usuários, pois um dos mais populares processadores da Intel, o Core 2 Duo, é utilizado ainda em grande escala e ainda comercializado não só individualmente, como em diversas máquinas de baixo custo. Esse processador de 2006, também entrou na dança e não é mais suportado pela VMware Player 14.

Dessa forma, se ao atualizar ou instalar pela primeira vez a VMware 14, receber a seguinte mensagem ao tentar iniciar uma máquina virtual:

This host does not support “Intel EPT” hardware assisted MMU virtualization.
This host does not support virtualizing real mode. The Intel “VMX Unrestricted Guest” feature is necessary to run this virtual machine on an Intel processor.
Module ‘CPUIDEarly’ power on failed.
Failed to start the virtual machine.

Você foi afetado pela decisão da empresa, felizmente na vida, existe uma alternativa para tudo. A primeira que poderíamos apontar é voltar para a VMware 12 e não mais atualizar, a segunda é menos radical e consiste em usar a VirtualBox, concorrente de código aberto, mantida pela Oracle.

Mas ao fazer essa troca, você vai encontrar um problema, a VirtualBox usa o formato de código aberto, ovf, enquanto a VMware usa o formato vmx, o resultado é que não consegues utilizar uma máquina que já tinhas, porém existe uma solução oficial da VirtualBox e muito simples.

Como converter vmx da VMware em ovf da VirtualBox

Vá até a pasta onde está o arquivo vmx, clique com o botão direito do mouse dentro da pasta e escolha “Abrir terminal aqui”, depois execute o seguinte comando:

ovftool “maquinavirtual.vmx” “maquinavirtual.ovf”

Substitua o texto em negrito, pelo nome de seu arquivo, dê um enter e aguarde o processo. A ferramenta adaptará todo os arquivos para a Virtual Box, então pode demorar alguns minutos, será exibido a percentagem todo o tempo.

Ao final, você terá um arquivo ovf e poderá abrir a sua máquina virtual, normalmente pela VirtualBox, sem qualquer mudança ou perda de dados. O melhor é que a ferramenta mantém o arquivo vmx, caso queira voltar a usar a VMware em algum momento.