Como instalar o Java 8 da Oracle no Manjaro - Linux Centro
manjaro
Linux Tutoriais

Como instalar o Java 8 da Oracle no Manjaro

Se você optou por usar o Manjaro como sua distribuição Linux e agora o está conhecendo, verá que ele já possui por padrão o OpenJDK instalado, no entanto por diversos motivos, podes considerar necessário a utilização do JDK mantido pela Oracle. 

Neste tutorial ensinaremos como instalar o JDK da Oracle em seu Manjaro Linux. 

O procedimento é bem simples e prático, apesar de utilizar de alguns comandos no terminal, tudo que precisas fazer é abrir o terminal de seu Manjaro e colar os comandos a seguir, cole e dê um enter em cada um, quando ele terminar de executar siga para o próximo. 

wget http://javadl.oracle.com/webapps/download/AutoDL?BundleId=216424 -o java-latest 

tar -zxvf java-latest 

sudo cp -R jre1.8.0_111 /opt/ 

sudo mv /usr/bin/java /usr/bin/java_backup 

sudo ln -s /opt/jre1.8.0_111/bin/java /usr/bin/java 

mkdir ~/.mozilla/plugins/  

ln -s /opt/jre1.8.0_111/lib/amd64/libnpjp2.so ~/.mozilla/plugins/libnpjp2.so 

Agora para saberes tudo que fora feito acima, você baixou o último pacote do Java da Oracle, descompactou, copiou para o opt de seu Manjaro, criou um backup de sua instalação atual do java e em seguida criou os devidos links para o java da Oracle, incluindo um apontamento para o Mozilla Firefox (Caso não use o Firefox, Palemon ou Iceweasel, podes dispensar os dois últimos comandos). 

Pronto! Agora se você executar um “java –version” verá que a informação retornada é sobre o JDK da Oracle e não mais o OpenJDK.