Como instalar pacotes snaps no Manjaro - Linux Centro
manjaro
Linux Tutoriais

Como instalar pacotes snaps no Manjaro

Os pacotes snaps são uma das grandes apostas da Canonical, um empacotamento universal capaz de funcionar em qualquer distribuição Linux, sem mudanças, sem diferenças. Grande parte das distribuições já suportam o pacote snap, mesmo que não o tenha como formato padrão é possível utiliza-lo e até mesmo usar junto a outros empacotamentos como o flatpak, appimage que também são formatos universais e até mesmo os tradicionais, deb, rpm, pkg e assim por diante. 

Hoje vamos mostrar como é simples usar o snap no Manjaro, a distro possui suporte ao pacote, apesar de não o ter ativado por padrão. Para o fazer, abra um terminal e cole as seguintes linhas, cada uma seguida de um enter. 

sudo pacman -Sy snapd
sudo systemctl enable –now snapd.socket 

Feito isso o Manjaro já estará pronto para usar pacotes snaps, infelizmente o Octopi não é capaz de gerenciar esse empacotamento, você pode usar a web store para localizar os programas desejados e o seguinte comando no terminal para instalação: 

snap install nomedopacote 

Substitua nomedopacote pelo nome da aplicação desejada.

Por si só o Manjaro já é muito amplo na questão de programas, graças ao suporte do AUR, o repositório comunitário costumeiro do Arch, mas habilitar um formato em constante ascenção é uma boa pedida.