Linux Personalização Tutoriais

Como transformar o Gnome no Unity

Como todos já sabem, a Canonical resolveu por descontinuar o Unity e voltar ao Gnome Shell, isso significa que a próxima LTS não terá nem o Unity 8 e muito menos o 7.

Por hora não é algo para preocupar-se, a atual LTS tem suporte até 2021, portanto o usuário pode aproveitar o Unity ainda por mais 5 anos e até lá, muita água vai rolar, já que a comunidade já mostrou interesse em dar continuidade no Unity.

Mas se você prefere adiantar-se e já voltar-se para o Gnome Shell que será novamente o ambiente gráfico oficial do Ubuntu, podemos lhe dar algumas dicas de como o deixar com algumas similaridades do Unity.

A primeira coisa a fazer é decidir se você vai instalar o flavour Ubuntu Gnome (lembrando que esse também será descontinuado, pois a equipe responsável por ele passará a ser a responsável pelo Ubuntu, unificando os projetos), ou se prefere instalar o Gnome ao lado de seu Unity na atual LTS 16.04.

Feita a decisão, você precisa instalar algumas extensões em seu Gnome Shell, fique tranquilo, esse tipo de personalização é muito simples, bastando apenas o uso de seu navegador.

Abra esse link: https://extensions.gnome.org/extension/307/dash-to-dock/ e instale, simplesmente clicando no botão para “on”. Essa extensão transformará o dock do Gnome em algo mais similar ao dock do Unity, logo voltaremos para o personalizar.

Agora abra esse link: https://extensions.gnome.org/extension/413/dash-hotkeys/ e também clique em “on” para instalar a extensão. Essa por sua vez, traz a funcionalidade de tecla “Super” + um número, para abrir o programa da respectiva ordem do Dock, esse é um excelente atalho no teclado e se nunca tinha usado no Unity, agora é o momento de testar.

Para ter o título das janelas na barra superior do Gnome Shell, use essa extensão: https://extensions.gnome.org/extension/1147/status-title-bar/

Ainda no site extensions.gnome,org, clique em em “Installed Extensions” para configurarmos as extensões instaldas, na “Dash to Dock” clique na engrenagem, para ver as inúmeras opções de personalização que essa extensão proporciona.

Aqui não vamos deixar você decidir como prefere configurar, pois verá que a extensão permite você mudar o dock de posição, aumentar e diminuir tamanho, adicionar efeitos, tornar o dock transparente, são realmente inúmeras opções. Recomendamos apenas habilitar a opção “Mover o botão de aplicativos para o inicio do Dock” na opção “Launcher” com o propósito de deixar visualmente igual ao Unity.

Para finalizarmos o trabalho, você pode aplicar o tema “United” que é encontrado aqui, que traz um visual mais próximo ao que era esperado para o descontinuado Unity 8.

Tem mais alguma sugestão que queira compartilhar? Uma extensão ou software para agregar mais funcionalidades do Unity? Use nossos comentários e não deixe de acompanhar o Linux Centro!