Como usar o GitHub com sua distribuição Linux

Você está querendo clonar um diretório do Github, seja para editar um projeto que por lá está, utilizá-lo ou ajudar em seu desenvolvimento, mas está com dificuldades ou dúvidas em como usar o Github com seu Ubuntu, Debian, Linux Mint, openSUSE, Fedora e demais distribuições?

Vamos ensinar nessa matéria como vincular sua conta do Github com sua distribuição Linux preferida, criando uma chave ssh e tornar, dessa maneira, possível, usar o serviço de repositórios.

Abra um terminal e cole o seguinte comando, colocando no campo indicado, o e-mail de sua conta no GitHub, se ainda não tem, crie uma clicando aqui.

ssh-keygen -t rsa -b 4096 -C “SEU_EMAIL@exemplo.com”

Aparecerá uma pergunta como essa: “Enter a file in which to save the key (/home/SEU_USUARIO/.ssh/id_rsa):” pode clicar no “Enter” de seu teclado para prosseguir.

Em seguida o sistema pedirá para você digitar uma senha, crie uma e dê enter, digite-a novamente para confirmar e dê um novo enter.

Agora cole o seguintes comando no terminal:

eval “$(ssh-agent -s)”

Você receberá um número de pid, o que confirma o sucesso da ação, que foi iniciar o agent ssh em segundo plano, agora cole o seguinte comando:

ssh-add ~/.ssh/id_rsa
xclip -sel clip < ~/.ssh/id_rsa.pub

Agora abra o Github e vá em “Settings”, depois em “SSH and GPG keys.” e por fim em “New SSH key or Add SSH key”.

Na opção de “Title” que será exibida na janela que foi aberta, coloque o nome que preferir para identificar sua máquina e no campo “Key”, basta dar um “colar” ou Ctrl+V para que a chave seja inserida, depois clique em “Add SSH Key” e o GitHub pedirá para você digitar a senha de sua conta para confirmar, basta fazer esse para começar a utilizar o serviço e ser capaz de clonar qualquer repositório.

Gostou da matéria? Fique ligado no Linux Centro temos as mais distintas matérias sobre Linux, Android, Internet e tecnologia, publicadas regularmente.