Compartilhar Pastas no Ubuntu Mate - Linux Centro
Linux Tutoriais

Compartilhar Pastas no Ubuntu Mate

Um recurso extremamente importante e útil presente no Nautilus (Gnome e Unity) e no Dolphin (KDE) é a opção de compartilhamento ao acessar as propriedades de uma pasta ou arquivo, com esta opção você consegue graficamente e em apenas dois ou três cliques tornar qualquer disponivel na rede local.

Tal recurso também existe no Caja (Mate) porém ele não está disponível por padrão no Ubuntu Mate, não raios entendo porque, já que este é um recurso que sempre esteve presente no Ubuntu original por padrão. Mas para a nossa salvação a adição de tal recurso ao gerenciador de arquivos do Mate é rápido e fácil, existem dois métodos :

Abra a Central de Programas, pesquise por ‘Caja-Share’ e instale o mesmo.

A outra forma é abrir seu terminal e digitar :

sudo apt-get install caja-share

Após isso reinicie seu sistema e pronto, você agora é capaz de compartilhar qualquer pasta ou arquivo seu na rede local, seja com outras distribuições Linux ou com Windows, Android, entre outros.

Agora para quem é novo no assunto, após feito o procedimento de instalação acima, vá até a pasta que deseja ter acesso de qualquer outro dispositivo, clique com o botão direito do mouse, vá até a aba ‘compartilhar’ e selecione ‘Share this folder’ (Sim esta opção do Caja/Mate encontra-se em inglês, mas nada que seja dificil de entender) em ‘Share name’ você coloca o nome que será exibido a quem acessar esta pasta, selecionando a próxima opção você permite que outros usuários possam incluir e modificar arquivos na pasta e selecionando a última opção, permite-se que usuários sem senha e login acessem a pasta, ou seja, acessem como convidados. Para finalizar, clique em ‘Criar compartilhamento’ e está tudo pronto!

Please follow and like us:
RSS
Follow by Email
Facebook
Facebook
Twitter
YouTube
YouTube